TÉCNICO DE MECÂNICA

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Área: Mecânica Unidade: ESCOLA SENAI "MARIANO FERRAZ"
Rua Jaguaré Mirim, 71 - Vila Leopoldina | São Paulo CEP: 05311-020
Telefone: 11 3738-1260 Site: http://www.sp.senai.br/leopoldina E-mail: secretaria106@sp.senai.br

Duração: 1200 horas

Datas do Curso: Turmas já iniciadas - Consulte a escola para novas vagas ou acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

Resumo

O Curso Técnico de Mecânica tem por objetivo habilitar profissionais para planejar e controlar processos de produção mecânica, planejar e executar a manutenção mecânica, coordenar equipes de trabalho e participar do desenvolvimento de projetos mecânicos, de acordo com a gestão tecnológica da empresa e com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança.

Programação do Curso

MÓDULO BÁSICO

UNIDADE CURRICULAR: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA: 45 horas
Fundamentos Técnicos e Científicos
Comunicar-se com clareza e precisão, oralmente e por escrito; Elaborar comunicados; Ler e interpretar planilhas, relatórios, manuais e catálogos; Ler e interpretar textos técnicos, normas técnicas, ambientais e de segurança; Saber pesquisar novas informações tecnológicas (pesquisa bibliográfica); Ter raciocínio lógico (lingüístico); Utilizar nível de fala adequado ao interlocutor; Utilizar recursos computacionais relativos à edição de textos.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Trabalhar em equipe; Manter-se atualizado; Estabelecer relacionamento interpessoal; Ter visão sistêmica; Ser detalhista; Solucionar problemas; Ter flexibilidade; Ter responsabilidade; Tomar decisão; Ter liderança; Administrar conflito; Ter autonomia; Cumprir prazos; Ter disciplina.

Conhecimentos
- Técnica de Intelecção de Texto: análises textual e temática;
- Parágrafo: estrutura interna, unidade interna e tipos;
- Descrição: de objeto, de processo e de ambiente;
- Texto dissertativo e argumentação;
- Relatório: estrutura e tipos;
- Fundamentos da computação;
- Editor de Texto.

UNIDADE CURRICULAR: MEDIDAS E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: 90 horas
Fundamentos Técnicos e Científicos
Representar geometricamente, considerando a cotagem funcional; Desenhar conjuntos mecânicos em escala; Detalhar conjuntos e subconjuntos; Utilizar unidades de medida do Sistema Internacional; Identificar simbologia de acabamentos e ajustes mecânicos; Utilizar normas de tolerância de forma e de posição; Aplicar normas de ajustes; Aplicar controle dimensional e geométrico; Utilizar instrumentos de medição; Aplicar normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança; Utilizar terminologia técnica; Interpretar informações técnicas de produtos em catálogos; Utilizar termos técnicos em Inglês e espanhol; Saber pesquisar novas informações tecnológicas (em catálogos, manuais de produtos e equipamentos); Utilizar planilha eletrônica; Ter raciocínio lógico.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Trabalhar em equipe; Manter-se atualizado; Estabelecer relacionamento interpessoal; Ter visão sistêmica; Ser detalhista; Solucionar problemas; Ter flexibilidade; Ter responsabilidade; Tomar decisão; Ter liderança; Administrar conflito; Ter autonomia; Cumprir prazos; Ter disciplina.

Conhecimentos
- Desenho: definições; formatos e dimensões das folhas; escala e linhas.
- Perspectiva.
- Projeção ortográfica: vistas e supressão de vistas.
- Cotagem: vista única; face de referência; eixo de simetria; elementos padronizados.
- Cortes: total; meio corte; parcial; secção; hachuras; omissão de corte.
- Desenho de conjuntos: características; cotagem funcional; elementos de máquinas padronizados.
- Acabamento superficial: rugosidade; simbologia e interpretação.
- Medição: definição; sistema internacional; aplicações; paquímetros; micrômetro; calibradores; goniômetro; bloco-padrão; máquina tridimensional;
- Tolerâncias: dimensional; de forma e de posição:
- Controle dimensional: processo de medição; confiabilidade metrológica; estatística aplicada; avaliação; repetibilidade e reprodutibilidade.


UNIDADE CURRICULAR: FUNDAMENTOS DA MECÂNICA: 165 horas
Fundamentos Técnicos e Científicos
Aplicar equações do 1º e 2º graus e trigonometria; Identificar as propriedades dos materiais; Identificar diferentes tipos de materiais aplicados a processos mecânicos; Identificar a resistência dos materiais; Realizar ensaios destrutivos: tração, compressão, cisalhamento, flexão, dureza, embutimento; Realizar ensaios não-destrutivos: raios-X, ultra-som, partículas magnéticas, líquidos penetrantes, estanqueidade, hidrostático, pneumático; Identificar tratamentos termo-físico e termo-químico: têmpera, revenimento, recozimento, cementação, fosfatação, boretação e anodização, nitretação, normalização; Identificar características e funções dos elementos de máquinas; Realizar cálculo técnico: resistência dos materiais, relações de transmissão; Identificar características e funções dos sistemas: mecânicos, de lubrificação, de transmissão; Aplicar terminologia técnica; Aplicar normas técnicas, ambientais e de segurança; Consultar catálogos técnicos, identificando os detalhes de conjuntos e de subconjuntos mecânicos; Saber pesquisar novas informações tecnológicas (visitas técnicas, Internet, bibliografia, catálogos, manuais de produtos e equipamentos); Ter raciocínio lógico; Utilizar aplicativos.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Trabalhar em equipe; Manter-se atualizado; Estabelecer relacionamento interpessoal; Ter visão sistêmica; Ser detalhista; Solucionar problemas; Ter flexibilidade; Tomar decisão; Ter liderança; Ter disciplina; Administrar conflito; Ter autonomia; Cumprir prazos; Ter disciplina.

Conhecimentos
- Fundamentos da matemática: razão e proporção; regras de três: simples e composta; equação de 1º grau; sistemas de equação; equação de 2º grau; trigonometria; geometria;
- Materiais metálicos: definição; estrutura cristalina; tipos; imperfeições e defeitos; propriedades físicas;
- Metais não-ferrosos: obtenção; impactos ambientais; gases; resíduos sólidos tipos e suas aplicações; ligas e suas aplicações; normalização;
- Obtenção de metais ferrosos;
- Ferro fundido: tipos; aplicações; normalização;
- Aços: tipos; aplicações; normalização;
- Comportamento das ligas em função da composição e temperatura: liquefação e solidificação dos metais puros; ligas metálicas; cristais mistos; mistura de cristais; combinações intermetálicas; diagrama ferro-carbono; metalografia.
- Tratamentos termo-físicos: recozimento; têmpera; beneficiamento; normalização; aplicações; descarte de resíduos.
- Tratamentos termo-químicos; cementação; nitretação; boretação; fosfatação; anodização; carbo-nitretação; aplicações; impactos ambientais: gases; resíduos sólidos.
- Elementos comuns de máquinas: pinos; roscas.
- Cabos de aço: características; tipos e denominações; aplicações; tensões de dobramento e fatores de segurança; tambores e polias; ganchos, mancais e suportes.
- Eixos, árvores; barramentos; guias lineares.
- Mancais de deslizamento: características; tipos e aplicações; normas; trabalho, atrito e pressão média; seleção.
- Mancais de rolamento: características dos tipos; classificação; esforços e cargas.
- Acoplamentos: características; classificação; embreagens; freios.
- Correias trapezoidais: características; tipos e aplicações; velocidade de operação; comprimentos e códigos; dimensionamento e seleção; esticadores; polias.
- Correias sincronizadoras: características; tipos e aplicações; classificação das transmissões; polias; esticadores.
- Engrenagens: características; tipos e aplicações; geração das superfícies; sistemas de passos; esforços no engrenamento; danos típicos e suas causas; dimensionamento.
- Correntes de transmissão; características; tipos e aplicações; distância entre centros dos eixos; rodas dentadas; esforços nas transmissões; seleção.
- Sistemas de transmissão: redutores de velocidade; características; tipos e aplicações; cálculos; conjunto planetário; variadores de velocidade; fuso de esferas recirculantes.
- Lubrificação: definições; tribologia: substâncias lubrificantes; características dos lubrificantes; aditivos; informações comerciais estruturadas; contaminação; princípios; armazenamento.
- Lubrificação de equipamentos: mancais de deslizamento; guias e barramentos; mancais de rolamento; sistema hidráulico; sistema pneumático; conjuntos de engrenagens; motores de combustão interna.
- Produtos lubrificantes especiais: emulsões; fluidos de corte; óleos para transformadores; óleos para tratamento térmico; protetivos; lubrificantes sólidos.
- Sistema de forças: força; cálculo de resultantes; momento de força; equilíbrio.
- Esforços mecânicos: tração; compressão; cisalhamento: torção; força tangencial; flexão; flambagem; tensões combinadas; normalização.
- Ensaios físicos: embutimento; estanqueidade; hidrostático; pneumático; líquidos penetrantes; partículas magnéticas; ultra-som; raios-X.


UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA: 150 horas
Fundamentos Técnicos e Científicos
Identificar fluxos de fabricação; Planejar a seqüência de operações; Utilizar máquinas, ferramentas e instrumentos utilizados em processos de fabricação; Executar operações em máquinas convencionais; Identificar tipos de construção de conjuntos mecânicos; Executar operações em máquinas de usinagem; Executar operações de soldagem; Identificar insumos utilizados na produção mecânica; Identificar métodos de manutenção em função dos processos de fabricação; Aplicar normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança; Aplicar terminologia técnica; Interpretar informações técnicas de produtos em catálogos; Identificar o dimensionamento da máquina em função do material a ser transformado; Identificar processos de fabricação: formação original, transformação, corte e união; Analisar processos de fabricação: formação original, conformação, corte e união; Executar operações em máquinas de prototipagem; Aplicar termos técnicos em Inglês e espanhol; Saber pesquisar novas informações tecnológicas (em catálogos, manuais de produtos e equipamentos); Utilizar meios e recursos computacionais; Ter raciocínio lógico.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Trabalhar em equipe; Manter-se atualizado; Estabelecer relacionamento interpessoal; Ter visão sistêmica; Ser detalhista; Solucionar problemas; Ter flexibilidade; Ter responsabilidade; Tomar decisão; Ter liderança; Administrar conflito; Ter autonomia; Cumprir prazos; Ter disciplina.

Conhecimentos
- Processos de usinagem: Principio de corte; Operação com ferramentas manuais; Movimentos da fabricação com máquinas; Torneamento; Fresagem; Retificação; Furação; Brochamento; Brunimento; Polimento; Lapidação; Eletro-erosão; Normalização; Prevenção de acidentes; Descarte de resíduos.
- Processos de formação original: Fundição; Sinterização; Injeção.
- Transformação: Forjamento; Extrusão; Laminação; Trefilação; Repuxo; Dobramento.
- Corte: Usinagem; Eletro-erosão; A quente e A frio:
- União: Fixação com elementos padronizados; Soldagem; Colagem.
- Estampagem: Estampo de corte; Folga entre punção e matriz, Estampo de dobra: Estampo de repuxo.
- Segurança no Trabalho: Fatores de segurança e prevenção de acidentes; Normalização; Prevenção de incêndio; Primeiros socorros; Equipamentos de Proteção; Ergonomia.
- Preservação ambiental: Impactos Ambientais; Selo Verde; Destinação de resíduos; Adoção de tecnologias mais limpas; Conservação de energia.

UNIDADE CURRICULAR: FUNDAMENTOS DA AUTOMAÇÃO: 150 horas
Fundamentos Técnicos e Científicos
Identificar as características e funções dos sistemas: eletroeletrônicos e automatizados; Identificar sistemas hidráulicos; Analisar sistemas hidráulicos; Identificar sistemas pneumáticos; Analisar sistemas pneumáticos; Aplicar terminologia técnica; Aplicar normas técnicas, ambientais e de segurança; Consultar catálogos técnicos; Saber pesquisar novas informações tecnológicas (visitas técnicas, Internet, bibliografia, catálogos, manuais de produtos e equipamentos); Ter raciocínio lógico; Utilizar aplicativos.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Trabalhar em equipe; Manter-se atualizado; Estabelecer relacionamento interpessoal; Ter visão sistêmica; Ser detalhista; Solucionar problemas; Ter flexibilidade; Ter responsabilidade; Tomar decisão; Ter liderança; Administrar conflito; Ter autonomia; Cumprir prazos; Ter disciplina.

Conhecimentos
- Fundamentos da hidráulica: físicos; pressão; hidrostática; multiplicação de forças; deslocamento; leis da vazão; escoamento; características e comportamento do fluído hidráulico; destinação dos fluidos.
- Bombas: tipos; funcionamento; aplicações.
- Motores: tipos; funcionamento; aplicações.
- Cilindros: tipos; funcionamento; aplicações.
- Elementos de conexão e vedação: tubulações; conexões; mangueiras; retentores; materiais de vedação.
- Elementos de comando: válvulas direcionais; válvulas de retenção.
- Elementos de regulagem: válvula limitadora de pressão; pressão e controle de vazão; válvulas reguladoras de fluxo; válvulas proporcionais; manômetros; acumuladores; filtros.
- Circuitos hidráulicos: características; esquemas de comando.
- Fundamentos da pneumática: compressibilidade do ar; umidade; tipos de secagem; reservatórios; unidades de conservação.
- Compressores: tipos; funcionamento; manutenção.
- Cilindros pneumáticos: tipos; funcionamento.
- Motores pneumáticos: tipos; funcionamento.
- Válvulas pneumáticas: direcionais; de retenção; escape rápido; alternadora (ou); duas pressões (e); reguladora de fluxo; de retardo; de seqüência.
- Esquemas de comando: seqüência de movimentos; seqüência cronológica; diagrama de movimentos,; esquema de comando de posição e de sistema.
- Circuitos pneumáticos: características; esquemas de comando.
- Princípios da eletricidade: átomo: processos de eletrização; grandezas elétricas; tipos de corrente elétrica; sentido da corrente elétrica; lei de ohm.
- Circuitos elétricos: tipos e componentes.
- Leis de Kirchhoff: para tensão ? lkt; para corrente ? lkc; aplicações.
- Instrumentos de medidas elétricas: multímetro digital; osciloscópio;
- Segurança em eletricidade: normas regulamentadoras; choque elétrico; sistemas de aterramento.
- Magnetismo e eletromagnetismo: definição; características dos imãs; materiais magnéticos; campo magnético; força magnética.
- Transformador: definição; relação de transformação; aplicação na mecânica.
- Motores elétricos: de corrente alternada; de corrente contínua.
- Comandos elétricos: simbologia; contatores; relés; sistemas de proteção; temporizadores; diagramas de comando.
- Sinal digital: definição; característica.
- Sistema de numeração: definição; conversões.
- Portas e funções lógicas.
- Conversores: definição; tipos.
- Controladores lógicos programáveis: fundamentos; aplicações; estrutura.
- Programação: organização da memória; tempo de varredura; linguagens de programação; operações booleanas; contatos; simbologia; conjunto de instruções básicas; modos de operação dos clp; temporizadores; contatores; aplicações.
- Automação industrial: sistemas eletropneumáticos; sistemas eletro-hidráulicos; tipos.
- Fundamentos de robótica: definição de robô; características técnicas dos robôs: braço humano e braço mecânico; graus de liberdade; capacidade de carga; repetibilidade; tipos de acionadores; transmissão de potência; elementos de controle; transdutores internos de realimentação; velocidade; aspectos de segurança.
- Tipos de robôs: cartesianos; cilíndricos; polares; articulados; punho; simbologia.
- Sensores: definição; características; tipos.
- Programação e operação de robôs: por coordenadas; por movimento memorizado.


MÓDULO ESPECÍFICO

UNIDADE CURRICULAR: ADMINISTRAÇÃO DA MANUTENÇÃO: 45 horas
Capacidades Técnicas
Acompanhar indicadores de manutenção; Analisar indicadores de desempenho de máquinas e equipamentos; Analisar os resultados dos testes e propor melhorias; Analisar relatórios e históricos de manutenção; Aplicar ferramentas da qualidade; Aplicar ferramentas de planejamento da manutenção; Avaliar a qualidade dos serviços de manutenção prestados por terceiros; Avaliar a viabilidade dos serviços manutenção propostos por terceiros; Comparar o desempenho dos equipamentos ao longo do tempo, analisando causas e conseqüências; Comparar os estágio tecnológico das máquinas e equipamentos com o estágio tecnológico atualizado (estado da arte); Compatibilizar ações de manutenção com o planejamento da produção; Consultar normas técnicas, de saúde e de segurança; Controlar estoque de materiais de reposição; Controlar o cumprimento dos termos das garantias dos equipamentos; Definir a seqüência da manutenção; Definir parâmetros de criticidade; Determinar a mão-de-obra necessária; Elaborar as rotinas de execução da manutenção; Elaborar controle de estoque; Elaborar históricos de manutenção; Elaborar pedidos de materiais de reposição; Elaborar planilhas de controle dos serviços realizados; Elaborar relatórios de manutenção; Especificar materiais de reposição; Identificar as normas ambientais, de saúde e segurança a serem cumpridas nos diferentes serviços; Identificar o modelo de manutenção aplicado na empresa; Identificar oportunidades de melhoria dos procedimentos de manutenção; Interpretar literatura técnica; Interpretar manuais técnicos; Registrar os resultados das melhorias implantadas nos documentos adequados; Utilizar software dedicado à manutenção.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Estabelecer relação custo - benefício; Interagir com profissionais de outros setores; Manter-se atualizado tecnicamente; Saber negociar com diferentes departamentos da empresa; Estabelecer relacionamento interpessoal; Ter visão sistêmica; Trabalhar em equipe; Solucionar problemas; Tomar decisão; Ser crítico; Ter flexibilidade; Ter liderança; Trabalhar sob pressão; Ter concentração; Ter autonomia; Cumprir prazos; Ser detalhista; Ter responsabilidade; Ter disciplina; Consultar normas;

Conhecimentos
- Manutenção: Definição; Falha; Defeito; Princípios: Confiabilidade, Manutenibilidade, Disponibilidade, Prioridade; Indicadores de desempenho.
- Métodos de manutenção: Corretiva; Preventiva; Características; Preditiva; Manutenção Produtiva Total- TPM; Outros Métodos: Terotecnologia; Pró-ativa; Baseada na Confiabilidade.
- Planejamento da manutenção: Modelos administrativos; Arranjo Físico (leiaute); Ferramentas; Custo da Manutenção; Controle de paradas; Terceirização; Documentação.
- Avaliação de desempenho: Criticidade; Mão-de-obra; Segurança no trabalho.
- Suprimentos da Manutenção: Estoques; Custo da substituição; Análise de sobressalentes; Cuidados na armazenagem.
- Aplicativos Gerenciadores da Manutenção: Características; Tipos; Aplicações.


UNIDADE CURRICULAR: TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO: 75 horas
Capacidades Técnicas
Comparar o desempenho dos equipamentos ao longo do tempo, analisando causas e conseqüências; Consultar manuais e catálogos técnicos; Analisar resultados de ensaios técnicos; Interpretar dados de controle dimensional e geométrico; Analisar as influências das condições ambientais sobre os equipamentos; Interpretar normas técnicas, ambientais e de segurança; Elaborar as rotinas de execução da manutenção; Identificar avarias em máquinas, equipamentos e instalações; Interpretar literatura técnica; Executar reparos, ajustes e inspeções, aplicando normas e procedimentos de manutenção estabelecidos; Interpretar e aplicar parâmetros contidos no plano mestre de manutenção; Identificar falhas e defeitos e propor melhorias; Aplicar procedimentos de segurança; Inspecionar o recebimento e instalação de máquinas e equipamentos; Liberar máquinas e equipamentos para utilização; Fazer testes de desempenho de máquinas e equipamentos; Registrar os resultados dos testes efetuados.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Estabelecer relação custo ? benefício; Interagir com profissionais de outros setores; Manter-se atualizado tecnicamente; Saber negociar com diferentes departamentos da empresa; Estabelecer relacionamento interpessoal; Ter visão sistêmica; Trabalhar em equipe; Solucionar problemas; Tomar decisão; Ser crítico; Ter flexibilidade; Ter liderança; Trabalhar sob pressão; Ter concentração; Ter autonomia; Cumprir prazos; Ser detalhista;Ter responsabilidade; Ter disciplina; Consultar normas.

Conhecimentos
- Aplicação de Ferramentas de Manutenção: Tipos; Cuidados na manipulação; Segurança.
- Montagem e Desmontagem de Equipamentos: Procedimento estruturado; Caixas de engrenagem; Motores; Acoplamentos; Mancais de deslizamento; Sistemas de lubrificação; Sistemas de transmissão; Vedações; Máquinas-ferramenta convencionais.
- Montagem e Desmontagem de Rolamentos: Procedimento estruturado; Dispositivos auxiliares; Controle de folgas; Lubrificação.
- Alinhamentos e Nivelamento: Fundações; Técnicas de nivelamento; Alinhamento com dois relógios; Alinhamento a Laser; Alinhamento de conjuntos.
- Manejo de Cargas: Equipamentos de levantamento e transporte; Equilíbrio de cargas: Técnicas de içamento.
- Manutenção de Máquinas Programáveis: Componentes eletroeletrônicos; Componentes mecânicos.
- Análise de Máquinas: Fundamentos; Testes normalizados de recebimento; Técnicas para análise de avarias; Controle dimensional e geométrico; Medição de vibração.
- Influências do Meio Ambiente: Temperatura; Umidade; Gases, líquidos e sólidos.
- Saúde e Segurança no Trabalho: Equipamentos de proteção; Normas Regulamentadoras; Procedimentos técnicos; Postura física.
- Preservação Ambiental: Impactos ambientais

UNIDADE CURRICULAR: GESTÃO DE PESSOAS: 60 horas
Capacidades Técnicas
Identificar características técnicas e pessoais dos participantes da equipe; Aplicar técnicas de condução de reunião; Aplicar técnicas de planejamento; Elaborar plano de ação; Interpretar dados relativos a aspectos técnicos e humanos; Atribuir atividades à equipe; Comparar o previsto com o realizado, com uso de cronograma; Aplicar técnicas de motivação; Identificar falhas no processo de produção; Identificar formas de melhoria; Comparar o perfil do profissional com o resultado desejado; Identificar necessidades de capacitação; Utilizar ferramentas para análise de desempenho.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Ter sinergia; Ter capacidade de solucionar conflitos; Ter empatia; Manter relacionamento interpessoal; Ser comunicativo; Ser organizado; Ter liderança; Ser analítico; Definir prioridade; Demonstrar a importância dos programas de transformação da empresa; Planejar, programar e controlar ações de melhoria na forma de trabalho; Ser observador; Ter autoridade; Ter bom senso; Ter capacidade administrativa; Ter comprometimento; Ter transparência;

Conhecimentos
-Comunicação: elementos, processo, ruído, tipos, como ouvir e condução de reuniões;
-Planejamento: etapas, níveis, organização e controle;
-Liderança: percepção, diferenças individuais, características, perfil, estilos e requisitos do líder;
-Análise de problemas e tomada de decisão;
-Motivação: ciclo, hierarquia e fatores;
-Avaliação de Desempenho.

UNIDADE CURRICULAR: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MECÂNICO: 120 horas
Capacidades Técnicas
Concepção - Planejamento
Identificar a norma técnica a ser aplicada ao projeto mecânico; Identificar (avaliar) as normas ambientais e de segurança a serem seguidas no projeto mecânico; Avaliar projetos mecânicos passíveis de melhoria; Interpretar normas técnicas relativas a materiais; Avaliar vantagens e desvantagens do emprego de determinados conjuntos mecânicos de pequeno porte, considerando custo, viabilidade de construção e de manutenção; Identificar a cinemática dos produtos; Avaliar a rigidez dos diferentes sistemas mecânicos; Definir condições adequadas de movimentação e transporte de elementos mecânicos; Identificar formas de controle do processo de fabricação; Analisar possíveis perdas (de materiais, tempo e insumos em geral); Propor melhorias no processo de fabricação; Identificar novas possibilidades de aplicação de diferentes materiais; Identificar tipo de material para construção de protótipo; Avaliar as condições físico-espaciais para construção do protótipo; Avaliar a possibilidade de utilização de processos alternativos; Avaliar as implicações de manutenção, operação, impactos ambientais e de segurança dos projetos e condições ergonômicas; Dimensionar custos industriais; Elaborar documentação técnica, incluindo os croquis;

Concepção - Desenvolvimento
Analisar os croquis com a disposição dos elementos mecânicos; Desenvolver projetos, considerando custo, manutenção, operação, depreciação, impactos ambientais e de segurança; Detalhar o desenho de conjuntos mecânicos; Desenvolver projetos, considerando condições adequadas para a montagem; Desenvolver projetos, utilizando softwares dedicados; Definir o processo de fabricação do protótipo e ou produto; Avaliar as implicações de manutenção, operação, impactos ambientais e de segurança dos projetos e condições ergonômicas; Elaborar documentação técnica.

Concepção - Avaliação
Identificar as normas técnicas aplicadas nos projetos; Verificar a adequação do produto em função do local, considerando os aspectos relativos a segurança e preservação ambiental; Avaliar as implicações de manutenção, operação, impactos ambientais e de segurança dos projetos e condições ergonômicas; Avaliar opções de aplicação de materiais; Dimensionar e redimensionar componentes, de acordo com a disponibilidade de mercado; Aplicar técnicas de identificação de falhas e perdas; Propor diferentes possibilidades para solução de um mesmo problema técnico ou tecnológico; Identificar vantagens e desvantagens do projeto em relação às exigências; Comparar o projeto com as exigências do cliente, verificando o custo - benefício; Elaborar documentação técnica;

Execução do protótipo ou produto
Seguir a seqüência lógica de construção de protótipo e ou produto, de acordo com o proposto; Selecionar ferramentas; Dimensionar processos e materiais; Operar máquinas convencionais; Realizar medições; Realizar ensaios mecânicos; Seguir normas de segurança; Descartar adequadamente resíduos; Analisar tecnicamente as condições de equipamentos e acessório.

Avaliação do protótipo ou produto
Comparar o protótipo com as especificações do projeto; Ajustar o protótipo e ou produto ao projeto ou este ao protótipo e ou produto.

Utilização de recursos computacionais
Utilizar meios e recursos computacionais dedicados ao desenho técnico; Utilizar meios e recursos computacionais.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Ter visão sistêmica; Trabalhar em equipe; Solucionar problemas; Argumentar tecnicamente; Manter-se atualizado tecnologicamente; Interagir com setores envolvidos no trabalho; Estabelecer relacionamento interpessoal; Desenvolver fornecedores; Negociar; Estabelecer relação custo-benefício; Ter liderança; Tomar decisão; Ter flexibilidade; Cumprir prazos; Ter autonomia; Ser criterioso; Ter disciplina; Aceitar críticas; Ter responsabilidade; Ser detalhista; Ser crítico; Ser criativo; Aceitar críticas; Ter concentração; Prever conseqüências.

Conhecimentos
- Documentação técnica
- Custos Industriais
- Desenho Auxiliado por Computador: características; programas (softwares), computadores e periféricos (hardwares), área gráfica: sistemas de coordenadas; comandos: configuração; banco de imagens; blocos; biblioteca, perspectiva isométrica: geração de superfície; modelação de sólidos; geração de vistas ortográficas; impressão.

MÓDULO FINAL
UNIDADE CURRICULAR: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: 120 horas
Capacidades Técnicas
Identificar os processos exigidos para a fabricação do produto; Estabelecer processo de fabricação; Detalhar as etapas do processo de produção; Dimensionar processos de produção, considerando tempos e métodos; Comparar a capacidade instalada na empresa com a necessidade de produção; Dimensionar máquinas em relação a porte e capacidade de produção; Identificar os meios envolvidos no processo de produção; Selecionar os meios necessários para a fabricação do produto; Identificar a capacidade e as condições técnicas dos meios de produção para fabricação do produto; Realizar cálculos de tempos e métodos; Especificar máquinas, ferramentas e instrumentos; Elaborar fluxograma; Monitorar o processo de produção mecânica; Estabelecer formas de controle da produtividade; Estabelecer formas de controle da produção; Coletar e registrar dados do processo de produção relativos a: tempos, métodos, qualidade, eficácia, quantidade; Aplicar ferramentas da qualidade no controle do processo; Identificar as ferramentas da qualidade adequadas ao controle do processo; Identificar as ferramentas da qualidade adequadas ao controle do produto; Identificar os dados mais relevantes dentre os coletados após aplicação das ferramentas da qualidade; Calcular indicadores de desempenho da produção; Interpretar dados de produção; Analisar dados do processo de produção; Comparar os resultados do processo de produção com parâmetros pré-estabelecidos; Controlar e acompanhar o fluxo de produção; Avaliar a eficiência de máquinas, equipamentos e ferramentas utilizados no processo; Analisar o fluxo do processo e o ambiente, verificando tempos secundários; Analisar leiaute; Aplicar técnicas de análise crítica do processo de produção (PERT-CPM e outros); Identificar oportunidades de melhoria no processo de produção em relação a equipamentos, insumos, leiaute, segurança, meio ambiente; Identificar as possíveis condições ergonômicas desfavoráveis no ambiente de trabalho (temperatura, luminosidade, ruído, ergonomia, ventilação, fadiga); Identificar falhas no processo e propor melhorias; Organizar o ambiente de trabalho; Identificar a especificidade da mão-de-obra em relação à produção; Identificar a quantidade de mão-de-obra em relação à produção; Identificar a capacidade de desempenho dos profissionais envolvidos no processo de produção; Identificar os recursos humanos envolvidos no processo de produção; Propor a capacitação e atualização dos profissionais; Analisar criticamente o processo, aplicando ferramentas; Aplicar normas técnicas de melhoria do processo de produção; Aplicar fundamentos de matemática financeira: porcentagem, juros simples e compostos, capital, amortização, custos industriais; Calcular o custo da utilização de ferramental, insumos, homem-hora e hora-máquina; Prever o custo de uma produção a partir de custos apurados anteriormente; Elaborar planilha de custo, também com utilização de aplicativos; Avaliar as implicações relativas a custo-benefício, tendo em vista a estratégia de produção utilizada (exemplo: trabalhar no limite máximo); Seguir normas técnicas, ambientais, de qualidade, segurança e saúde no trabalho; Planejar a necessidade de materiais, utilizando, inclusive, software dedicado; Propor adequação do leiaute de produção, tendo em vista a aplicação de novas tecnologias; Especificar insumos; Comparar o material especificado com padrões definidos; Controlar e homologar fornecedores; Classificar fornecedores em relação a prazo, qualidade e preço; Utilizar técnicas de eliminação de falha humana; Analisar resultados de ensaios destrutivos e não-destrutivos, tendo em vista o recebimento dos materiais; Analisar resultados do controle dimensional e visual dos materiais; Analisar o custo-benefício das diferentes formas de estoque; Comparar os dados de produção com os de estoque; Controlar e administrar materiais (dentro e fora do estoque); Calcular indicadores de desempenho; Identificar falhas no fluxo de produção; Otimizar o fluxo de produção, utilizando diferentes ferramentas; Propor e aplicar melhoria contínua no processo; Consultar estudos de vida útil de equipamentos; Avaliar a vida útil dos equipamentos; Estabelecer métodos de manutenção; Acompanhar a eficiência da manutenção no processo; Interpretar e aplicar normas técnicas, ambientais, da qualidade, de saúde e segurança no trabalho;

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Negociar; Desenvolver fornecedores; Ter criatividade; Ter sinergia; Ter iniciativa; Aceitar críticas; Ter raciocínio lógico; Prever de conseqüências; Ter agilidade mental; Demonstrar senso estético; Orientar profissionais; Ter capacidade de convencimento;

Conhecimentos
- Qualidade: Sistemas da qualidade; Normas ISO 9000; Ferramentas da qualidade; Indicadores de desempenho: Produtividade; Implantação de um programa de qualidade.
- Fundamentos do cálculo de custos: Terminologia; Classificação e Tipos; Centros de Custos; Margens de Contribuição; Métodos de Avaliação da Rentabilidade; Comparação de custos.
- Organização industrial: Organograma; Setores de fabricação; Setores de apoio; Indicadores de desempenho.
- Produto: Definição; Características; Documentos de trabalho.
- Planejamento da produção: Lista de tarefas; Diagramas de operações; Apuração dos tempos; Tempo padrão; Determinação da capacidade; Balanceamento de linha; Apuração de prazos orientada pela capacidade; Elaboração de fluxogramas; Coordenação de materiais; Coordenação da execução; Documentos de trabalho da produção:
- Recursos humanos: Características; Níveis de atuação; Determinação das quantidades; Levantamento de necessidades de capacitação.
- Logística: Definição; Origem da Logística; Estrutura da cadeia logística; Fluxo de produtos e de informações.
- Administração de Materiais: Operações de compra; Critérios de recebimento e inspeção; Controle e homologação de fornecedores; Classificação de fornecedores.
- Administração de Estoques: Organização e estrutura; Controle; Previsão; Níveis; Classificação ABC; Lote econômico; Sistemas de controle; Custo de armazenagem; Avaliação dos estoques; Operações de Almoxarifado; Princípios de estocagem de materiais.
- Planejamento da Necessidade de Materiais: MRP I (Material Requirements Planning); MRP II (Manufacturing Resource Planning).
- Leiaute: Tipos; Seleção; Normalização. Ergonomia; posto de trabalho; equipamentos.
- Otimização do Fluxo de Produção: Processo produtivo; Análise de tempos secundários; Just in Time; Housekeeping (5S); Kanban; Troca rápida; Célula de produção; Kaizen ? Melhorias contínuas; Zero de Defeitos; Poka Yoke ; SOL ? Segurança, Organização e Limpeza; PDCA ? Planejamento, desenvolvimento, controle e ação; GQT (Gestão da Qualidade Total); Manutenção produtiva total / TPM.
- Influência da Manutenção: Cadastro geral de equipamentos; Eficiência; Vantagens e desvantagens da manutenção.


UNIDADE CURRICULAR: PROCESSOS PROGRAMÁVEIS DE USINAGEM: 120 horas
Capacidades Técnicas
Elaborar plano de execução (folha de processo) do produto, respeitando a seqüência do processo; Programar máquinas a CNC; Estabelecer padrões de controle de inspeção do produto; Operar máquinas programáveis; Programar sistemas integrados de manufatura.

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Negociar; Desenvolver fornecedores; Ter criatividade; Ter sinergia; Ter iniciativa; Aceitar críticas; Ter raciocínio lógico; Prever de conseqüências; Ter agilidade mental; Demonstrar senso estético; Orientar profissionais; Ter capacidade de convencimento;

Conhecimentos
- Controle Numérico Computadorizado: Definição; Características; Sistemas de eixo; Tipos de máquinas.
- Sistema de Coordenadas: Referenciais; Incrementais; Absolutas.
- Linguagens de Programação: Características; Tipos.
- Comandos: Tipos; Funções.
- Ciclos de Usinagem: Fixo; Repetitivo.
- Parâmetros de Corte: Tipos de ferramentas; Sistemas de refrigeração.
- Sistema de Controle do Produto: Óptico; Eletrônico.
- Operação de Máquina: Preparação; Usinagem do produto; Segurança no trabalho.
- Manufatura Auxiliada por Computador: Características; Tipos; Aplicação; Sistemas de comunicação; Programação e operação de máquinas.
- Sistemas Integrados de Manufatura: Características; Componentes; Programação e operação de máquinas.


COMPONENTE CURRICULAR: PROJETOS: 60 horas
Capacidades Técnicas
Identificar a norma técnica a ser aplicada em cada projeto; Identificar (avaliar) as normas ambientais e de segurança a serem seguidas em diferentes projetos; Interpretar normas técnicas relativas a materiais; Identificar formas de controle do processo de fabricação; Analisar possíveis perdas (de materiais, tempo e insumos em geral); Propor melhorias no processo de fabricação; Identificar novas possibilidades de aplicação de diferentes materiais; Avaliar a possibilidade de utilização de processos alternativos; Avaliar as implicações de manutenção, operação, impactos ambientais e de segurança dos projetos e condições ergonômicas; Dimensionar custos industriais; Elaborar documentação técnica, incluindo os croquis; Analisar os croquis com a disposição dos elementos mecânicos; Avaliar projetos, considerando custo, manutenção, operação, depreciação, impactos ambientais e de segurança; Aplicar técnicas de identificação de falhas e perdas; Propor diferentes possibilidades para solução de um mesmo problema técnico ou tecnológico; Identificar vantagens e desvantagens do projeto em relação às exigências; Comparar o projeto com as exigências do cliente, verificando o custo - benefício;

Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas
Ter visão sistêmica; Trabalhar em equipe; Solucionar problemas; Argumentar tecnicamente; Interagir com setores envolvidos no trabalho; Estabelecer relacionamento interpessoal; Negociar; Estabelecer relação custo - benefício; Ter liderança; Tomar decisão; Ter flexibilidade; Cumprir prazos; Ter autonomia; Aceitar críticas; Ter responsabilidade; Ser crítico; Ser criativo; Prever conseqüências.

Conhecimentos
- Projeto: definição; características; análise de viabilidade; concepção.
- Planejamento do projeto: proposição do objetivo; coleta e análise de dados; elaboração de cronograma de desenvolvimento; previsão de recursos; determinação do custo; definição de critérios de avaliação.
- Desenvolvimento do projeto: alocação de recursos; execução; avaliação.
- Apresentação do projeto: técnicas, identificação de recursos; definição de programação.