MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

Área: Refrigeração Unidade: ESCOLA SENAI "OSCAR RODRIGUES ALVES"
Rua 1822, nº 76 - Ipiranga | São Paulo CEP: 04216-000
Telefone: 11 2065-2810 Site: http://refrigeracao.sp.senai.br E-mail: senairefrigeracao@sp.senai.br

Duração: 800 horas

Datas do Curso: Turmas já iniciadas - Consulte a escola para novas vagas ou acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

Resumo

O Curso de Aprendizagem Industrial ? Mecânico de Refrigeração e Climatização tem por objetivo proporcionar aos aprendizes qualificação profissional em manutenção e instalação de sistemas de climatização (condicionadores de ar, tipo: janela, mini-split, split, multi-split, self-contaneid e chiller) e refrigeração (residencial e comercial), seguindo normas técnicas, ambientais, da qualidade, de segurança e saúde no trabalho.

Programação do Curso

Comunicação: Emissor; Receptor; Referente; Mensagem; Canal; Código; Feedback; Ruído.
Níveis de fala: Gíria; Linguagem coloquial; Língua padrão.
Técnicas de Intelecção de Texto: Análise textual - etapa de preparação para a compreensão do texto; Análise Temática - etapa de compreensão da mensagem global; Interpretativa - etapa de interpretação do texto.
Parágrafo: Estrutura interna; Unidade interna; Tipos de parágrafo.
Descrição de: Objeto, Processo, Ambiente.
Documentação Técnica: Ordem de serviço; Fichas técnicas.
Dissertação: Estruturas dissertativas.
Relatório Técnico: Estrutura básica; Tipos de relatório.
Pesquisa: Definição; Finalidades, Métodos e Técnicas, Etapas, Fontes; Seleção e delimitação de tema, Documentação; Análise e Seleção de dados; Planejamento.

Sistemas de conversão de unidades: unidades de medidas; sistemas de medidas; múltiplos e submúltiplos; regra de três.

Calorimetria: matéria; calor.

Instrumentos de medição: tipos; características; aplicação.

Conhecimentos
Geometria - figuras planas: linhas; ângulos; triângulos; quadriláteros; círculos e circunferências.

Linhas convencionais: contínua; tracejada; traço-ponto; traço dois pontos; zigue-zague; sinuosa.

Sistema de representação: normalização de papéis e folhas; rebatimento de planos; vistas ortogonais; cotas.

Escala: natural; ampliação; redução.

Materiais de hidráulica: tipos e linhas convencionais; componentes de instalação; joelho; tê; flanges; curvas; filtro Y; conexões; válvulas; tubulação; fluxograma; símbolos; roscas.

Desenhos de Projetos: símbolos; leiautes.

Conhecimentos

Natureza da matéria: Estrutura atômica; Cargas elétricas; Configuração da última camada de valência; Condutores; Isolantes.

Grandezas elétricas: Resistência elétrica; Tensão elétrica; Corrente elétrica; Potência elétrica; Múltiplos e submúltiplos; Instrumentos de medição: voltímetro, amperímetro, ohmímetro e multímetro.

Eletromagnetismo: Linhas magnéticas; Fluxo magnético; Campo magnético.

Características dos circuitos elétricos: Sentido da corrente; Corrente contínua e alternada; Associação de resistores: série, paralela e mista; Aplicação da Primeira Lei de Ohm na associação de resistores; Efeito Joule

Eletrônica básica aplicada à refrigeração: Semicondutores; Funções de componentes eletrônicos;

Sistema de controle: Tipos de controle; Tipos de sensores; Sensores de temperatura; Sensor de umidade; Transdutor de pressão; Atuadores: proporcionais e floating;

Controladores: Entradas e saídas; Malhas de controle dedicadas; Parametrização de controladores; Cuidados de instalação.

Ciclo básico de refrigeração: compressor, condensador, evaporador e elemento de expansão;

Sistemas de refrigeração e de climatização: Finalidade; Faixas de temperatura e umidade; Classificações.

Equipamentos de climatização: Condicionadores de ar, tipo: janela; split; multi-split; self-contained ; climatizadores do tipo fan-coil e resfriadores de líquido (chiller).

Equipamentos de refrigeração: Refrigeradores e frezzers; Bebedouros; Balcões frigoríficos; Fabricadores de gelo; Expositores verticais e horizontais; Câmaras frigoríficas.

Componentes do ciclo frigorífico: Compressor; Condensador; Evaporador; Elemento de expansão; Acessórios.

Dispositivos de controle e segurança: Termostato; Umidostato; Pressostato.

Sistemas de refrigeração e de climatização especiais: Resfriadores de líquido com banco de gelo (ice bank); racks de refrigeração.

Fluidos refrigerantes: Características; Potencial de Destruição da Camada de Ozônio (ODP); Potencial de Aquecimento Global (GWP); Classificação segundo a ASHRAE; Fluidos substitutos (retrofit); Compatibilidade com óleos lubrificantes; Aspectos legais e normativos (Resoluções do Ministério do Meio Ambiente).

Equipamentos de proteção: Individuais; Coletivos.

Processos de brasagem: Características dos gases; Equipamento de brasagem oxiacetilênica; Regulagem do equipamento; Procedimento de segurança; Materiais de adição; Tipos de chamas; Tipos e tamanhos de bicos de maçaricos; Técnicas de brasagem.

Elaboração de planos de manutenção: levantamento de dados dos equipamentos; definição da periodicidade de manutenção; cronograma de atividades; elaboração de fichas para registros; tabulação de dados; análise de dados.

Logística: Compra; Classificação dos materiais; Armazenagem; Transporte e movimentação.

Informática básica: computador; programas; elaboração de textos, planilhas de cálculo, apresentações.

Formação do preço de custo dos serviços: Custo de Oficinas; Custo de autônomos.

Aspectos normativos e de legislação ambiental: equipamentos de proteção individual; serviços em eletricidade; orientações técnicas.

Tipos de manutenção: preventiva; corretiva; preditiva.

Planejamento e execução de manutenção: coleta de dados; previsão de tempo de execução; recursos; transporte; atividades típicas de manutenção; descarte de resíduos de atividades de manutenção.

Registros de manutenção.

Tipos de sistemas: climatização para conforto térmico; climatização para manutenção de condições de processos; refrigeração para armazenagem de alimentos.

Método de resolução de defeitos ou ?Análise de Falhas?: Identificação das grandezas físicas envolvidas; sequência de funcionamento de equipamentos; teste de hipóteses; diagrama de causas e efeitos.

Análise de projeto e de documentação: Memorial descritivo; Projeto inicial; Projeto corrigido (as built); Manuais de equipamentos, componentes e acessórios; Aspectos legislativos e normativos; Procedimentos do cliente; Recursos disponíveis.

Manutenção preventiva: Limpeza dos equipamentos, componentes e acessórios; Reaperto de bornes e conexões elétricas; Verificação de folgas, ruídos e desgastes em componentes e acessórios; Tratamento de superfícies danificadas; Medição; Teste de funcionamento de controles e dispositivos de segurança.

Manutenção corretiva: Análise de defeitos: elétricos e mecânicos; Teste de componentes e acessórios; Substituição de componentes e acessórios defeituosos; Brasagem de componentes; Re-operação do ciclo frigorífico.

Comissionamento: Ajustes dos parâmetros de controle; Aferição de sensores; Verificação do balanceamento frigorífico; Ajustes de válvulas de controle e balanceamento;
Medição das condições ambientais;
Registros de dados.

Entrega do serviço: Orientações de operação do equipamento; Relatório de serviço; As built.


Aspectos normativos e de legislação ambiental: EPIs; Serviços em eletricidade; Orientações técnicas (Portarias e Resoluções Ambientais).

Fases da instalação: Planejamento; Execução; Monitoramento e controle; Encerramento.

Documentos necessários à instalação de sistemas de refrigeração e climatização: Desenhos e fluxogramas; Normas técnicas de instalação; Manuais de fabricantes de equipamentos, instrumentos, componentes e acessórios; Certificados de autorização de EPIs; Memorial descritivo.

Seleção do equipamento de instalação: Elaboração de leiaute; Cálculo das áreas das superfícies; Identificação das fontes de calor; Planilha de cálculo de carga térmica de refrigeração e climatização.

Requisitos para a instalação do equipamento: Verificação das características do equipamento; Verificação do local; Ferramental necessário; Elementos de transporte e elevação; EPIs; Legislação e normas de instalação; Leitura e interpretação do projeto de instalação do equipamento; Leitura e interpretação de manuais dos equipamentos, componentes e acessórios.

Instalação de equipamentos, componentes e acessórios: Fixação das unidades evaporadora e condensadora; Confecção de tubulação; Instalação de componentes do ciclo frigorífico; Aplicação de material isolante; Instalação de dispositivos de controle; Interligação de placas eletrônicas, sensores e transdutores; Interligação de dispositivos de campo a quadros elétricos.

Procedimentos de carga de fluido refrigerante: Teste de estanqueidade, nível de vácuo, quantidade de fluido refrigerante.

Comissionamento: Ajustes dos parâmetros de controle; Aferição de sensores; Verificação do balanceamento frigorífico; Ajustes de válvulas de controle e balanceamento; Medição das condições ambientais; Registros de dados.

Entrega da instalação: Orientações de operação do equipamento; Relatório de serviço; As built.