TÉCNICO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA

Encontre uma escola

Área: Mecânica Unidade: ESCOLA SENAI "HUMBERTO REIS COSTA"
Rua Aracati Mirim, 115 - Vila Alpina | São Paulo CEP: 03227-160
Telefone: 11 2100-2150 Site: http://www.sp.senai.br/vilaalpina E-mail: senaivilaalpina@sp.senai.br

Duração: 1200 horas

Datas do Curso: Turmas já iniciadas - Consulte a escola para novas vagas ou acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

Resumo

O curso técnico de Fabricação Mecânica tem por objetivo habilitar profissionais para participar do planejamento e controle dos processos de usinagem em equipes multifuncionais, programar, preparar e operar máquinas ferramentas a CNC; preparar e operar máquinas ferramentas convencionais, determinando as condições de usinagem, aplicando técnicas de otimização durante os processos de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade de saúde e segurança do trabalho.

Programação do Curso

Comunicação Oral e Escrita: Comunicação, Técnica de Intelecção de Texto, Parágrafo, Descrição de Objeto, Processo e Ambiente, Dissertação, Relatório Técnico, Editor de Texto.

Mecânica Aplicada: Fundamentos da matemática, Trigonometria; Física aplicada; Esforços mecânicos; Elementos de máquinas, elementos padronizados, elementos de fixação usados em máquinas operatrizes. Lubrificação, fluídos de corte, manipulação e reciclagem dos fluidos. Manutenção, preventiva, corretiva, preditiva. Administração da manutenção.

Tecnologia dos Materiais: Materiais metálicos. Metais não-ferrosos. Obtenção de metais ferrosos. Ferro fundido. Aços. Comportamento das ligas em função da composição e temperatura. Tratamentos termo-físicos. Tratamentos termo-químicos. Impactos ambientais.

Desenho Técnico: Desenho. Projeção ortográfica. Cotagem. Cortes. Desenho de conjuntos. Acabamento superficial. Tolerância geométrica.

Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos: Fundamentos da hidráulica. Bombas, Motores. Cilindros. Elementos de conexão e vedação. Elementos de comando: válvulas direcionais; válvulas de retenção.
Elementos de regulagem. Circuitos hidráulicos. Fundamentos da pneumática. Compressores. Cilindros pneumáticos. Motores pneumáticos. Válvulas pneumáticas. Esquemas de comando. Circuitos pneumáticos.

Metrologia: Medição. Adequação do método e dos instrumentos. Postura do operador. Cuidados e conservação dos instrumentos.
Paquímetros. Micrômetros internos e externos. Calibradores. Goniômetro. Comparadores centesimais. Régua e mesa de seno. Determinação de medidas, técnicas de utilização. Tolerância dimensional. Controle dimensional.
Projetor de perfis. Bloco-padrão. Duromêtros. Rugosidade superficial. Tolerância geométrica. Máquina tridimensional. Instrumentos de medição para medir, comparar e avaliar especificações de componentes e conjuntos mecânicos. Instruções e procedimentos constantes de normas técnicas e da qualidade. Condições de componentes segundo padrão de rugosidade superficial especificada. Simbologia de especificações de acabamento e de estado da superfície. Calibração de instrumentos de medição. Viabilidade dos processos de controle metrológico.

Usinagem em Máquinas Convencionais: Análise das atividades propostas a ser desenvolvido na oficina, elaborar plano de execução (folha de processo) dos componentes ou conjuntos a serem usinados, analisar conjunto de máquinas a utilizar. Atividades de manutenção, visão de custos. Avaliação das condições de usinagem em função das condições máquina X peça, Desenvolvimento de cálculos técnicos. Manuseio de ferramental, percepção para detalhes; sensibilidade e agilidade para detectar defeitos ou falhas nas máquinas e ou ferramental, percepção aguçada e objetividade nas ações, Montagem e aplicação dos diversos dispositivos e acessórios, ler. Operação de diferentes tipos máquinas para usinagem, manusear e / ou acionar os diversos comandos da máquina. Operações de ajustes de peças e componentes utilizando por processos e ferramentas manuais. Operações de usinagem de componentes de projeto técnico. Seleção ferramentas em função do tipo de fixação, Interpretar de dados e informações técnicas, Técnicas de medição aplicada a situações de usinagem.

Desenho Assistido por Computador: Programas (softwares), computadores e periféricos (hardwares). Área gráfica. Sistemas de coordenadas. Interface com o software. Controle de imagem. Elementos de geometria. Captura Instantânea de Pontos (Object snap). Edição. Propriedades de objetos. Hachuras. Dimensionamento. Textos. Geração de superfícies e modelação de sólidos. Configurações para impressão.
Construção de biblioteca de símbolos.

Tecnologia dos Processos de Usinagem: Ciclos e tempos de usinagem. Compreender intervalo de máxima eficiência. Compreender processos de usinagem convencionais. Condições econômicas de usinagem. Desgaste da ferramenta usando sensores do tipo força. Desgaste de ferramentas, possibilidade de troca oportuna da ferramenta e evitando paradas provocadas por quebra da ferramenta no processo de usinagem. Forças e potências de corte. Geometria da cunha de corte. Influência dos parâmetros de corte na rugosidade superficial no processo de torneamento. Influência dos parâmetros de corte e sentido de usinagem na vida útil da ferramenta e na rugosidade superficial no fresamento. Influência dos parâmetros de corte na rugosidade superficial no processo de retificação. Materiais para ferramentas. Mecanismo de formação de cavaco. Movimentos e grandezas nos processos de usinagem. Parâmetros de corte e sentido de usinagem apropriados para atingir uma vida útil da ferramenta e rugosidade superficial adequada ao processo. Parâmetros de corte mais apropriados para usinagem econômica (mínimo custo) ou máxima produção, dependendo do caso. Processo de usinagem mais apropriado segundo condições de exigência do produto e aplicação. Processos não convencionais de usinagem : micro-usinagem, usinagem por jato de água, laser, ultra-som, eletroquimica, feixe de elétrons. Fluidos de corte. Parâmetros de corte considerando para mínimo custo. Torque, emissão acústica, vibração, corrente elétrica consumida.

Programação em Máquinas a CNC: Analise e otimizar programas. Aplicação de recursos de CAD. Características de equipamentos. Funcionamento de circuitos hidráulicos e pneumáticos. Folha de processos. Programas de usinagem utilizando sistema CAM para centro de usinagem. Programas de usinagem utilizando sistema CAM para eletro-erosão a fio. Programas de usinagem utilizando sistema CAM para fresamento de superfícies. Programas de usinagem utilizando sistema CAM para retificação
Programas de usinagem utilizando sistema CAM para torneamento. Elementos de fixação.
Estrutura do comando numérico. Integração de periféricos. Interpretação de folha de processos. Linguagens de comando numérico. Lógica de programação. Noções de física. Pós-processadores. Protocolos de comunicação. Simulação programas. Sistema operacional de máquinas a CNC. Softwares específicos. Solução problemas do processo de usinagem. Tecnologia de materiais e ferramentas. Segurança de sistemas.

Manufatura Assistida por Computador: Processo de usinagem em centro de usinagem. Programas de usinagem utilizando sistema CAM. Pós-processamento e transmissão de programa máquina CNC.
Simulação de programas. Funções da Programação CNC. Programação direta na máquina - MID (Material Data Input). Programação Manual. Programação auxiliada por computador. Linguagem APT ("Automatically Programmed Tool"). Sistemas CAD/CAM. WOP ("Wertattsoriertierte Programminerung"). Requisitos Necessários a um Sistema CN. Funções do Controle Numérico Direto (DNC). Benefícios do DNC. Fundamentos da eletrohidráulica e eletropneumática. Esquemas de comando. Circuitos pneumáticos e hidráulicos. Sinal digital. Sistema de numeração. Portas e funções lógicas. Conversores. Controladores lógicos programáveis. Fundamentos de robótica. Tipos de robôs. Sensores.

Operações em Máquinas a CNC: Operação de diferentes tipos máquinas. Manuseio e ou acionamento dos diversos comandos da máquina. Montagem e aplicação de diversos dispositivos e acessórios. Falhas nos sistemas de acionamentos e controle das máquinas. Condições de usinagem em função das condições máquina X peça. Ferramentas em função do tipo de fixação, Detectar defeitos ou falhas nas máquinas e ou ferramental, percepção aguçada e objetividade nas ações, Manutenção produtiva total. Manuais de operação das máquinas. Comandos Numéricos Computadorizados ? CNC. Parâmetros de máquinas e equipamentos. Linguagens de Programação. Comandos e Ciclos de Usinagem. Parâmetros de Corte. Materiais e Geometrias de ferramentas. Sistemas de refrigeração. Preservação ambiental.

Planejamento e Controle da Produção: Cronometragem, manuseio de formulários, analisar planejamento do processo. Confecção de relatórios. Aplicação de normas técnicas, Análise crítica. Utilização de softwares/sistema de controle. Liderança. Aplicação de sistemas de controle (FMEA, CP, CPK, CEP).
Administrar recursos materiais e humanos. Sistemas da qualidade, normas ISO, ferramentas da qualidade, indicadores de desempenho, produtividade. Fundamentos de cálculos de custos. Organograma industrial. Documentos de trabalho. Planejamento da produção. Recursos Humanos.

Gestão Ambiental e da Qualidade: Normas de segurança no ambiente de trabalho. Aplicação de procedimentos de acordo com a legislação ambiental. Implementar e melhorar sistemas de prevenção da poluição. Conceitos de gestão da qualidade. Aplicação de normas e ferramentas da qualidade na indústria.
Normas de segurança. Domínio dos meios de comunicação, Seleção e separação de diferentes tipos de materiais. Atender a legislação específica.

Sistemas de Acionamento e Controle de Máquinas: Componentes elétricos utilizados em máquinas CNC e conhecer suas funções. Condições de usinagem em função das condições máquina X peça. Componentes mecânicos e eletro-eletrônicos integrantes da máquina CNC. Funcionamento dos componentes da máquina CNC. Analise e correção de problemas de usinagem. Mensagens de falhas e alarmes, efetuar diagnostico, analisar e corrigir falhas simples em máquinas CNC. Esquemas elétricos da máquina CNC e diagramas de ladder do CLP.

Gestão de Recursos: Administração de estoques. Sistemas de controle. Administração Materiais. Análise e resolução de problemas. Arranjo Físico. Ergonomia. Avaliação de desempenho. Elementos avaliados. Comunicação. Controle de fluxo de materiais e insumos de produção, garantir suprimentos das linhas. Logística. Gerenciamento da qualidade e atendimento ao cliente. Liderança. Motivação. MRP I (Material Requirements Planning). MRP II (Manufacturing Resource Planning). Otimização do fluxo de Produção. Planejamento da Necessidade de Materiais. Princípios básicos para mudanças. Treinamento.

Desenvolvimento de Projetos:
Planejamento e desenvolvimento de projetos. Previsão e identificação de recursos. Seleção de materiais. Projeto. Analise critica. Analise de dados. Planejamento do projeto. Pesquisa e seleção de dados tecnológicos. Desenvolvimento do projeto. Definição de critérios técnicos de avaliação. Definição de etapas de um projeto. Apresentação do projeto.