Fale Conosco

Fale Conosco



Dúvidas Frequentes
 
Antes de entrar em contato conosco, veja se a sua dúvida já está respondida. Clique na pergunta para visualizar a resposta.
 
 


Como o candidato pode conseguir uma carta de empresa contribuinte para concorrer às vagas do Curso de Aprendizagem Industrial?

É necessário que o interessado entre em contato direto com a empresa. A Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, chamada Lei da Aprendizagem, obriga as empresas médias e grandes a contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos e matriculá-los em cursos de formação profissional do SENAI. Alertar a empresa sobre a legislação pode ser um bom argumento.

Como obter a segunda via de certificado de curso?

O interessado deve procurar a escola em que frequentou o curso e preencher o requerimento, solicitando a 2ª via do documento. Será necessário informar o ano de conclusão, título, duração e turno do curso.

O aluno do SENAI-SP pode ser contratado pelas empresas como estagiário ou funcionário?

O aluno do Curso de Aprendizagem Industrial deve ser contratado como funcionário, considerando-se a Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, a Lei da Aprendizagem. O aluno dos cursos técnicos e superiores pode ser contratado como estagiário ou funcionário. Para mais informações, acesse o site da escola.

O SENAI-SP disponibiliza provas e gabaritos antigos para que o candidato possa estudar?

Não. Esse material fica disponível no site por, aproximadamente, 40 dias, após o encerramento do processo seletivo.

O SENAI-SP oferece cursos gratuitos?

Sim, os Cursos Técnicos e os Cursos de Aprendizagem Industrial são gratuitos. Os Cursos de Formação Continuada, Superiores de Tecnologia e de Pós-graduação lato sensu são pagos.

O SENAI-SP vende material didático? Onde conseguir?

Não, o material didático é disponibilizado aos alunos regularmente matriculados.

Por que é necessário o término do ensino médio para ingressar nos cursos técnicos do SENAI-SP?

De acordo com o Decreto Federal nº 5.154, de 23 de julho de 2004, as escolas de educação profissional podem ofertar cursos técnicos em articulação com o ensino médio, optando-se por uma das seguintes formas: integrada, concomitante ou subsequente. O SENAI-SP optou por ofertar os cursos técnicos de nível médio na forma subsequente que tem como requisito de escolaridade, o ensino médio concluído.

Qual a idade e a escolaridade mínimas para ingressar nos cursos do SENAI-SP?

Para Curso de Aprendizagem Industrial: Quanto à idade: • O candidato que possuir carta de indicação de empresa contribuinte deve ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. • O candidato da comunidade deve ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 18 anos. Quanto à escolaridade, há exigência de ensino fundamental concluído. Para Curso Técnico: Não há limite de idade e o aluno deve ter concluído o ensino médio. Para Curso Superior: Não há limite de idade e o aluno deve ter concluído o ensino médio. Para Curso de Pós-graduação: Não há limite de idade e o aluno deve ter concluído o curso superior.


Enviar Pergunta