TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

Área: Refrigeração Unidade: ESCOLA SENAI "OSCAR RODRIGUES ALVES"
Rua 1822, nº 76 - Ipiranga | São Paulo CEP: 04216-000
Telefone: 11 2065-2810 Site: http://refrigeracao.sp.senai.br E-mail: senairefrigeracao@sp.senai.br

Duração: 1200 horas

Datas do Curso: Turmas já iniciadas - Consulte a escola para novas vagas ou acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

Resumo

O curso técnico de refrigeração e climatização tem por objetivo habilitar profissionais em elaboração e supervisão de projetos de instalação e manutenção de equipamentos, em indústrias, empresas e oficinas da área de refrigeração e climatização, fundamentando suas ações em requisitos de sistemas da qualidade e na preservação ambiental.

Programação do Curso

Ementa de Conteúdos Formativos

CONDICIONAMENTO DE AR RESIDENCIAL
Ciclo frigorífico no diagrama Ph (super aquecimento, subresfriamento); Potência e rendimento: diagrama Ph; Fluidos refrigerantes; Lubrificantes; Equipamentos de condicionamento de ar residencial: características, instalação; Planilha de carga térmica; Instalação de condicionadores de ar; Manutenção em condicionadores de ar: testes dos componentes e de vazamento; Evacuação da unidade; Carga de gás; Teste de vazamento; Normalização; Programas de manutenção.

REFRIGERAÇÃO RESIDENCIAL
Equipamentos de medição: régua graduada, paquímetro; solda oxi-acetilênica; Ciclo frigorífico; Componentes: tubo compensador, desumidificador, compressores herméticos, condensador, evaporadores, tubo capilar, tubulação; Teste de vazamentos; Recolhimento de gás; Carga de gás; Soldagem; Unidade selada; Troca de componentes elétricos; Normalização.

ELETRICIDADE I
Fundamentos de eletricidade; Esquemas elétricos de refrigerador e de condicionador de ar.
DESENHO TÉCNICO I

Normalização de materiais e instrumentos; Caligrafia técnica; Geometria: Figuras planas; Linhas convencionais; Sistemas de representação; Cotagem; Supressão de vistas; Cortes; Rupturas.

TERMOFLUIDOMECÂNICA I
Mecânica dos fluidos; Termodinâmica; Temperatura; Pressão; Calor.

CLIMATIZAÇÃO
Sistemas de condicionamento de ar: definições, características, funções, equipamentos, operação; Psicrometria: características, aplicação; Carga térmica de resfriamento; Ventilação geral diluidora; Refrigeração automotiva terrestre: ciclo frigorígeno, circuito elétrico do condicionador de ar automotivo, análise de vazamentos e de rendimento; Manutenção mecânica e elétrica; Normalização.

ELETRICIDADE II
Comandos elétricos; Circuito elétrico de condicionadores de ar central e automotivo.
DESENHO TÉCNICO II

Escala; Construções geométricas; Desenho de arquitetura; Desenho de dutos.
TERMOFLUIDOMECÂNICA II

Calor; Transferência de calor; Equação de Bernoulli; Escoamentos em encanamentos; Fundamentos de escoamento dos fluidos.

REFRIGERAÇÃO COMERCIAL
Equipamentos de refrigeração comercial; Dimensionamento de câmara frigorífica; Carga térmica; Seleção de componentes; Dimensionamento; Ferramentas; Compressores; Instalação e manutenção de equipamentos e troca de gases (retrofit); Componentes do sistema: válvula de expansão, termostato, pressostato, válvula solenóide; Normalização.

REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL
Fundamentos da refrigeração industrial; Fundamentos da termodinâmica; Carga térmica; Seleção e dimensionamento de equipamento frigorífico; Dimensionamento das tubulações frigoríficas; Sistema de múltiplos estágios de pressão; Compressores alternativos e de parafuso: definições, características, funções, operação; Evaporadores, serpentinas de ar e resfriadores de líquidos; Condensadores; Tubulações e reservatórios; Dimensionamento das tubulações frigoríficas; Válvulas e controle de vazão; Refrigerantes; Segurança; Normalização.

ELETRICIDADE III
Comandos elétricos em refrigeração comercial e industrial; Controles eletroeletrônicos em refrigeração automotiva.

DESENHO TÉCNICO III
Fluxograma de tubulações; Desenho isométrico de tubulações.

TERMOFLUIDOMECÂNICA III
Ciclo de refrigeração; Convecção; Transmissão de calor por condução e convecção; Trocadores de calor.

PROCESSOS INFORMATIZADOS
Informática: definições; Sistema operacional; Desenho assistido por computador (CAD); Método de visualização; Criação de objeto; Modificação de objetos; Comandos de edição; Controle de imagem; Desenho tridimensional - 3D.

TERMOFLUIDOMECÂNICA IV
Fundamentos de Bombas e instalações de bombeamento; Ventilação; Instalação hidráulica; Gases; Leis da termodinâmica; Condução.

GESTÃO AMBIENTAL
Desenvolvimento industrial e impactos no meio ambiente; Legislação ambiental; Sistemas de gestão ambiental na indústria; Gerenciamento de gases; Protocolo de Montreal e proteção da camada de ozônio.

GESTÃO DE RECURSOS
Qualidade: princípios e filosofia da qualidade total; NBR série ISO 9000; Ferramentas da qualidade: histograma, diagrama de Paretto, diagrama de causa e efeito; Logística: princípios, arranjo físico (leiaute), catálogo de fornecedores; Administração de custos industriais; Relações humanas: comunicação; percepção e diferenças individuais; Liderança; Trabalho em equipe; Análise de problemas e tomadas de decisão; Motivação; Processo de mudança; Direito trabalhista; Saúde e segurança no trabalho.

PROJETOS
Concepção de projeto em climatização; Concepção de projeto em refrigeração; Planejamento de cada um deles: etapas, cronograma, infraestrutura, ferramentas; Desenvolvimento; Avaliação; Pesquisa: coleta de dados, informações tecnológicas; Estudos e análise da viabilidade econômica e dos aspectos relativos a segurança; Elaboração do memorial descritivo; Ensaios; Simulação; Estruturação do documento final; Técnicas de apresentação.