TÉCNICO DE ELETRÔNICA

Encontre uma escola

Área: Eletrônica Unidade: ESCOLA SENAI "FUNDAÇÃO ZERRENNER"
Rua Serra de Paracaina, 132 - E 187 - Cambuci | São Paulo CEP: 01522-020
Telefone: 11 3274-6700 Site: http://zerrenner.sp.senai.br E-mail: senaizerrenner@sp.senai.br

Duração: 1200 horas

Datas do Curso: Turmas já iniciadas - Consulte a escola para novas vagas ou acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

Resumo

O Curso Técnico de Eletrônica tem por objetivo habilitar profissionais em planejamento, supervisão, concepção e execução de projetos de sistemas eletroeletrônicos visando à automação da manufatura, integrando componentes e equipamentos, subsistemas e programas de computadores, realizando, também, a instalação e manutenção desses sistemas.

Programação do Curso

ELETRICIDADE
Conceitos fundamentais da eletricidade; Circuitos elétricos de corrente contínua; Tensão alternada; Gerador de funções; Operação do osciloscópio; Tensão e corrente alternadas senoidais; Capacitores; Indutores; Circuitos RLC em CA; Transformadores monofásicos; Rede trifásica; Transformador trifásico; Máquinas de corrente contínua; Máquinas de corrente alternada; Comandos elétricos; Fontes alternativas de energia.
ELETRÔNICA ANALÓGICA
Física dos semicondutores; Diodos; Retificadores; Análise de circuitos com diodos; Transistor bipolar; Polarização de transistores; Amplificadores de pequenos sinais e amplificadores de múltiplos estágios.
DESENHO TÉCNICO
Fundamentos do desenho técnico; Construções geométricas; Desenho eletroeletrônico.
INFORMÁTICA
Terminologia básica; Componentes do sistema de microcomputador; Periféricos; Sistemas operacionais; Editor de textos; Planilha eletrônica; Banco de dados; Programa de apresentação gráfica; Internet; Vírus de computador; Conseqüências provocadas pela utilização do computador.

TÉCNICAS DIGITAIS I
Sistemas de numeração; Álgebra de Boole e simplificação de expressões; Portas lógicas básicas; Portas lógicas derivadas; Circuitos combinatórios; Famílias lógicas; Circuitos seqüenciais; Contadores.
TÉCNICAS DIGITAIS II
Circuitos de comutação aleatória e seqüencial; Optoeletrônica; Temporizador 555; Conversores A/D e D/A; Memórias semicondutoras; Projetos digitais com auxílio do computador.
ANÁLISE DE CIRCUITOS
Amplificadores de potência; Multivibradores e osciladores; Reguladores de tensão; Fontes chaveadas; Fundamentos de amplificadores operacionais; Diferenciadores e integradores; Análise de formas de onda; Análise em freqüência de circuitos RLC; Filtros ativos.
DESENHO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS AUXILIADO POR COMPUTADOR
Princípios do desenho auxiliado por computador; Programa "Software" aplicativo para desenho de eletrônica; Captura de esquemático; Elaboração da placa de circuito impresso pelo método manual; Biblioteca do programa; Elaboração da placa de circuito impresso pelo método automático.
AUTOMAÇÃO HIDRÁULICA
Princípios físicos; Diagramas e símbolos normalizados; Bombas hidráulicas; Atuadores hidráulicos; Válvulas direcionais; Válvulas controladoras de pressão; Fluidos hidráulicos; Acessórios; Válvulas reguladoras de fluxo; Cálculos técnicos; Eletro-hidráulica; Técnicas de comando; Elemento lógico (válvula de cartucho); Hidráulica proporcional; Servomecanismos.
AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA
Ar comprimido; Fontes geradoras de energia pneumática; Redes de distribuição de ar comprimido; Preparação do ar comprimido; Elementos pneumáticos de trabalho; Simbologia dos componentes pneumáticos; Válvulas distribuidoras; Válvulas de bloqueio; Válvulas reguladoras de fluxo; Válvulas controladoras de pressão; Unidades de construção especial; Combinação de válvulas; Emissão de sinais por detecção; Movimentos e esquemas de comandos pneumáticos; Métodos para elaboração de comandos pneumáticos; Eletronpneumática; Normas padronizadas de simbologia lógica; Portas lógicas pneumáticas; Controladores lógicos programáveis.

REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Fundamentos tecnológicos de redes; Topologias; Meios físicos de transmissão; Transmissão de sinais; Métodos de acesso; Protocolos de rede; Padrões de redes industriais; "Software" de rede.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
Análise de sistemas; Fluxogramas; Tipos de linguagem; Programas tradutores de linguagens; Construção de programas; Linguagem C; Ambiente de programação visual; Comparação entre as principais linguagens visuais.
ELETRÔNICA INDUSTRIAL I
Transistor de efeito de campo ("J-FET"); "FET" Metal-Óxido-Semicondutor ("MOSFET"); Transistor de unijunção ("UJT"); Retificador controlado de silício ("SCR"); Tiristores especiais; Controlador lógico programável como elemento de comando; Transdutores; Teoria de controle; Servomecanismos; Circuitos retificadores monofásicos controlador; Circuitos retificadores trifásicos não controlados; Circuitos retificadores trifásicos controlados.
ELETRÔNICA INDUSTRIAL II
Eletrônica de potência; Controladores de tensão CA; Conversores CC-CC ("Choppers"); Inversores; Controlador lógico programável como elemento de controle; Sistema supervisório.
ARQUITETURA DE MICROCOMPUTADORES I
Microcomputador; Máquinas "Hardwares" de microprocessadores de oito bits; Programas "Softwares" de microprocessadores de oito bits; Interface paralela programável; Interface serial programável; Interrupções; Contador e temporizador programável; Acionamento de motores de passo; Acionamento de motores de corrente contínua; Máquinas "Hardwares" de microcontroladores de oito bits.
ARQUITETURA DE MICROCOMPUTADORES II
Programas "Softwares" de microcontroladores de oito bits; Microcontrolador de tecnologia "RISC"; Microcomputadores da família "PC".
PROJETOS I
Definição de projeto; Característica do projeto; Técnica "PERT"; Tabela de estratificação dos eventos; Gráfico de "Gantt"; Memorial descritivo de projeto; Modificação necessária para a implantação do projeto; Implementação de projeto.
PROJETOS II
Construção do protótipo do projeto; Construção definitiva do projeto; Documento de execução de projeto.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E QUALIDADE
Definição e caracterização dos sistemas de produção; Processos repetitivos em lotes; Processos de montagem e armazenagem; Sistema "Just-in-Time"; Sistema "Kanban"; Redução dos tempos de fluxo nos processos produtivos; Troca rápida de ferramentas; Padronização de operações; Cadeia logística; Histórico dos sistemas de qualidade; Filosofia do controle total da qualidade ("TQC"); Ferramentas básicas da qualidade; Técnicas de controle da qualidade; Plano brasileiro de qualidade e produtividade (PBQP); Normas da série ISO 9000; Prêmio nacional da qualidade (PNQ); Pontos comuns entre as normas da série ISO 9000 e PNQ; Gestão metrológica; Filosofia da manutenção produtiva total ("TPM"); Manutenções corretivas, preventivas e preditivas;
TÉCNICAS DE PROJETO E MANUFATURA AUXILIADAS POR COMPUTADOR
A evolução dos programas de auxílio ao projeto e a manufatura; Programa de auxílio ao projeto por computador; Manipulação de arquivos; "Plotagem" e impressão; Criação de entidades geométricas primitivas; Edição de entidades geométricas; Detalhamento de desenhos; Introdução ao desenho em três dimensões; Programa de auxílio à manufatura por computador; Etapas parametrizadas de usinagem em máquina ferramenta; Pós-processadores; Simulação da manufatura; Análise de contorno; Edição de arquivos de saída em "CAM".
MÁQUINAS FERRAMENTAS COM COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO
Fundamentos de máquinas-ferramenta com comando numérico computadorizado (CNC); Estrutura e funcionamento de um torno CNC; Introdução à programação CN; Preparação e operação de torno CNC; Estrutura e funcionamento de uma fresadora CNC; Programação de fresadoras; Preparação e operação de fresadora CNC; Tipos de manutenção e geração de relatórios; Características gerais de uma máquina com CNC; Estrutura de máquinas-ferramenta com CNC; Acionamento em máquinas-ferramenta com CNC; Sensores e captadores de posição; Servomecanismos em máquinas CNC; Configurações de controle de posição nas máquinas CNC; Unidade de cálculo; Intertravamento nas máquinas CNC; Periféricos dos micro-computadores em CNC; Sistemas de comunicação em CNC e integração com o meio externo.
ROBÓTICA
Fundamentos de robótica; Características técnicas dos robôs; Tipos de robôs; Espaço de trabalho de um robô; Programação e operação de robôs; Sistema de controle do robô; Dispositivos periféricos pneumáticos; Manutenção de robôs; Sistema de visão.
MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR
Administração e operação de sistemas de manufatura integrada por computador ("CIM"); Manutenção de sistemas flexíveis de manufatura ("FMS") e "CIM"; Integração entre projeto, produção e "CIM".
ESTRUTURAÇÃO DE EMPRESAS
Organização de empresas industriais; Administração; Relações humanas no trabalho; Normas sobre organização e legislação do trabalho; Normas contratuais; Normas das instituições de previdência social; Orçamento de investimentos; Fundamentos de estruturação de empresas; Administração estratégica; Planejamento estratégico; Desenvolvimento industrial e meio ambiente; Legislação ambiental; Sistemas de gestão ambiental na indústria; Gerenciamento de resíduos sólidos; Prevenção da poluição.