GESSEIRO

Área: Construção Civil Unidade: CENTRO DE TREINAMENTO SENAI - BERTIOGA
Av. Tomé de Souza, 11833 - Canto do Indaiá | Bertioga CEP: 11250-000
Telefone: 13 3313-2104 Site: http://www.sp.senai.br/bertioga E-mail: secretaria242@sp.senai.br

Duração: 180 horas

Datas do Curso: Turmas indisponíveis - Consulte a escola sobre novas datas

Resumo

O Curso de Qualificação Profissional Gesseiro tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução de artefatos, molduras e revestimentos de gesso para edificações, seguindo normas técnicas, de qualidade, de meio ambiente e de saúde e segurança no trabalho.

Programação do Curso

- Projeto de gesso: Simbologias; Cortes; Escalas; Detalhes.
- Planejamento: Definição; Etapas; Condicionantes; Organização; Controle; Cronograma.
- Segurança do Trabalho: Causas de acidentes; Prevenção de acidentes; Análise preliminar de riscos; Ergonomia; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Legislação.
- Meio Ambiente: Resíduos; Impactos ambientais; Normalização.
- Orçamento: Definição; Tipos; Elementos; Custos; Margens; Levantamentos de materiais; Cotação; Planilha orçamentária.
- Qualidade: Definição; Normas; Procedimentos; 5s.
- Matemática: Figuras planas: Volume; Porcentagem; Razão e proporção.
- Relacionamento com o cliente: Organização e conservação do ambiente de trabalho; Organização e conservação de ferramentas e instrumentos de trabalho; Higiente e postura pessoal.
- Gesso: Histórico e Evolução; Utilização da gipsita na construção civil; Produção de gesso no país; Dados e perspectivas atuais; Direção do gesso na construção civil.
- Fundição: Confecção de facas para molduras; Ângulos de corte; Carrinho para fundição; Preparo de massa; Fabricação de molduras lisas e desenhadas; Medidas; Cortes e armazenamentos de molduras.
- Molduras: Preparação; Ângulos de corte; Preparação de superfícies diversas; Preparação de cola para fixação em teto e parede; fechamento de juntas intenas e externas.
- Revestimento de gesso: Preparo do substrato; Preparo de mestras e guias; Alinhamento e prumo; Preparo de argamassa; Aplicação cruzada; Pré-acabamento; Queima horizontal; Queima vertical.
- Forro de gesso: Tipos; Sistemas de fixação à pólvora; Pendurais; Arames; Travas e pontos de chumbo; Enchimento de juntas.
- Sanca: Aberta; Fechada.