TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES

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Área: Construção Civil Unidade: ESCOLA SENAI "ORLANDO LAVIERO FERRAIUOLO"
Rua Teixeira de Melo, 106 - Tatuapé | São Paulo CEP: 03067-000
Telefone: 11 2227-6900 Site: http://www.sp.senai.br/construcaocivil E-mail: secretaria111@sp.senai.br

Duração: 1200 horas

Datas do Curso: Turmas já iniciadas - Consulte a escola para novas vagas ou acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

Resumo

O Curso Técnico de Edificações tem por objetivo habilitar profissionais para participar do projeto da obra, planejar sua execução, supervisionar a execução de sistemas construtivos e participar do controle tecnológico de métodos e materiais, cumprindo a legislação e as normas específicas de saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade.

Programação do Curso

UNIDADE CURRICULAR COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA - MÓDULO BÁSICO

Fundamentos técnicos e científicos - competências básicas:
1. Comunicar-se oralmente e por escrito (37)
2. Selecionar o nível de fala adequada ao interlocutor (3)
3. Ler e interpretar textos, catálogos técnicos, contratos de manutenção e legislação pertinente a edificações. (4)
4. Ler e Interpretar textos técnicos, incluindo especificações (24)
5. Ler e interpretar memoriais descritivos, escrituras e demais documentos cadastrais de sondagem (5)
6. Elaborar textos técnicos (3)
7. Saber argumentar (21)
8. Elaborar parecer técnico (2)
9. Ler e interpretar relatórios
10. Elaborar relatórios
11. Saber pesquisar inclusive pela internet (16)
12. Utilizar editor de texto (14)

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências específicas:
1. Ser analítico (46)
2. Manter relacionamento interpessoal (46)
3. Ter visão sistêmica (45)
4. Ser detalhista (43)
5. Ser organizado (40)
6. Ser ético (30)
7. Prever conseqüências (26)
8. Ser observador (24)
9. Ser crítico (24)
10. Argumentar tecnicamente (23)
11. Ter consciência prevencionista em relação à saúde, segurança e meio ambiente (20)
12. Ser responsável (17)
13. Solucionar problemas (12)
14. Seguir normas e procedimentos (6)

Conhecimentos:
Comunicação: Processo; Níveis de fala.
Técnica de Intelecção de Texto: Análises textual, temática e interpretativa.
Parágrafo: Estrutura interna; Unidade interna; Tipos de parágrafo.
Descrição de Objeto, Processo e Ambiente.
Dissertação: estrutura e argumentação.
Relatório Técnico: Estrutura Básica; Tipos de relatório.
Editor de Texto: Características; Tratamento de arquivos; Digitação de textos; Formatação; Inserções; Edição; Verificação de ortografia; Impressão de arquivos.


UNIDADE CURRICULAR SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS - MÓDULO BÁSICO

Fundamentos técnicos e científicos - competências básicas:
1. Identificar tipos de edificações
2. Selecionar processos construtivos de acordo com as características das edificações (43) .
3. Selecionar equipamentos, instrumentos e ferramentas utilizados nos diferentes processos construtivos (7).
4. Selecionar materiais de construção (10).
5. Identificar as características dos tipos de solo.
6. Identificar os tipos de sondagem.
7. Identificar a aplicabilidade de equipamentos e instrumentos topográficos (2).
8. Aplicar terminologia técnica da área (2).
9. Aplicar técnicas de medição (4).
10. Medir comprimentos e ângulos.
11. Calcular área, volume, perímetro, massa, densidade, (6).
12. Identificar os esforços internos e externos que atuam em elementos estruturais das edificações (tensão e força)
13. Aplicar fundamentos de trigonometria, polígonos e planos cartesianos em medições e cálculos (8).
14. Identificar unidades de medidas dos sistemas internacional e inglês relativos a comprimento, área, volume e ângulos (6).
15. Realizar conversão de unidades de medidas, múltiplos e submúltiplos (SI e Inglês) (9).
16. Calcular porcentagem, proporção e regra de três.(16).
17. Interpretar gráficos (2).
18. Interpretar peças gráficas com os vários perfis geotécnicos
19. Interpretar elementos gráficos (5).
20. Interpretar projetos (7).
21. Aplicar normas de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade;

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ser analítico (46).
2. Manter relacionamento interpessoal (46).
3. Ter visão sistêmica (45).
4. Ser detalhista (43).
5. Ser organizado (40).
6. Ser ético (30)
7. Prever conseqüências (26)
8. Ser observador (24)
9. Ser crítico (24).
10. Argumentar tecnicamente (23).
11. Ter consciência prevencionista em relação à saúde, segurança e meio ambiente (20).
12. Ser responsável (17).
13. Solucionar problemas (12).
14. Seguir normas e procedimentos (6).

Conhecimentos:
Sistemas e Processos Construtivos
Edificações: residenciais; comerciais; industriais; institucionais; serviços.
Loteamentos e Condomínios.
Topografia: definição; objetivo; divisão; geodésia; aerofotogrametria; equipamentos e instrumentos.
Solos: origens e formação; classificação e normalização; características físicas; lençóis freáticos; investigação geotécnica.
Terraplenagem: serviços preliminares; escavação de solos não-rochosos; escavação de rochas; equipamentos, máquinas e instrumentos; plataformas horizontais; capacidade de produção; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Infraestrutura: tipos de distribuição de cargas; tipos de fundações rasas; fundações profundas; contenções; drenagem; tirantes; reforço de fundações; equipamentos, máquinas e instrumentos; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Super-estrutura: relação da resistência dos materiais com as estruturas; estruturas em concreto armado; estruturas em concreto protendido; estruturas em aço; estruturas de madeira; alvenaria estrutural; estruturas pré-fabricadas; equipamentos, instrumentos e ferramentas; formas e cimbramentos; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Vedações: tipos de blocos; construção a seco; detalhes construtivos; técnicas de execução; equipamentos, máquinas, instrumentos e ferramentas; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Esquadrias: classificação; propriedades; instalação em função do tipo; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Revestimentos: definição; propriedades em função de materiais e de sua aplicação; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Coberturas: definição; propriedades; partes constituintes; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Pavimentação: definições; propriedades; tipos de pavimentos; drenagem; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Patologias na construção civil: causas; diagnóstico; prevenção; tratamento.
Materiais de construção
Aglomerantes: definição; normalização; asfalto; cal; gesso; cimento Portland.
Agregados: definição; normalização; classificação; agregados industrializados; agregados naturais.
Concreto: definição; normalização; tipos; aditivos; controle tecnológico.
Metais utilizados na construção civil: definição; normalização; mineração; tipos; ligas.
Cerâmica: definição; normalização; tipos; fabricação; aplicação.
Tinta: definição; normalização; produção; classificação; bases e formas de aplicação.
Vidro: definição; normalização; classificação; produção; tipos; espelhos; armazenamento.
Plástico: definição; produção; classificação; tipos.
Fiberglass.
Silicone.
Mastique.
Borracha.
Madeira: definição; normalização; classificação; secagem; preservação; madeira transformada.
Rochas: definição; normalização; classificação
Matemática Aplicada
Razão e proporção.
Regra de três.
Teorema de Pitágoras.
Relações trigonométricas.
Lei dos senos e dos cossenos.
Teorema de Tales.
Semelhança de triângulos.
Cálculo de área, volume, perímetro e média.
Equação do 1º grau.
Unidades de medidas: sistema internacional; inglês.
Transformação de unidades de medidas.
Gráficos cartesianos.
Porcentagem.
Resistência dos Materiais
Esforços: externos; internos.
Tensões: tração; compressão; cisalhamento.
Lei de Hooke.
Dilatação térmica linear.
Módulo de elasticidade.
Elementos estruturais: pórticos; treliças; barras; cabos.


UNIDADE CURRICULAR DESENHO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES - MÓDULO BÁSICO

Fundamentos técnicos e científicos - competências básicas:
1. Elaborar desenho técnico de edificações(12)
2. Utilizar escalas (3)
3. Ler e interpretar projetos (9)
4. Ler e interpretar croquis e peças gráficas (6)
5. Interpretar gráficos (2)
6. Desenvolver senso estético
7. Desenvolver visão espacial (6)
8. Aplicar fundamentos de trigonometria, polígonos e planos cartesianos na representação gráfica de projetos.(8)
9. Aplicar cálculos de porcentagem, proporção, regra de três.(10)
10. Medir comprimentos, ângulos e massa
11. Calcular área, volume e perímetro

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ser analítico (46)
2. Manter relacionamento interpessoal (46)
3. Ter visão sistêmica (45)
4. Ser detalhista (43)
5. Ser organizado (40)
6. Ser ético (30)
7. Prever conseqüências (26)
8. Ser observador (24)
9. Ser crítico (24)
10. Argumentar tecnicamente (23)
11. Ter consciência prevencionista em relação à saúde, segurança e meio ambiente (20)
12. Ser responsável (17)
13. Solucionar problemas (12)
14. Seguir normas e procedimentos (6)

Conhecimentos:
Papéis para desenho: tipos; dobramento em relação ao formato.
Grafite: tipos; empregos.
Linhas: tipos; largura; normalização.
Caligrafia técnica: largura das linhas para a escrita; traçado de caracteres proporções.
Instrumentos: réguas; gabaritos; escalímetro; esquadros.
Perspectiva isométrica: definição; eixo isométrico de modelos prismáticos.
Projeção ortográfica: de figuras e sólidos geométricos em três planos; linhas convencionais.
Cotagem: definição; elementos; com eixo de simetria; detalhes; simbologia.
Supressão de vistas.
Cortes: longitudinais; transversais.
Escala: definição; tipos.
Representação gráfica de edificações: croquis; arquitetura.
Desenho assistido por computador: programas Software; Computadores e periféricos Hardware; Integração com outros aplicativos.
Interface do programa: barra de título; barra de ferramentas; menus de comandos; cursor de tela; linhas; área gráfica; caixa de diálogo; sistema de coordenadas; barra de status.
Interface com o programa: manipulação de arquivos de desenho; formatações.
Controle de imagem: visualização; deslocamento da tela; regeneração de desenhos.
Elementos de geometria: coordenadas; criação de objetos.
Edição: seleção de objetos para edição; exclusão de objetos; por garra grips; redimensionamento de objetos; reposicionamento de objetos movimento, rotação e alinhamento; duplicação de objetos; cópia ordenada; cópia espelhada; chanfro; concordância de raios; explosão de objeto.
Consulta de propriedades dos objetos: distância; área; lista; identificação de ponto ID.
Hachuras e gradiente: preenchimentos; edição de objetos preenchidos; preenchimento completo de uma área; seleção de objetos preenchidos; camadas e visibilidade.
Textos: configurações de estilo; de linha; alteração; orientação; justificados; múltiplo; utilização do editor de texto; uso de símbolos especiais.
Cotas: lineares; angulares; coordenadas; linha de chamada; fator dimensional para detalhes em escala; no espaço do papel; configurações de estilo de cotagem.
Plotagem: desenho no espaço de modelo; desenho no espaço de papel; configurações; plotagem para arquivos.
Utilização de biblioteca e símbolos: blocos; referências externas.
Configurações: padrão; barra de menu, do atalho de teclado, da área gráfica.
Perspectiva isométrica: grade isométrica; desenho de peças.
Coordenadas em três dimensões: sistema do usuário (UCS); sistema mundial (WCS); eixo; entrada da coordenada tridimensional.
Geração de superfícies: modelagem em arame (wireframe); modelagem em superfície (surfaces).
Modelação de sólidos: por primitivas sólidas; por sólidos compostos; extrusão de geometria plana; por revolução; corte em modelo sólido; edição de modelo sólido; comandos de acabamento.

UNIDADE CURRICULAR INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, HIDRÁULICAS E ESPECIAIS - MÓDULO BÁSICO

Fundamentos técnicos e científicos - competências básicas:
1. Identificar tipos de instalações prediais;
2. Selecionar equipamentos, instrumentos e ferramentas utilizados em instalações prediais (7) ;
3. Selecionar materiais utilizados em instalações prediais (10);
4. Aplicar terminologia técnica da área (2);
5. Aplicar técnicas de medição (2);
6. Ler e interpretar gráficos (2);
7. Calcular diferença de potencial, intensidade de corrente, resistência, potência e fatores de potência e demanda em instalações elétricas (6);
8. Calcular vazão, pressão, perímetro, área e volume em instalações hidráulicas (6);
9. Realizar conversão de unidades de medidas, múltiplos e submúltiplos (SI e Inglês) (9);
10. Ler e interpretar elementos gráficos (5);
11. Ler e interpretar projetos (7);
12. Aplicar fundamentos de trigonometria, polígonos e planos cartesianos em medições e cálculos (8);
13. Aplicar normas de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade.

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ser analítico (46)
2. Manter relacionamento interpessoal (46)
3. Ter visão sistêmica (45)
4. Ser detalhista (43)
5. Ser organizado (40)
6. Ser ético (30)
7. Prever conseqüências (26)
8. Ser observador (24)
9. Ser crítico (24)
10. Argumentar tecnicamente (23)
11. Ter consciência prevencionista em relação à saúde, segurança e meio ambiente (20)
12. Ser responsável (17)
13. Solucionar problemas (12)
14. Seguir normas e procedimentos (6)

Conhecimentos:
Instalações hidráulicas: definição; fundamentos de mecânica dos fluidos; abastecimento de água; água fria; água quente; águas pluviais; esgoto e ventilação; incêndio; reuso da água; normalização técnica e legislação; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Instalações elétricas: definição; fundamentos da eletricidade; fatores que influenciam no dimensionamento; geração e transmissão de energia elétrica; rede de alta tensão; rede de baixa tensão; proteção contra descargas atmosféricas; normalização técnica; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Instalações especiais: definição; gás; telefonia; televisão; sinalização horizontal e vertical; ar condicionado e ventilação; eletromecânicas; automação na construção civil; normalização técnica; cuidados construtivos; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.


UNIDADE CURRICULAR SERVIÇOS PRELIMINARES DE TOPOGRAFIA E SONDAGEM - MÓDULO ESPECÍFICO I

Capacidades técnicas - competências específicas:
1. Identificar de acordo com a fase do projeto da obra o tipo de levantamento topográfico a ser realizado
2. Selecionar os equipamentos e instrumentos de acordo com o levantamento topográfico.
3. Relacionar as técnicas de levantamentos topográficos com o tipo de levantamento a ser realizado de acordo com a fase da obra
4. Aplicar técnicas de levantamento topográfico (2)
5. Utilizar simbologia específica de topografia (2)
6. Relacionar os dados do levantamento topográfico com croquis
7. Elaborar desenho topográfico com recursos computacionai
8. Analisar as características do solo
9. Aplicar normas de classificação de solo.
10. Aplicar normas de sondagem
11. Selecionar equipamentos e instrumentos de sondagem.
12. Relacionar o projeto ao tipo de sondagem a ser executada
13. Aplicar normas de segurança e saúde no trabalho (2)

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ser organizado (12)
2. Ser detalhista (11)
3. Manter relacionamento interpessoal (11)
4. Ser crítico (10)
5. Ser analítico (10)
6. Ter consciência prevencionista em relação à saúde, segurança e meio ambiente (7)
7. Ser observador (6)
8. Ser cuidadoso (5)
9. Ter flexibilidade (5)
10. Ter visão sistêmica (4)
11. Ser paciente (3)
12. Ser ético (3)
13. Manter comunicação gestual (2)
14. Ter concentração (2)
15. Manter comunicação (2)
16. Seguir normas e procedimentos
17. Ser pró-ativo (2)
18. Ter empatia (2)
19. Ter senso estético
20. Manter-se atualizado
21. Ser responsável

Conhecimentos:
Topografia
Fundamentos da topografia: histórico; métodos de medição; superfície de referência; projeções cartográficas; sistema de posicionamento global.
Normalização técnica.
Instrumentos de medição: tipos; precisão.
Levantamento topográfico: condições; classes; cadernetas de campo; croqui; erros; convenções.
Planimetria: definição; unidades; equipamentos; cadernetas de campo; poligonais abertas e fechadas; medidas lineares; medidas angulares; norte magnético e norte verdadeiro; erros de fechamento da poligonal; área da poligonal; coordenadas parciais e totais; desenho topográfico planimétrico; relatório técnico.
Altimetria: definição; unidades; equipamentos; quadrícula de apoio; cadernetas de campo; curvas de nível; desenho topográfico altimétrico.
Levantamento geodésico: estação total.
Locação: definição; tipos.
Aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Sondagem
Processos de execução de sondagem: simples reconhecimento com SPT; trado; poço exploratório e trincheira.
Programação de sondagens.
Tipos de Levantamento Geofísico: elétrico; radiométrico e radar de penetração.
Perfil geotécnico.
Normas técnicas.
Aspectos relativos a segurança, saúde, meio ambiente e qualidade.

UNIDADE CURRICULAR REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E GESTÃO DA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA - MÓDULO ESPECÍFICO I

Capacidades técnicas - competências específicas:
1. Aplicar normas técnicas e suas simbologias nas representações gráficas de sistemas construtivos (2)
2. Interpretar especificações técnicas
3. Esboçar sistemas construtivos a serem executados
4. Esboçar sistemas construtivos existentes, em diferentes ambientes
5. Representar graficamente sistemas construtivos a serem executados
6. Representar graficamente sistemas construtivos existentes, em diferentes ambientes
7. Detalhar sistemas construtivos
8. Identificar inconsistências e superposições entre os diferentes projetos de sistemas construtivos
9. Identificar possíveis divergências entre os projetos e as normas técnicas e legislação pertinente (2)
10. Identificar possíveis inconsistências entre as diferentes plantas e suas respectivas especificações
11. Comparar os projetos de sistemas construtivos com as exigências de normas técnicas e da legislação pertinente (2)
12. Avaliar as condições técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e do meio ambiente e as possíveis interferências nos locais em que serão aplicados diferentes sistemas construtivos (2)
13. Avaliar, preliminarmente o sistema construtivo em relação a impactos ambientais
14. Avaliar, preliminarmente, o sistema construtivo em relação segurança do trabalhador e do usuário
15. Compatibilizar informações técnicas de produtos e serviços com projetos de sistemas construtivos
16. Propor alternativas de sistemas construtivos considerando a funcionalidade e a estética
17. Propor alternativas de solução quando houver inconsistências e superposições entre os diferentes projetos de sistemas construtivos
18. Propor alternativas de solução técnica que viabilizem a execução de sistemas construtivos
19. Propor no detalhamento executivo do sistema construtivo medidas que evitem o risco do trabalhador e do usuário
20. Propor soluções alternativas para os projetos, tendo em vista o atendimento à normas técnicas e legislação pertinente (2)
21. Propor, no detalhamento executivo do sistema construtivo, medidas que evitem os impactos ambientais quando houver inconsistências entre plantas e suas especificações
22. Utilizar aplicativos de acordo com os sistemas construtivos a serem representados
23. Utilizar software aplicativo (3)

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ser organizado (12)
2. Ser detalhista (11)
3. Manter relacionamento interpessoal (11)
4. Ser crítico (10)
5. Ser analítico (10)
6. Ter consciência prevencionista em relação à saúde, segurança e meio ambiente (7)
7. Ser observador (6)
8. Ser cuidadoso (5)
9. Ter flexibilidade (5)
10. Ter visão sistêmica (4)
11. Ser paciente (3)
12. Ser ético (3)
13. Manter comunicação gestual (2)
14. Ter concentração (2)
15. Manter comunicação (2)
16. Seguir normas e procedimentos
17. Ser pró-ativo (2)
18. Ter empatia (2)
19. Ter senso estético
20. Ser responsável

Conhecimentos:
Projeto: definição; fases; componentes; critérios de avaliação.
Desenho auxiliado por computador: edificações; estruturas; infraestrutura; locação; canteiro; instalações hidráulicas; instalações elétricas; instalações eletromecânicas.

UNIDADE CURRICULAR ADMINISTRAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO LEGAL - MÓDULO ESPECÍFICO I

Capacidades técnicas - competências específicas:
1. Identificar a documentação necessária à legalização da obra de acordo com o órgão competente
2. Identificar as implicações legais decorrentes da falta de documentos ou da falta de cumprimento de prazos (inclusive por terceiros) de legalização da obra
3. Compatibilizar o projeto com as exigências do órgão competente
4. Propor soluções de melhoria e ou alteração de projeto em função da legislação
5. Controlar prazos e datas referentes à tramitação da documentação de legalização de acordo com a fase da obra

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ser organizado (12)
2. Ser detalhista (11)
3. Manter relacionamento interpessoal (11)
4. Ser crítico (10)
5. Ser analítico (10)
6. Ter consciência prevencionista em relação à saúde, segurança e meio ambiente (7)
7. Ser observador (6)
8. Ser cuidadoso (5)
9. Ter flexibilidade (5)
10. Ter visão sistêmica (4)
11. Ser paciente (3)
12. Ser ético (3)
13. Manter comunicação gestual (2)
14. Ter concentração (2)
15. Manter comunicação (2)
16. Seguir normas e procedimentos
17. Ser pró-ativo (2)
18. Ter empatia (2)
19. Ter senso estético
20. Manter-se atualizado
21. Ser responsável0. Manter-se atualizado
21.

Conhecimentos:
Documentação referentes à obra: título de propriedade do imóvel; registro de imóveis; Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU; ficha técnica; auto de conclusão; Certificado de Regularidade CEDI; histórico do imóvel; consulta ao arquivo geral; Anotação de Responsabilidade Técnica ART; tipos de projetos.
Documentos financeiros e fiscais: nota fiscal; boleto bancário; guia de arrecadação.
Procedimento licitatório: Lei 8.666/93; tipos de licitação; documentação societária; prova de regularidade fiscal e jurídica; idoneidade financeira; outros documentos.
Acompanhamento de processos: entrada e protocolo; comunique-se; deferimento; indeferimento; reconsideração de despacho; aprovação; publicação; autenticação de cópias extras.
Análises a que a legalização da obra está sujeita: órgãos competentes; leis e procedimentos do processo de legalização; conseqüências do descumprimento.

UNIDADE CURRICULAR ENSAIOS TECNOLÓGICOS - MÓDULO ESPECÍFICO II

Capacidades técnicas - competências específicas:
1. Identificar dados e informações dos processos de aplicação de materiais
2. Relacionar os materiais e ou técnicas com suas respectivas aplicações (2)
3. Selecionar, máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de acordo com as amostras a serem coletadas (2)
4. Utilizar instrumentos de medição de massa, volume e comprimento
5. Coletar informações e amostras relevantes aos materiais e/ou técnicas e suas respectivas aplicações
6. Realizar ensaios de materiais
7. Aplicar métodos determinísticos e ou estatísticos para tratamento dos dados coletados nos ensaios referentes às amostras e aplicação dos materiais
8. Analisar os dados obtidos em relação aos resultados esperados referentes à qualidade dos métodos de aplicação dos materiais
9. Identificar as possíveis incompatibilidades entre os materiais e/ou técnicas e suas respectivas aplicações (2)
10. Propor a aprovação ou reprovação do material ensaiado
11. Propor alternativas técnicas referentes a métodos de aplicação dos materiais tendo em vista o atendimento às normas técnicas e/ou procedimentos e a legislação relativa à saúde ocupacional, segurança e meio ambiente
12. Orientar tecnicamente a aplicação dos materiais tendo em vista o atendimento às Normas Técnicas e ou procedimentos e a legislação relativa à saúde ocupacional, segurança e meio ambiente.
13. Selecionar, máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de acordo com os ensaios a serem realizados
14. Aplicar métodos determinísticos e ou estatísticos para obtenção e tratamento dos dados coletados nos ensaios
15. Analisar os resultados dos ensaios e as referências técnicas estabelecidas
16. Elaborar gráficos inclusive com recursos computacionais (2)
17. Interpretar gráficos, tabelas e diagramas (2)
18. Elaborar textos técnicos inclusive com elementos gráficos (2)
19. Registrar resultados de ensaios conforme normas técnicas.
20. Aplicar normas de segurança e saúde ocupacional (3)
21. Aplicar normas técnicas e/ou procedimentos técnicos (9)
22. Utilizar softwares aplicativos (4)

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ter visão sistêmica (11)
2. Zelar pelo cumprimento de normas e ou procedimentos técnicos (10)
3. Ser ético (10)
4. Ser responsável (10)
5. Ser metódico (9)
6. Ser organizado (9)
7. Ser paciente (8)
8. Ser detalhista (8)
9. Manter relacionamento interpessoal (8)
10. Argumentar tecnicamente (7)
11. Fazer previsão de conseqüências (6)
12. Ser flexível (6)
13. Ter concentração (6)
14. Ser cuidadoso (4)
15. Ser analítico (3)
16. Ter consciência prevencionista em relação a saúde ocupacional, segurança e meio ambiente (3)
17. Ter empatia (3)
18. Ser observador (2)

Conhecimentos:
Laboratório: definição; organização; requisitos técnicos; normalização NBR ISO/IEC 17025; aspectos relativos a segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade.
Propriedades do cimento: densidade; finura; tempo de pega; resistência; exsudação; estabilidade; calor de hidratação; resistência aos agentes agressivos; reação álcali-agregado.
Propriedades dos agregados: massa específica; porosidade; compacidade; índice de vazios; granulometria; finura; superfície específica; teor de umidade; inchamento.
Concreto: dosagem; estados fresco e endurecido; controle tecnológico.
Aço: resistência; dobramento; dimensões; corrosão; fadiga; deformação.
Argamassa: industrializada; colante; convencional.
Revestimentos cerâmicos: desgaste à abrasão profunda e superficial; absorção; expansibilidade; resistência; regularidade dimensional.
Tinta: aderência; viscosidade; rendimento; cobertura; resistência a raio ultravioleta.
Vidro: impacto; índice de transparência.
Madeira: umidade; estabilidade dimensional; densidade; condutibilidade; resistência ao fogo; compressão paralela e normal às fibras; tração; flexão; cisalhamento.
Ensaios: normalização; cimento; agregados; concreto; argamassa colante; argamassa industrializada; aço; madeira; solos; blocos de concreto; mármore e granito.
Estatística e incerteza: sistema de medição; coleta; exposição e apuração de dados; distribuição de freqüências; histograma; média; mediana; moda; amplitude; variância; desvio-padrão; distribuição normal; distribuição da média amostral; intervalo de confiança; expressão geral de incerteza.

UNIDADE CURRICULAR PLANEJAMENTO, CUSTOS E PRODUTIVIDADE - MÓDULO FINAL

Capacidades técnicas - competências específicas:
1. Identificar a especificidade da mão-de-obra em relação ao serviço
2. Identificar a especificidade do equipamento em relação ao serviço
3. Identificar a produtividade da mão-de-obra da empresa
4. Identificar índices de produtividade da mão-de-obra utilizados pelo mercado
5. Identificar índices de produtividade em tabelas de composição de preços e orçamentos em meio virtual ou físico
6. Identificar informações sobre índices de produtividade dos diferentes recursos da obra tendo em vista o redimensionamento do cronograma físico e financeiro sempre que necessário
7. Identificar o rendimento do equipamento da empresa
8. Identificar o serviço e a sua quantidade
9. Identificar o tempo necessário para o serviço, considerando recursos humanos, físicos e financeiros disponíveis
10. Identificar os índices de produtividade dos equipamentos
11. Calcular índices de produtividade em relação a mão-de-obra, materiais, equipamentos e instrumentos em meio virtual ou físico
12. Identificar os itens que compõem os benefícios de despesas indiretas, incluindo segurança, saúde ocupacional, meio ambiente e licenciamentos relativos à obra
13. Identificar os custos diretos e indiretos em relação à mão-de-obra, materiais e equipamentos
14. Quantificar a mão-de-obra necessária para o serviço
15. Quantificar o equipamento necessário para o serviço
16. Avaliar a produtividade da mão-de-obra incluindo terceirizações
17. Avaliar a produtividade de equipamentos utilizados nos diferentes processos construtivos
18. Avaliar a produtividade dos processos construtivos a serem executados
19. Aplicar índices oficiais no cálculo de custos diretos e indiretos
20. Cotar preços de materiais, equipamentos e mão-de-obra de acordo com especificações do projeto
21. Aplicar o percentual de benefícios de despesas indiretas no cálculo do custo direto
22. Aplicar ferramentas de controle de custo (ex.: curva ABC)
23. Elaborar planilhas e memorial técnico
24. Elaborar planilhas com resultados de cotações de preços
25. Elaborar memorial de cálculo de mão-de-obra, materiais, equipamentos e instrumentos em meio virtual ou físico
26. Elaborar memórias de cálculo (2)
27. Elaborar planilhas de custo direto e indireto, inclusive com recursos computacionais
28. Elaborar planilhas de itens de composição de benefícios e despesas indiretas
29. Comparar os dados do orçamento com referenciais de mercado e disponibilidade de recursos financeiros
30. Identificar possíveis alternativas de adequação do orçamento e ou do projeto da obra
31. identificar possíveis alternativas de melhoria em relação a tempos, recursos humanos, físicos e financeiros tendo em vista a execução da obra e a relação custo-benefício
32. Identificar possíveis desvios em relação aos referenciais de mercado e ou aos recursos financeiros disponíveis
33. Elaborar relatório técnico para tomada de decisão de acordo com normas técnicas e procedimentos da qualidade utilizando softwares aplicativos adequados (2)
34. Elaborar proposta alternativa de adequação do orçamento e ou do projeto da obra fundamentando-a tecnicamente
35. Propor a distribuição dos recursos financeiros de acordo com as etapas do serviço
36. Identificar os elementos necessários ao canteiro de obras considerando os dados do projeto da obra
37. Identificar a seqüência adequada à realização dos diferentes serviços relacionados às diversas etapas construtivas
38. Identificar as interfaces e interferências entre os diferentes serviços relacionados às diversas etapas construtivas
39. Identificar possíveis incompatibilidades entre os diferentes serviços e seus tempos de execução considerando o prazo final da obra
40. Identificar possíveis interferências (topográficas, ambientais, logísticas, sociais, legais, de saúde ocupacional e de segurança) na obra tendo em vista local em que será realizada
41. Identificar inconsistências técnicas e legais do projeto
42. Identificar, em relação a meio ambiente, saúde ocupacional e segurança a legislação aplicável
43. Identificar as implicações legais do não cumprimento da legislação pertinente em relação a saúde ocupacional, segurança e meio ambiente
44. Aplicar a legislação sobre meio ambiente, saúde ocupacional e segurança de acordo com as características da obra
45. Identificar alternativas de solução e/ou adequação do projeto em relação a inconsistências técnicas ou legais, considerando o custo-benefício e necessidades do cliente
46. Estabelecer comparação entre os diferentes serviços, relacionados às diferentes etapas construtivas, sequenciadas adequadamente, e o prazo estabelecido para a obra
47. Realizar croquis dos diferentes elementos do canteiro considerando a produtividade, a segurança, o meio ambiente e saúde ocupacional
48. Propor alternativas de solução das possíveis interferências na obra, considerando o local em que será realizada e tendo em vista a definição de estratégias de execução e seu custo-benefício
49. Utilizar software aplicativo no dimensionamento de tempo e de recursos humanos, físicos e financeiros
50. utilizar software aplicativo para elaboração e apresentação de cronograma físico e financeiro
51. Utilizar software aplicativo para levantar e organizar informações sobre equipamentos, etc ...
52. Utilizar softwares aplicativos de gestão da produção

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ter visão sistêmica (16)
2. Ser analítico (14)
3. Ser detalhista (14)
4. Ser crítico (12)
5. Manter relacionamento interpessoal (11)
6. Ser organizado (10)
7. Argumentar tecnicamente (8)
8. Negociar (6)
9. Prever conseqüências (6)
10. Solucionar problemas (6)
11. Administrar conflitos (5)
12. Ser ético (4)
13. Ser pró-ativo (4)
14. Manter-se atualizado (2)
15. Saber pesquisar, inclusive por Internet (2)
16. Ser metódico (2)
17. Ter consciência prevencionista em relação a saúde ocupacional, segurança e meio ambiente (2)
18. Ter flexibilidade (2)
19. Ter iniciativa
20. Ter empatia
21. Ser observador
22. Ser paciente
23. Ter persistência
24. Seguir procedimento
25. Cumprir prazos
26. Ter visão do todo e das partes que o compõem
27. Trabalhar em equipe
28. Zelar pelo cumprimento de legislação e normas

Conhecimentos:
Custos
Orçamento: definição; tipos; elementos para elaboração; discriminação orçamentária; normalização.
Custo direto: definição; de material; de mão-de-obra; custo horário de equipamento.
Custo indireto: canteiro; administração central; administração local; alojamento; impostos; taxas.
Juros: simples; composto.
Margem: definição; composição.
Bonificação e Despesas Indiretas BDI: definição; composição; cálculo.
Planilha orçamentária: definição; tipos.
Curva ABC: definição; aplicação.
Planejamento da obra
Planejamento: definição; tipos; condicionantes; estrutura de decomposição do trabalho EDT; execução; níveis; índices de produtividade e rendimento; determinação dos recursos e da duração das atividades; formas de apresentação de cronogramas; recursos operacionais.
Canteiro de Obras: definição; elementos; diretrizes quanto à localização dos elementos e quanto ao tamanho dos elementos; arranjo físico; estrutura física externa á obra; normalização.
Produtividade da obra
Produtividade: definição; mensuração; períodos de avaliação; índices reais e de mercado.

UNIDADE CURRICULAR GESTÃO DE PESSOAS - MÓDULO FINAL

Capacidades técnicas - competências específicas:
1. Analisar as características técnicas e pessoais dos profissionais e das equipes de trabalho (2)
2. Analisar desempenhos dos profissionais considerando as características do trabalho
3. Avaliar desempenhos individuais e da equipe de trabalho
4. Comparar o desempenho real dos profissionais com o esperado
5. Comparar o trabalho a ser executado com as características dos profissionais
6. Compatibilizar o serviço a ser executado com o potencial técnico e características pessoais dos profissionais da equipe
7. Distribuir as tarefas considerando suas características técnicas e o potencial dos profissionais
8. Distribuir o trabalho considerando suas características técnicas, seu custo e prazo de execução e o potencial dos profissionais
9. Identificar as características dos profissionais, tendo em vista o trabalho a ser realizado
10. Identificar as características pessoais dos profissionais
11. Identificar o potencial técnico e as características pessoais dos profissionais da equipe (2)
12. Providenciar recursos materiais e humanos
13. Utilizar técnicas de observação
14. Aplicar técnicas de liderança
15. Identificar fatores motivacionais para a equipe
16. Utilizar as estratégias motivacionais com a equipe em função da melhoria de seus desempenhos
17. Saber elogiar desempenhos favoráveis
18. Utilizar técnicas de administração de conflitos
19. Identificar situações de risco em relação à segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, considerando o canteiro de obras e o fluxo de materiais, equipamentos e pessoas;
20. Manter interface com o responsável pela manutenção de equipamentos
21. Criar condições favoráveis ao relacionamento interpessoal por meio de diferentes estratégias
22. Criar condições sociais para que diferentes equipes realizem o trabalho em mesmos ambientes
23. Criar condições técnicas para que diferentes equipes realizem o trabalho em mesmos ambientes
24. Demonstrar tecnicamente a execução de um trabalho
25. Identificar os profissionais da equipe que devem ser informados sobre interferências na obra, adequando o nível de fala ao interlocutor;
26. Identificar os profissionais da equipe que devem ser informados sobre o andamento da obra, adequando o nível de fala ao interlocutor
27. Identificar os profissionais da equipe que devem ser informados sobre as alterações no projeto da obra
28. Identificar necessidades de capacitação
29. Orientar os profissionais na melhoria de seus desempenhos
30. Utilizar técnicas de apresentação de trabalhos

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ter visão sistêmica (16)
2. Ser analítico (14)
3. Ser detalhista (14)
4. Ser crítico (12)
5. Manter relacionamento interpessoal (11)
6. Ser organizado (10)
7. Argumentar tecnicamente (8)
8. Negociar (6)
9. Prever conseqüências (6)
10. Solucionar problemas (6)
11. Administrar conflitos (5)
12. Ser ético (4)
13. Ser pró-ativo (4)
14. Manter-se atualizado (2)
15. Saber pesquisar, inclusive por Internet (2)
16. Ser metódico (2)
17. Ter consciência prevencionista em relação a saúde ocupacional, segurança e meio ambiente (2)
18. Ter flexibilidade (2)
19. Ter iniciativa
20. Ter empatia
21. Ser observador
22. Ser paciente
23. Ter persistência
24. Seguir procedimento
25. Cumprir prazos
26. Ter visão do todo e das partes que o compõem
27. Trabalhar em equipe
28. Zelar pelo cumprimento de legislação e normas

Conhecimentos:
Visão holística e sistêmica: evolução das empresas; globalização; novas posturas profissionais.
Planejamento: etapas; níveis; organização e controle.
Liderança: percepção; diferenças individuais; características do líder; perfil do líder; estilos; requisitos do líder.
Trabalho em equipe: funções; instrumentos.
Relação fornecedor cliente: Negociação; influências; clientes e fornecedores.
Análise de problema e tomada de decisões: técnicas para resolução de problemas; formas de administração de conflitos.
Motivação: ciclo motivacional; hierarquia das necessidades; fatores motivacionais.
Segurança: causas de acidentes; prevenção de acidentes.
Treinamento: levantamento das necessidades; planejamento e desenvolvimento; avaliação dos resultados.
Avaliação de desempenho: perfil; critérios; tipos.

UNIDADE CURRICULAR GESTÃO DA PRODUÇÃO - MÓDULO FINAL

Capacidades técnicas - competências específicas:
1. Identificar possíveis interferências no fluxo de materiais, equipamentos e pessoas.
2. Identificar situações de risco em relação à segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, considerando o canteiro de obras e o fluxo de materiais, equipamentos e pessoas.
3. Verificar se as condições de movimentação e transporte dos materiais são as mais adequadas, considerando normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde ocupacional
4. Analisar o fluxo de materiais, equipamentos e pessoas em função dos serviços a serem realizados, considerando projeto e cronograma físico e financeiro
5. Propor alternativas de melhoria em relação ao fluxo de materiais, equipamentos e pessoas, quando necessário e considerando a segurança, saúde ocupacional e meio ambiente.
6. Identificar possíveis conseqüências pelo não-recebimento de materiais, equipamentos e mão-de-obra no canteiro
7. Manter interface com o responsável pela entrega de materiais, equipamentos e mão-de-obra no canteiro;
8. Verificar a conformidade dos materiais recebidos com a sua especificação técnica;
9. Controlar o estoque considerando o prazo de validade dos materiais
10. Identificar a necessidade de manutenção dos equipamentos
11. Identificar as cláusulas contratuais de manutenção de equipamentos
12. Conferir se os procedimentos de manutenção estabelecidos estão sendo cumpridos
13. Manter interface com o responsável pela manutenção de equipamentos
14. Propor alternativas para as possíveis conseqüências do não recebimento de materiais, equipamentos e mão-de-obra. no canteiro
15. Elaborar informativo sobre os atendimentos de manutenção
16. Identificar o tipo de serviço a ser realizado, interpretando projeto, orçamento e cronograma físico e financeiro;
17. Identificar o número de profissionais por equipe, em função do cronograma físico e financeiro estabelecido;
18. Identificar os profissionais da equipe que devem ser informados sobre interferências na obra, adequando o nível de fala ao interlocutor;
19. Identificar os profissionais da equipe que devem ser informados sobre as alterações no projeto da obra
20. Identificar os recursos físicos necessários em relação ao tipo de serviço;
21. Identificar os processos construtivos a serem utilizados de acordo com as alterações do projeto da obra
22. Identificar possíveis desvios entre a quantidade de serviço realizado e a proposta no cronograma físico e financeiro;
23. Comparar a quantidade de serviço executado com o cronograma físico e financeiro
24. Aplicar técnicas de medição do serviço executado, considerando materiais, equipamentos e mão-de-obra
25. Comparar o trabalho executado com o previsto no cronograma físico e financeiro
26. Conferir os serviços em execução e executados com parâmetros de tolerância estabelecidos
27. Analisar as características técnicas do trabalho a ser executado
28. Identificar quantidade de serviço a ser realizado, interpretando projeto, orçamento e cronograma físico e financeiro
29. Verificar o consumo de materiais, equipamentos e mão-de-obra, tendo em vista o custo estabelecido no cronograma físico e financeiro
30. Verificar o cumprimento da seqüência de execução estabelecida nos diferentes processos
31. Verificar se as condições de armazenagem são adequadas, considerando normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde ocupacional
32. Verificar se o rendimento dos materiais e equipamentos correspondem ao especificado
33. Identificar as características dos profissionais, tendo em vista o trabalho a ser realizado
34. Identificar alterações do projeto da obra e suas conseqüências
35. Interpretar cronograma físico e financeiro, inclusive em meio virtual
36. Interpretar o leiaute do canteiro de obras
37. Interpretar projeto de canteiro de obra;
38. Elaborar planilhas, inclusive com recursos computacionais, com os dados coletados na medição do serviço
39. Elaborar relatórios técnicos com a proposição de alternativas para correção de desvios em relação ao planejado
40. Propor alternativas exeqüíveis para correção de desvios em relação ao planejado, considerando tanto os materiais, equipamentos e mão-de-obra, quanto a segurança, a saúde ocupacional e o meio ambiente
41. Identificar os critérios de medição de acordo com o estabelecido em contratos ou procedimentos técnicos.
42. Registrar parecer técnico sobre o serviço medido;
43. Aplicar legislação e normas ambientais, de segurança e saúde ocupacional no controle da produção da obra
44. Aplicar normas de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente;

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ter visão sistêmica (16) .
2. Ser analítico (14).
3. Ser detalhista (14).
4. Ser crítico (12).
5. Manter relacionamento interpessoal (11).
6. Ser organizado (10).
7. Argumentar tecnicamente (8).
8. Negociar (6).
9. Prever conseqüências (6).
10. Solucionar problemas (6).
11. Administrar conflitos (5).
12. Ser ético (4).
13. Ser pró-ativo (4).
14. Manter-se atualizado (2).
15. Saber pesquisar, inclusive por Internet (2).
16. Ser metódico (2).
17. Ter consciência prevencionista em relação a saúde ocupacional, segurança e meio ambiente (2).
18. Ter flexibilidade (2).
19. Ter iniciativa.
20. Ter empatia.
21. Ser observador.
22. Ser paciente.
23. Ter persistência.
24. Seguir procedimento.
25. Cumprir prazos.
26. Ter visão do todo e das partes que o compõem.
27. Trabalhar em equipe.
28. Zelar pelo cumprimento de legislação e normas.

Conhecimentos:
Gestão da Produção na Construção Civil: produção; cadeia produtiva; sistemas de produção; monitoramento da produção; controle e ajuste do avanço, da diminuição de ritmo e da parada da produção na construção civil.
Logística na Construção Civil: definição; evolução; importância.
Gestão pela Qualidade na Construção Civil
Qualidade: definição; histórico; princípios e filosofia; ferramentas e sua aplicabilidade; NBR-ISO 9000; Programa Setorial da Qualidade PSQ; Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat PBQP-H.
Meio Ambiente: definição; o homem e os impactos ambientais; recursos naturais; programas; sistema de gerenciamento ambiental e NBR-ISO 14000.
Gestão de materiais
Controle dos materiais: conferência da especificação técnica; avaliação; recebimento; armazenamento; fluxo interno e externo.
Gestão de mão-de-obra
Equipe de produção: composição; qualidade e produtividade.
Controle da mão-de-obra em relação a: operação de equipamentos, instrumentos e utilização de ferramentas; segurança e medicina do trabalho e a NR-18; qualidade e produtividade efetivas; cronograma físico e financeiro.
Gestão de equipamentos
Controle de equipamentos em relação a: seleção de acordo com o serviço; cláusulas contratuais de locação e de recebimento; fluxo dentro e fora da obra; produtividade; manutenção; instalação e condições de uso; proteção dos equipamentos.
Gestão do Canteiro de Obras
Canteiro de obras: exigências de projeto; normalização.
Controle do canteiro de obras: arranjo físico; transporte; armazenagem e distribuição; fluxo de materiais; fluxo de equipamentos; fluxo de mão-de-obra; estrutura física externa à obra.

UNIDADE CURRICULAR PROJETOS - MÓDULO FINAL

Capacidades técnicas - competências específicas:
1. Analisar as características técnicas do trabalho a ser executado
2. Compatibilizar informações técnicas de produtos e serviços com projetos de sistemas construtivos
3. Identificar a seqüência adequada à realização dos diferentes serviços relacionados às diversas etapas construtivas
4. Identificar possíveis incompatibilidades entre os diferentes serviços e seus tempos de execução, considerando o prazo final da obra
5. Identificar recursos físicos e humanos necessários em relação ao tipo de serviço
6. Identificar os custos diretos e indiretos em relação à mão-de-obra, materiais e equipamentos
7. Identificar os elementos necessários ao canteiro de obras considerando os dados do projeto da obra
8. Identificar as interfaces e interferências entre os diferentes serviços relacionados às diversas etapas construtivas
9. Identificar, em relação a meio ambiente, saúde ocupacional e segurança a legislação aplicável
10. Verificar se as condições de armazenamento, movimentação e transporte dos materiais são as mais adequadas, considerando normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde ocupacional
11. Identificar alternativas de solução e ou adequação do projeto em relação a inconsistências técnicas ou legais, considerando o custo-benefício e necessidades do cliente
12. Identificar possíveis alternativas de melhoria em relação a tempos, recursos humanos, físicos e financeiros tendo em vista a execução da obra e a relação custo-benefício
13. Propor alternativas de sistemas construtivos considerando a funcionalidade e a estética
14. Propor alternativas de solução técnica que viabilizem a execução de sistemas construtivos
15. Propor soluções alternativas para projetos, tendo em vista o atendimento à normas técnicas e legislação pertinente
16. Propor soluções de melhoria e ou alteração de projeto em função da legislação
17. Interpretar cronograma físico e financeiro, inclusive em meio virtual
18. Propor alternativas exeqüíveis para correção de desvios em relação ao planejado, considerando tanto os materiais, equipamentos e mão-de-obra, quanto a segurança, a saúde ocupacional e o meio ambiente
19. Aplicar ferramentas de controle de custo
20. Aplicar normas de segurança e saúde ocupacional
21. Aplicar normas técnicas
22. Elaborar memória de cálculo inclusive em planilha eletrônica
23. Elaborar gráficos inclusive com recursos computacionais
24. Elaborar textos técnicos inclusive com elementos gráficos
25. Utilizar aplicativos de acordo com os sistemas construtivos a serem representados
26. Utilizar software aplicativo no dimensionamento de tempo e de recursos humanos, físicos e financeiros
27. Utilizar software aplicativo para elaboração e apresentação de cronograma físico e financeiro

Capacidades sociais, organizativas e metodológicas - competências de gestão:
1. Ter visão sistêmica (16)
2. Ser analítico (14)
3. Ser detalhista (14)
4. Ser crítico (12)
5. Manter relacionamento interpessoal (11)
6. Ser organizado (10)
7. Argumentar tecnicamente (8)
8. Negociar (6)
9. Prever conseqüências (6)
10. Solucionar problemas (6)
11. Administrar conflitos (5)
12. Ser ético (4)
13. Ser pró-ativo (4)
14. Manter-se atualizado (2)
15. Saber pesquisar, inclusive por Internet (2)
16. Ser metódico (2)
17. Ter consciência prevencionista em relação a saúde ocupacional, segurança e meio ambiente (2)
18. Ter flexibilidade (2)
19. Ter iniciativa
20. Ter empatia
21. Ser observador
22. Ser paciente
23. Ter persistência
24. Seguir procedimento
25. Cumprir prazos
26. Ter visão do todo e das partes que o compõem
27. Trabalhar em equipe
28. Zelar pelo cumprimento de legislação e normas

Conhecimentos:

Projeto: Definição; Características; Análise da viabilidade; Concepção.
Planejamento do projeto: Proposição do objetivo; Coleta e análise de dados; Elaboração de cronograma de desenvolvimento; Previsão de recursos; Determinação do custo do projeto; Definição de critérios técnicos de avaliação do protótipo, produto ou sistematização de resultados.
Desenvolvimento do projeto: Alocação de recursos para execução; Execução; Avaliação do projeto; Elaboração de documentação técnica.
Apresentação do projeto: Técnicas de apresentação; Identificação de recursos necessários; Definição da programação.