• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

TÉCNICO DE CERÂMICA RIO CLARO - JARDIM PRIMAVERA - 68512

A A A
RESUMO

O Curso Técnico de Cerâmica tem por objetivo habilitar profissionais para planejar, coordenar e controlar o processo de produção de placas cerâmicas e participar no desenvolvimento de produtos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança no trabalho.

programação do curso

COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Comunicação; Técnica de Intelecção de Texto; Técnicas de Elaboração de Textos; Editor de Texto; Editor de Apresentação; Técnicas de apresentação; Rede Mundial de Computadores; Pesquisa.

MÉTODOS QUANTITATIVOS
Operações Matemáticas:
Unidades e Grandezas Físicas:
Fundamentos de Metrologia: Sistema Internacional de Unidades; Sistemas de medição; Tolerâncias e ajustes; Equipamentos de Controle do Processo Produtivo e Produto; Conservação de equipamentos e instrumentos.

PROCESSO PRODUTIVO DE MATERIAIS CERÂMICOS
Indústria de cerâmica de revestimento.
Materiais Cerâmicos: Atomística; Ligações químicas; Funções inorgânicas; Reações químicas; Arranjos Atômicos; Propriedades dos Materiais cerâmicos; Constituintes dos materiais cerâmicos; Matérias-primas; Insumos; Técnicas de caracterização dos materiais cerâmicos; Diagramas de fases.
Processo de Fabricação: Fluxograma; Preparação de Massa; Conformação; Secagem; Vidrados; Engobe; Pasta serigráfica; Esmaltação; Queima; Classificação; Embalagem; Aspectos de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente relacionados aos processos de fabricação.

CONTROLE DO PROCESSO PRODUTIVO
Controle do Processo Produtivo: Nas matérias primas e insumos; Preparação de Massa; Conformação; Secagem; Esmaltação; Queima; Classificação; Resíduos e Poluentes; Ferramentas da qualidade; Ações corretivas.
Defeitos das placas cerâmicas. Manutenção de Equipamentos.

ENSAIOS CERÂMICOS
Amostragem; Beneficiamento; Quarteamento; Umidade; Granulometria; Resíduo; Fluidez do pó; Massa Específica Aparente; Índice de Hausner; Massa Específica Real; Plasticidade; Corpos de prova; Retração linear; Módulo de ruptura a flexão; Perda ao fogo; Absorção de água, porosidade aparente, Massa Específica Aparente e Massa Específica Aparente da parte Sólida; Curva de Gresificação; Curva de Isocompactação; Análise de vidrados, fritas e corantes; Botão de escorrimento e espalhamento; Análise de pastas serigráficas; Soluções químicas; Viscosidade Aparente; Consumo de defloculante; Análise Dilatométrica; Análise Térmica Diferencial; Análise termogravimétrica; Ensaios de produtos acabados; Porosidade Total e fator de empacotamento; Plano de manutenção; Plano de calibração; Procedimentos de segurança para ensaios cerâmicos.

PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO E MATERIAIS
Planejamento da produção; Capacidade produtiva; Estoque; Plano de produção; Sequenciamento de produção; Recursos.

GESTÃO DE PROCESSOS
Administração da Produção; Logística; Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão de materiais; Gestão de recursos humanos; Gestão de equipamentos.

GESTÃO DE PESSOAS
Visão holística e sistêmica; Planejamento; Liderança; Trabalho em equipe; Relação Fornecedor ? Cliente; Análise de Problemas e Tomada de Decisão ? APTD; Motivação; Segurança; Treinamento; Avaliação de Desempenho.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS CERÂMICOS
Projeto: Definição; Fundamentos do Trabalho Científico; Características; Análise de viabilidade; Concepção.
Planejamento: Proposição de objetivos; Coleta de dados; Análise de dados; Elaboração de cronograma de desenvolvimento; Previsão de recursos; Determinação de custos; Determinação de critérios técnicos.
Desenvolvimento: Dimensionamento de recursos, Execução.
Resultados.

RIO CLARO - JARDIM PRIMAVERA - 68512

ÁREA:Cerâmica

CARGA HORÁRIA:1500 horas

UNIDADE: Escola Senai Manoel José Ferreira
Avenida 46, nº 661 - Jardim Primavera | Rio Claro
CEP: 13504-050
Telefone: 19 3522-4950
Site: http://www.sp.senai.br/rioclaro
E-mail: secretaria506@sp.senai.br

Turma(s):