TÉCNICO DE MECÂNICA DE PRECISÃO

Área: Mecânica Unidade: Escola SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 379 - Santo Amaro | São Paulo CEP: 04757-000
Telefone: 11 5642-3400 Site: http://www.sp.senai.br/suicobrasileira E-mail: secretaria115@sp.senai.br

Duração: 1500 horas

Datas do Curso: Turmas já iniciadas - Consulte a escola para novas vagas ou acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

Resumo

O curso Técnico de Mecânica de Precisão tem por objetivo habilitar profissionais para: planejamento, controle e execução das ações relativas à produção e manutenção de sistemas mecânicos de precisão; o desenvolvimento de projetos relativos a sistemas mecânicos de precisão; e a prestação de serviços de apoio técnico na aquisição ou venda de produtos e serviços, de acordo com a gestão tecnológica da empresa e com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança

Programação do Curso

PROCESSOS DE USINAGEM DE PRECISÃO:
Segurança no Trabalho: regras de prevenção de acidentes, equipamentos de proteção individual e coletiva, comissão interna de prevenção de acidentes.
Organização no Trabalho: ergonomia, arranjo físico das oficinas e laboratórios, disposição e uso correto das ferramentas e equipamentos.
Leitura de Instrumentos Mecânicos: sistema métrico; tolerância dimensional; régua graduada ou escala; paquímetro e micrômetro.
Aplicação e propriedades: aço carbono, aços-liga, alumínio, latão, bronze e cobre.
Ferramentas Manuais e para Máquinas: tipos, materiais e aplicações.
Parâmetros de Corte: velocidade de corte, rotações por minuto, avanços: definições, aplicações, finalidade, tabelas.
Rugosidade: características e aplicações.
Lubrificação e Fluídos de Corte: finalidade, uso e aplicação.
Torno, Fresadora, Furadeira e Retificadora: nomenclatura, funcionamento e conservação da máquina (limpeza, lubrificação e proteção), sistemas de fixação, fixação e posicionamento das ferramentas de corte, preparação e operação das máquinas, acessórios e instrumentos utilizados no setor.
Tipos, características, aplicações e cálculos de polias, engrenagens e aparelho divisor.
Furadeira coordenada, torno - automático, eletro-erosão, pantógrafo, retificadora cilíndrica e fresadora de engrenagem: nomenclatura, funcionamento e conservação da máquina (limpeza, lubrificação e proteção), sistemas de fixação da peça e posicionamento das ferramentas de corte, preparação e operação das máquinas, acessórios e instrumentos utilizados no setor.
Ferramentas de Corte: determinar ângulos, geometria, arestas de corte em brocas, fresas, alargadores, macho e bites, realizando a afiação dos mesmos.
Rebolos: definição, tipos, aplicação e preparação de rebolos.
Histórico, tipos, vantagens, desvantagens, sistemas de coordenadas, funções de programação.
Torno e centro de usinagem a comando numérico computadorizado: programação, nomenclatura (sistema de acionamento dos eixos; sistemas de medição, motor principal e guias) e operação (sistema de fixação de ferramentas e troca automática).
Definições, arquivos de ferramentas, aplicações gráficas, operações de torneamento e fresagem, pós-processador e comunicação entre o computador e a máquina.

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO:
Fundamentos de desenho técnico, perspectiva e projeções ortográficas, cortes, normalização, elementos padronizados de máquinas, conjuntos mecânicos.
Fundamentos da computação: hardware, software, sistema operacional, editor de texto, planilha eletrônica e apresentação eletrônica.
Características, Sistema Operacional, Arquivos gerados e processados, Integração com outros sistemas, Área Gráfica, Interface com o Programa, Controle de Imagem, Elementos de Geometria, Captura Instantânea de Pontos, Edição, Propriedades de objetos, Hachuras, Dimensionamento, Texto e Impressão.


MÉTODOS E PROCESSOS:
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
Cronoanálise: tempo padrão, cronometragem, preenchimento de planilhas de tempo, estudo de tempos e métodos para melhoria do processo, implantação de melhorias, comparação de resultados.
Fluxograma: simbologias e metodologia de execução
Métodos de eliminação de falha humana: poka-yoke e dispositivos a prova de falha.
Planejamento da produção: lista de materiais, diagramas de operações, determinação da capacidade produtiva, balanceamento de linha, apuração de prazos orientada pela capacidade, coordenação de materiais, coordenação de execução, documentos de trabalho da produção.

ADMINISTRAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO-AMBIENTE.
Segurança no trabalho: regra de prevenção de acidente, equipamento de proteção individual e coletiva, comissão interna de prevenção de acidentes e saúde ocupacional.
Desenvolvimento industrial e meio-ambiente, percepção dos desequilíbrios ambientais, legislação ambiental, direito ambiental, infrações e ação educativa.
Sistema de Gestão Ambiental: definições, funções e requisitos de um sistema de gestão ambiental baseado na NBR ISO 14000.
Gerenciamento de resíduos: fontes de poluição e seu impacto sobre o ar, a água e o solo, classificação de resíduos, armazenamento, manuseio e transporte de resíduos.
Produção limpa: métodos de prevenção da produção, modificação no produto e no processo.

PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO
Introdução á manutenção: histórico da manutenção, princípios básicos da manutenção, sistemas e métodos.
Manutenção corretiva, preventiva, preditiva e produtiva total: finalidades, registros, documentação, execução da manutenção, além da organização e limpeza.
Administração e classificação de materiais, análise de compras, armazenagem, controle e formação de estoques.
Montagem, desmontagem e análise de falhas de rolamentos: tipos e métodos de montagem e desmontagem, análise de falhas, classificação de falhas e desgastes.
Lubrificantes e lubrificação industrial: classificação dos lubrificantes, sistemas de lubrificação, controle de lubrificação, armazenagem de lubrificantes, descarte de óleos e graxas.
Análise geométrica e nivelamento de máquinas e equipamentos: instrumentos utilizados, transporte e controles.

PLANEJAMENTO LOGISTICO:
Princípios, diretrizes e métodos.
Armazenagem: função, objetivos, recebimento e estoque.
Movimentação e Transporte: sistemas de produção, leiaute e tipos de movimentação.
Custo da Logística: custo de movimentação, indicadores de desempenho, métodos.
ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS
Fundamentos do cálculo de custos: terminologia, classificação e tipos, custos setoriais, margens de contribuição, amortização do investimento, métodos de avaliação da rentabilidade e comparação de custos.

GESTÃO DE PESSOAS:
Técnicas de intelecção de texto: análise textual e análise temática
Parágrafo: estrutura interna e unidade interna
Descrição: objeto, processo e ambiente.
Dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Relatório: estrutura e tipos.
Estruturas-padrão de redação técnica: requerimento, memorando, ordem de serviço, orçamento, currículo, carta de apresentação e carta comercial.
Processo de mudança: percepção, motivação, comunicação, liderança e trabalho em equipe.
Consolidação das Leis do Trabalho: deveres dos empregados, salários e encargos, leis trabalhistas, jornada de trabalho, carteira de trabalho, fundo de garantia, estabilidade, acidente de trabalho, comissão interna de acidentes de trabalho, repouso, remuneração e férias, trabalho do menor, trabalho da mulher, tipos de salário, contrato de trabalho, acordo coletivo, aposentadoria, beneficiários.

TECNOLOGIA:
Trigonometria, teorema de Pitágoras, regra de três e porcentagem.
Razões trigonométricas (funções e leis de seno e cosseno), forças e vetores (horizontais, verticais e resultantes), projeção, momento de uma força, torque.
Ferro Gusa: definição, características, processo de obtenção, propriedades e alto-forno.
Ferro Fundido: definição, características, processo de obtenção e propriedades.
Aços: definição, características, processo de obtenção e propriedades.
Conformação Mecânica: fundição, forjamento, laminação, trefilação, extrusão (defeitos e causas).
Tipos de Esforços Mecânicos: tração, compressão, cisalhamento, torção, flexão, flambagem.
Normalização: definições e objetivos.
Elementos: pinos, parafusos, porcas, travas, arruelas, anéis elásticos, chavetas, vedações, mancais, eixos e eixos árvores.
Transmissões: por corrente, por correia, acoplamentos e variadores de velocidade.
Balanceamento: definições, ação da força centrífuga, de elementos, de máquinas, estático e dinâmico.
Análises Metalográficos: substâncias químicas, soluções, misturas, ligas, diagrama de Equilíbrio ferro-carbono e diagramas de transformação isotérmica.
Durezas: Brinell, Rockwell, Vickers e Shore definições, conceitos e aplicações.
Tratamento Térmico: definição, conceito, aplicação, tratamento termo físico (recozimento, esferoidização, normalização, têmpera e revenimento).
Tratamentos Isotérmicos: definição, austêmpera e martêmpera.
Tratamento Termo - químicos: definição, cementação, nitretação, cianetação (Carbonitretação Líquida), Carbonitretação (Nitro-Carbonetação), Sulfocarbonitretação e Boretação.
Forças: equilíbrio, composição e decomposição.
Vínculos estruturais: tipos de vínculos, tipos de cargas e cálculo de reações nos apoios.
Características geométricas da figuras planas: centro de gravidade e momento de inércia e polar.
Tração e compressão: unidades do SI., diagrama tensão deformação, coeficiente de segurança, tensão admissível, tração e compressão.
Dimensionamento de peças e conjuntos: ensaios, módulos de elasticidade, peso próprio e tensão térmica.
Cisalhamento: definição, força cortante, tensão normal e de cisalhamento, pressão de contato, cálculos em elementos de união e ensaios.
Flexão: fundamentos, tensão normal e dimensionamento.
Torção: movimento circular, momento torçor ou torque potência, tensão de cisalhamento na torção, dimensionamento de eixos-árvores e ensaios.
Flambagem: Comprimento livre, Índice de Esbeltez, Tensão crítica e Ensaios.
Metalurgia e Materiais: Noções de metais e ligas metálicas;
Química e eletroquímica: o átomo e os elementos químicos, noções elementares de íons, noções de ácidos, bases, sais e óxidos, substâncias iônicas, reações de oxi-redução.
Eletricidade: resistência elétrica, resistividade, diferença de potencial, corrente elétrica contínua e alternada, condutores, condutividade e efeito joule.
Revestimentos metálicos e orgânicos: características, conceitos, funções, tipos, métodos e processos.
Tecnologia de Soldagem: características, conceitos, funções, tipos, aplicações, métodos e processos.
Ensaios e interpretação: características e funções dos ensaios metalográficos, de ultrassom, de tração e radiografia.

AUTOMAÇÃO DA MANUFATURA:
Tecnologia pneumática: preparação e distribuição do ar comprimido, compressores, tratamento do ar, tubulações e unidade de conservação, atuadores (tipos, características e aplicações), válvulas (tipos, características e aplicações), interpretação, construção e montagem de circuitos pneumáticos básicos.
Tecnologia hidráulica: principio de pascal, unidades de medidas, instrumento de medição, características de aplicação, reservatórios, filtros, fluidos hidráulicos, tubulações, conexões (tipos, características e aplicações), bombas hidráulicas (tipos, características e aplicações), cilindros (tipos, características e aplicações), motores hidráulicas (tipos, características e aplicações), válvulas hidráulicas (tipos, características e aplicações), montagem de circuitos hidráulicos básicos.
Princípios de eletroeletrônica, dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores e relés térmicos), máquinas elétricas (transformadores e motores elétricos), comandos elétricos (componentes e circuito de comando), dispositivos de controle (posicionamento, motores de passo e sensores), eletrônica industrial (diodos, tiristores e princípios dos conversores).
Montagem de comandos elétricos: regras para elaboração de tarefas na oficina, chaves de manobra, temporizadores, transformadores e rotação em um motor de indução.
Fundamentos (tipos e aplicações), estrutura básica (módulos de entrada e saída, blocos analógicos e digitais), programação (operações booleanas e linguagem de contato).

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE:
Condições ambientais de laboratórios (partículas em suspensão, umidade relativa do ar, luminosidade, temperatura e normas), vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia, higrômetros, blocos-padrão, superfícies de referência, sistemas de medições angulares, gestão de instrumentos, manutenção e calibração de instrumentos de leitura direta e indireta, rodagem (abrasivos, rodadores e processos) e normas (identificação, objetivo e aplicação).
Medição de pressão: definição de pressão, medição de pressão pela coluna de líquido, conversão de unidades e instrumentos de medição de pressão com sensor de elemento elástico.
Calibradores, padrões, sistemas de medição e controle: controle dimensional, blocos-padrão, superfícies planas de referência e controle de perpendicularidade.
Princípios e conceitos, adaptação a mudanças, satisfação dos clientes, gestão do sistema (estratégia, adaptação, convencimento e motivação), melhoria continua, indicadores de desempenho, tipos de sistemas da qualidade, evolução do conceito qualidade, normas (ISO 9000, QS 9000 e TS 16949), ferramentas da qualidade (tipos, conceitos e aplicações).
Implantação do sistema de gestão da qualidade: compromisso da administração, formação de um comitê de coordenação, conscientização, diagnóstico, treinamentos, grupos de trabalho, documentação, auditorias internas da qualidade, certificação.
Leitura e interpretação da norma NBR ISO 9001:2000: explicações sobre as seções da norma NBR ISO 9001:2000, princípios, objetivo, referências normativas, termos de definições, registros da qualidade e matriz de correlação.
Metrologia dimensional: definição, metrologia no Brasil e no mundo, fundamentos de intercambiabilidade, relatórios de medição, áreas da metrologia (legal, científica e industrial), características do laboratório (temperatura, umidade relativa do ar, organização, limpeza, construção e fundação), erros de medição (sistemáticos, aleatórios e suas principais fontes), sistema internacional de unidades (unidades de base, unidades derivadas e sistema métrico).
Metrologia básica: medições externas (paquímetro universal analógico, micrômetro externo analógico), medições internas (micrômetro interno de três contatos analógico, micrômetro interno de três contatos digital e comparador de diâmetro interno analógico), medições verticais (micrômetro vertical analógico, micrômetro vertical digital e calibrador de altura linear digital), medições angulares indiretas (cone externo, cone interno, transferidor de ângulo universal e mesa de seno):
Metrologia avançada: teorias e tecnologias voltadas às superfícies das peças, rugosímetro digital, tolerância geométrica, classificação dos instrumentos e tipos de paquímetros, micrômetros especiais, projetor de perfil digital, máquina de medir por coordenadas (apresentação, aplicação, funcionamento, calibração de pontas, sistema de coordenadas (subprograma), medição tridimensional automática (programação CNC) e medição teórica).

PROJETOS:
A) PLANEJAMENTO
Definir teoricamente projetos (conceitos, objetivos e requisitos), desenvolver pesquisa, etapas do projeto e metodologia cientifica.
Gerenciamento do projeto (conceito, ferramentas e funções)
Definir projeto, desenvolvendo o produto, realizando análise funcional do projeto, desenvolvendo documentos para a manufatura (cronogramas, desenhos, planos de fabricação, operação e inspeção), estimando tempos e métodos utilizados para confecção, verificando também a viabilidade técnica do projeto.
Desenvolver planilha de custos do projeto, calculando todos os custos inerentes ao projeto e verificando sua viabilidade econômica.
B) CONFECÇÃO / IMPLEMENTAÇÃO
De acordo com a documentação estabelecida na etapa anterior devemos: verificar a aquisição do material, distribuir tarefas entre os integrantes do grupo, confeccionar as peças e realizar a montagem do projeto, sempre analisando e anotando os desvios de trajetória ocorridos entre o planejado e o executado.

C) AVALIAÇÃO
No planejamento será feita uma apresentação breve do projeto e de seu planejamento para os docentes de planejamento e confecção do projeto.
No término da confecção o grupo fará uma apresentação do projeto para um grupo de docentes, mencionando todos os conteúdos e conhecimentos tecnológicos consultados e utilizados para conclusão do projeto.