TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA

Área: Energia Unidade: Centro de Treinam. Senai "Com. Santoro Mirone"
RUA SENAI, 129 - Fazenda Pimenta | Indaiatuba CEP: 13347-680
Telefone: 19 3825-3450 Site: http://www.sp.senai.br/indaiatuba E-mail: senaiindaiatuba@sp.senai.br

Duração: 1200 horas

Datas do Curso: Turmas já iniciadas - Consulte a escola para novas vagas ou acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

Resumo

O Curso Técnico de Eletrotécnica tem por objetivo habilitar profissionais para instalar, operar e manter equipamentos e sistemas destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como elaborar projetos, seguindo normas técnicas, ambientais, da qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

Programação do Curso

COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA: Técnica de Intelecção de Texto: análises textual e temática. Parágrafo: estrutura interna e unidade interna. Descrição: de objeto, de processo e de ambiente. Dissertação. Estrutura padrão de redação técnica. Relatório: estrutura e tipos. Fundamentos da computação. Editor de Texto. Planilhas eletrônicas. Formas de apresentação.

ELETRICIDADE: Cálculos Técnicos. Fundamentos de Eletricidade: histórico e eletrostática. Circuitos de Corrente Contínua (C.C.): intensidade de corrente elétrica, resistência elétrica, energia elétrica, potência elétrica, circuitos elétricos, geradores e receptores, cálculos de redes. Circuitos de Corrente Alternada (C.A.): corrente alternada, circuito resistivo e indutivo (R L), circuito resistivo e capacitivo (R C), circuito resistivo, indutivo e capacitivo ( R L C), potência elétrica. Circuitos Trifásicos: potência trifásica, correção do fator de potência, cargas equilibradas, cargas desequilibradas. Instrumentos de Medidas: teoria dos erros, processos de leitura, classificação, tipos.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Normalização: normas técnicas brasileiras, padronização de representações. Desenho assistido por computador: comandos, área de trabalho e biblioteca. Materiais: tipos, aplicação e conservação. Ferramental: tipos, aplicação e conservação. Técnicas de conexão: materiais e tipos. Diagramas: tipos e características. Luminotécnica: fontes de luz artificial, aplicação, cálculo da iluminação, montagens de circuitos de iluminação, eficiência energética em sistemas de iluminação. Proteção contra os perigos da energia elétrica: efeitos da corrente elétrica no corpo humano, prevenção contra incêndio, medidas de proteção, primeiros socorros para acidentados por choque elétrico. Confecção de instalações elétricas: previsão das cargas, quadro de distribuição e dimensionamento. Descargas atmosféricas, surtos e manobras: normalização, terminologia, formação das descargas, raios, sistemas de proteção. Utilidades Industriais: tipos e padronização do código de cores. Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade.

MÁQUINAS ELÉTRICAS: Magnetismo: princípios, materiais magnéticos. Eletromagnetismo: campo magnético, indução eletromagnética, histerese e circuitos magnéticos. Transformadores: monofásico e trifásico. Motor de indução trifásico: tipos, campo magnético girante, escorregamento, classificação. Motor monofásico: tipos e aplicação. Motores especiais: tipos e aplicação. Máquinas síncronas: motor e gerador. Máquinas de corrente contínua: motor e gerador. Pneumática: ar comprimido, fontes geradores de energia pneumática, redes de distribuição de ar comprimido, preparação do ar comprimido, elementos pneumáticos de trabalho, simbologia, válvulas. Hidráulica: princípios físicos, acionamento, pressão, tipos de fluxo, queda de pressão, sistema internacional de unidades, bombas, atuadores, diagramas e símbolos normalizados, válvulas, fluidos e acessórios. Eletropneumática: conversores de sinais, circuitos de comandos seqüenciais, diagramas de funcionamento, condições marginais, circuitos eletropneumáticos. Eletro-hidráulica: conversores de sinais, circuitos de comando seqüenciais, diagramas de funcionamento, transdutores, válvulas proporcionais, condições marginais, circuitos eletro-hidráulicos. Comandos eletroeletrônicos: diagramas de comando e potência, diagramas, tipos de partidas de máquinas, tipos de freio. Desenho assistido por computador: comandos, área de trabalho e biblioteca. Normalização.

AUTOMAÇÃO - SISTEMAS DE ENERGIA: Sistemas de numeração: tipos, conversão entre sistemas, operações aritméticas. Portas Lógicas: estados, funções, tabela e tipos. Códigos de conversão numérica. Teoria de controle: malha aberta e malha fechada. Controladores programáveis: fundamentos de automação, sinais, estrutura básica, módulos de interface, princípios de funcionamento, especificação, linguagens de programação. Relés programáveis. Microcontroladores. Sistemas supervisórios: telemetria e telecomando. Controlador de demanda. Normalização.

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA: Física dos semicondutores: Estrutura atômica e cristalina, lacuna, bandas de energia, processo de dopagem. Diodos: Junção Positiva e Negativa (PN), ideal e real, curva característica, especificações, diodos especiais e zener. Dissipadores: tipos e características. Retificadores: meia onda e onda completa. Transistor bipolar: definições e características. Polarização de transistor: curva característica, configurações básicas e métodos. Optoacopladores: fotodiodo, fototransistor, acoplamento óptico. Tiristores: retificador controlado de silício (SCR), diodo de corrente alternada (DIAC), triodo de corrente alternada (TRIAC), tipos especiais. Circuitos de disparo: transistor de unijunção. Circuitos retificadores: monofásicos e polifásicos. Conversores: blocos funcionais. Inversores de freqüência: blocos funcionais. Desenho assistido por computador: comandos, área de trabalho e biblioteca.

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA: Geração de energia: transformação, geração e turbinas. Casa de máquinas e auxiliares: geradores em carga e vazio, paralelismo, sincronismo de geradores, motor-gerador, ajuste de grandezas elétricas,reversibilidade do gerador síncrono. Transporte de energia elétrica e linhas de transmissão: características e classes de tensão. Transmissão de energia: comportamento mecânico dos condutores, relação de tensão e corrente nas linhas de transmissão.
Operação das linhas de transmissão: energização, desenergização e efeito Ferranti. Distribuição de energia elétrica: redes primárias, secundárias, tipos e características físicas. Parâmetros de Controle em sistemas de distribuição. Tensão, demanda, fator de potência. Operações de redes de distribuição: centro de operações e tipos de manobras. Subestação: tipos, características de funcionamento e operação.
Equipamentos: representação, diagramas elétricos. Componente dos transformadores: óleo isolante, tanque de expansão, válvula de segurança, secador de ar, tubo de expansão, bichas isolantes, transformador de corrente tipo bucha, mecanismo do seletor de tensão, termômetro, sistema de refrigeração, transformadores de potencial e de corrente. Seccionadoras: definição, funcionamento e tipos.
Disjuntores: definição, funcionamento, comandos de ligar e desligar e tipos. Pára-raios: definições e tipos.
Banco de capacitores: definições, aplicações e ligações. Religadores: aplicação, características e funcionamento. Seccionadores: aplicação, características e funcionamento. Reguladores de Tensão: aplicação, características e funcionamento. Sistema de proteção e medição: definição, grandezas, simbologia e nomenclatura, ligações, componentes internos, funcionamento e tipos de relés. Normalização e legislação.

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: Qualidade de Energia: definição e principais distúrbios. Análise Econômica: fluxo de caixa e critérios para tomada de decisão. Qualidade de fornecimento: definição e continuidade de fornecimento. Sistema Tarifário: definições, sistema elétrico, estrutura tarifária, tensão de fornecimento, faturamento, fator de potência ou energia reativa excedente, análise do perfil de utilização, indicadores de eficiência energética. Eficiência Energética: subestações elétricas, sistemas de distribuição, motores elétricos. Fontes Alternativas: eólica, solar, biomassas. Monitoração da qualidade de energia: necessidade de monitoração, tipos de instrumentos, rede de monitoração, análise e apresentação de dados. Normalização e legislação.

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SISTEMAS DE ENERGIA: Manutenção: definição, tipos e controle.
Instrumentos e ferramentas de testes e ensaios: medidor de rigidez dielétrica, medidor de relação de transformação, termovisor, fonte de alta corrente, analisador de gases em óleos isolantes. Diagnóstico de falhas e defeitos: análise de parâmetros de estado, detecção de falhas e defeitos, análise de falhas e defeitos e estudo das causas. Técnicas de reparos em: transformadores, disjuntores, seccionadoras, isoladores, transformadores de corrente e tensão, cabos e barramentos, painéis e cubículos, pára-raios, sistemas de alimentação de emergência. Ensaios de Sistemas Elétricos: isolação, fuga, temperatura, corrente aplicada. Relés de proteção: aplicabilidade, elementos de ajuste, ensaio e parametrização.
Sistemas de proteção atmosférica e aterramento: elementos, equipotencialização, medidas de aterramento e inspeção. Normalização.

GESTÃO DE RECURSOS: Liderança: percepção, diferenças individuais, características do líder, estilos, técnicas para condução de reuniões.
Análise de problemas e tomada de decisão: técnicas para resolução de problemas, formas de administração de conflitos.
Motivação: ciclo motivacional, hierarquia das necessidades, fatores motivacionais.
Treinamento: Técnicas de demonstração, recursos audiovisuais.
Logística: definição, histórico, cadeia e fluxo de informação.
Armazenagem de materiais elétricos: definição, estoque, cuidados e manuseio e inventário.
Movimentação de materiais e equipamentos: definição, embalagem, transporte e distribuição.
Ecoeficiência na indústria: produção mais limpa, tecnologias limpas, parceria verde, design para reciclagem, análise de ciclo de vida, reduzir, reutilizar e reciclar (3Rs), relação com a energia.
Sistemas de gestão ambiental: definição, normalização, avaliação de desempenho e certificação ambiental.
Sistema de gestão da qualidade: definição e normalização.
Ferramentas da qualidade: características, objetivos e tipos.

PROJETOS:
Projeto: definição; características; análise de viabilidade; concepção.
Planejamento do projeto: proposição do objetivo; coleta e análise de dados; elaboração de cronograma de desenvolvimento; previsão de recursos; determinação do custo; definição de critérios de avaliação.
Desenvolvimento do projeto: alocação de recursos; execução; avaliação.
Apresentação do projeto: técnicas, identificação de recursos; definição de programação.