• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

CALDEIREIRO CUBATÃO - CENTRO - 663

A A A
RESUMO

O Curso de Aprendizagem Industrial ? Caldeireiro tem por objetivo proporcionar aos aprendizes qualificação profissional em conhecimentos referentes à tecnologia dos materiais ferrosos e não-ferrosos e processos de fabricação, bem como à aquisição de técnicas de fabricação e reparo de peças e equipamentos de Caldeiraria, considerando normas técnicas, ferramentas da qualidade e os aspectos de saúde e meio ambiente.

programação do curso

- Técnicas de Redação em Língua Portuguesa
Técnicas de intelecção de texto; Parágrafo; Descrição; Dissertação; Relatório; Estruturas-padrão de redação técnica.
- Matemática
Conjuntos numéricos; Elementos de Geometria; Regra de três simples; Triângulo retângulo; Elementos de Álgebra; Organização de dados numéricos; Função real; Análise combinatória.
- Ciências Aplicadas
Materiais; Os materiais e o meio ambiente; Medidas físicas e unidades; Forças; Energia e trabalho; Máquinas simples; Princípios da Termologia; Química dos materiais.
- Desenho Técnico
Desenhos técnico e artístico; Material e instrumentos; Caligrafia técnica; Figuras e sólidos geométricos; Perspectiva isométrica; Projeção ortográfica; Cotagem; Supressão de vistas; Corte total e meio corte; Escala; Construções geométricas; Planificação; Rugosidade superficial; Corte; Casos especiais de projeção ortográfica; Elementos padronizados de máquinas; Tolerância dimensional; Tolerância geométrica; Conjuntos de Caldeiraria.
- Iniciação à Informática
Terminologia básica; Componentes do sistema de microcomputador; Periféricos; Sistemas operacionais; Vírus de computador; Editor de textos; Internet; Planilha eletrônica; Banco de dados; Programa de apresentação gráfica; Exercícios de navegabilidade em softwares da ocupação (especificação de materiais, simulações, CAD e outras aplicações específicas); Conseqüências provocadas pela utilização do computador.
>Base Tecnológica
- Controle Dimensional
Instrumentos; Medição; Tubulações e acessórios; Medir; Nivelar; Verificar; Tanques e acessórios; Vasos de pressão; Garantia de qualidade.
- Tecnologia Metalúrgica
Tecnologia dos materiais; Tecnologia de Caldeiraria; Tecnologia de corte; Tecnologia de soldagem;
- Qualidade.
- Eletricidade Básica
Fontes geradoras de eletricidade; Técnicas de conexão de condutores e isolação; Circuito elétrico; Instrumentos de medição; Componentes elétricos; Dispositivos de manobra e proteção; Normas técnicas: leitura e interpretação de diagramas elétricos de instalações; Circuito magnético; Corrente alternada; Dispositivos de proteção acionamento e segurança; Motores elétricos de indução; Lâmpadas; Prevenção em energia elétrica.
- Ensaios
Explorar o local de trabalho; Emendar, soldar e isolar condutores; Medir corrente elétrica; Medir tensão e resistência elétrica; Comprovar a Lei de Ohm; Testar componentes elétricos; Ensaiar circuitos elétricos prediais básicos; Ligar tomada universal com terra (TUG) e lâmpada incandescente de 110V, comandada por interruptor simples; Montar e testar luminária de lâmpada fluorescente (resistência de isolação e funcionamento); Ligar luminária de lâmpada fluorescente com tomada e plug monobloco polarizado (TUE) de três terminais; Ligar motor de indução monofásico; Ligar motor de indução trifásico; Montar chave automática de reversão de motores monofásicos e trifásicos, ajustando o relé térmico para corrente nominal; Testar isolação de motores de indução; Verificar conexões de sistemas de aterramento.
- Operações de Mecânica
Furadeira; Esmerilhadoras; Mesa de Traçagem e Controle; Morsa de bancada; Limas; Serra Manual; Brocas; Machos e Cossinetes para Roscar; Ferramentas de corte; Roscas; Peças Metálicas de União; Instrumentos de Medição e Controle; Torno Mecânico Horizontal; Fresadora; Sistemas de Lubrificação; Elementos de Fixação; Operações de Mecânica.
- Prática Profissional
Traçagem; Corte; Conformação; Montagem; Soldagem: processos oxiacetilênico, eletrodo revestido e MAG.

CUBATÃO - CENTRO - 663

ÁREA:Metalurgia

CARGA HORÁRIA:1600 horas

UNIDADE: Escola Senai Hessel Horácio Cherkassky
Praça da Bíblia, 1 - Centro | Cubatão
CEP: 11510-300
Telefone: 13 3362-5900
Site: http://www.sp.senai.br/cubatao
E-mail: contato@sp.senai.br

Turma(s):

encontre uma escola