• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

TÉCNICO DE MECATRÔNICA SOROCABA - SANTA ROSÁLIA - 85458

A A A
RESUMO

O curso técnico de Mecatrônica tem por objetivo habilitar profissionais para que possam atuar no desenvolvimento de sistemas automatizados de manufatura, implementar e manter máquinas e equipamentos automatizados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente e, ainda desenvolver habilidades e atitudes que propiciem ao aluno a ampliação de sua capacidade pessoal e de equipe, na organização e no preparo para enfrentar situações rotineiras e complexas, respeitando os valores éticos e estéticos na realização de seu trabalho.

programação do curso

FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO: 75 horas
Elementos de comunicação; Funções da linguagem; Níveis de linguagem; Descrição; Texto técnico; Metodologia de pesquisa; Comunicação oral; Tecnologia da informação; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

FUNDAMENTOS DA ELETROTÉCNICA: 150 horas
Matemática aplicada; Energia elétrica; Resistores; Leis de Ohm; Leis de Kirchoff; Circuitos de Corrente Contínua; Indutores; Capacitores; Circuitos RC, RL e RLC; Circuitos de corrente alternada; Magnetismo e eletromagnetismo; Transformadores; Instrumentos e equipamentos; Técnicas de soldagem; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos; Normas e procedimentos.

FUNDAMENTOS DA MECÂNICA: 120 horas
Desenho técnico; Ferramentas manuais; Mecânica; Instrumentos e equipamentos de medição e controle; Qualidade total; Ferramentas da qualidade; Manuseio de materiais e equipamentos; Normas e procedimentos; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

ACIONAMENTO DE DISPOSITIVOS ATUADORES: 210 horas
Eletricidade industrial; Instalação de máquinas e equipamentos; Pneumática e hidráulica; Controladores Lógicos Programáveis; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

PROCESSAMENTO DE SINAIS: 195 horas
Eletrônica analógica; Eletrônica digital; Microcontroladores; Sensores; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

GESTÃO DA MANUTENÇÃO: 45 horas
Manutenção; Software de gerenciamento de manutenção; Ordem de serviço; Pontos críticos em sistemas de automatizados de manufatura; Histórico de manutenção de equipamentos e dispositivos; Diagnóstico de defeitos e falhas; Cronograma; Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); Validação da manutenção; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: 90 horas
Equipamentos de diagnósticos aplicados à manutenção; Técnicas de montagem e desmontagem de máquinas e dispositivos mecânicos; Lubrificação; Sistema de vedação; Materiais e equipamentos; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos; Redutores; Dinâmica e estática; Resistência dos materiais.

IMPLEMENTAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: 120 horas
Materiais; Equipamentos e instrumentos mecânicos; Documentação técnica; Comissionamento; Sistemas de manufatura; Análise de falhas; Parâmetros; Dispositivos de segurança; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

PROCESSOS DE USINAGEM: 135 horas
Material de construção mecânica; Processos de fabricação; Tratamento térmico; Conjuntos mecânicos; Tecnologia dos materiais; Tecnologia e ensaios dos processos de usinagem; Operações manuais; Usinagem com máquinas convencionais; Operações com máquinas; Usinagem com máquinas por CNC; Segurança no trabalho; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

SISTEMAS LÓGICOS PROGRAMÁVEIS DE MANUFATURA: 180 horas
Controladores Lógicos Programáveis (CLP); Estações de trabalho; Sistemas supervisórios e IHM; Redes industriais; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE PRODUÇÃO: 120 horas
CAD; CAM; Usinagem em CNC; Sistemas de produção; Robótica industrial; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS AUTOMATIZADOS: 60 horas
Análise de viabilidade do projeto; Especificações dos requisitos; Planejamento do projeto; Desenvolvimento do projeto; Apresentação do projeto; Ética; Apresentação de dados e informações; Materiais e equipamentos.

SOROCABA - SANTA ROSÁLIA - 85458

ÁREA:Mecatrônica

CARGA HORÁRIA:1500 horas

UNIDADE: Escola Senai Gaspar Ricardo Junior
Praça Roberto Mange, 30 - Santa Rosália | Sorocaba
CEP: 18090-110
Telefone: 15 3212-7400
Site: http://www.sp.senai.br/sorocaba
E-mail: senaisorocaba@sp.senai.br

Turma(s):

encontre uma escola