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TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SÃO PAULO - SANTA CECÍLIA - 85566

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RESUMO

O Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas tem por objetivo habilitar profissionais para analisar requisitos funcionais e não-funcionais de produtos, desenvolver e testar sistemas de software, de acordo com as especificações do projeto, considerando as boas práticas do mercado de tecnologia da informação e as necessidades do usuário.

programação do curso

FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO
*L inguagem de programação: Princípios; Caraterísticas; Tipo.
* Lógica de programação orientada a objeto: Definição; Aplicação; Algoritmo; Técnicas de código limpo (clean code).
* Programação Orientada a Objetos: Definição; Pacotes; Classes; Objetos; Interface; Polimorfismo; Enumerações; Relacionamentos de objetos.
* Ambiente de desenvolvimento: Instalação e configuração; Gerenciamento de dependências; Recursos e interfaces.
* Manipulação de arquivos: Escrita; Leitura
* Controle de versões: Definição; Repositório

SISTEMAS OPERACIONAIS
* Arquitetura dos sistemas operacionais: Definição; Histórico; Classificação; Gerenciador de processos; Sistemas de arquivos.
* Sistema operacional código fechado: Definição; Modo texto (linha de comando); Modo gráfico (Interface gráfica); Níveis de inicialização e finalização; Instalação na máquina virtual.
* Sistemas operacional código aberto: Definição; Modo texto (linha de comando); Modo gráfico (interface gráfica); Níveis de inicialização e finalização; Instalação na máquina virtual.
* Editor de texto: Formatação; Inserção de elementos; Verificação de ortografia; Impressão de arquivos.
* Planilha eletrônica; Criação de planilhas; Formatação de células; Entrada de dados; Funções; Criação de gráficos; Impressão.

HARDWARE E REDES
* Hardware: Histórico e terminologias; Sistemas numéricos; Arquitetura; Instalação de sistemas operacionais; Instalação e configuração de drivers e aplicativos dos periféricos; Testes de funcionamento.
* Redes de computadores: Definição; Aplicabilidade; Tipos; Topologia; Protocolo; Equipamentos ativos e passivos de redes; Meios físicos de transmissão de dados; Meios sem fio de transmissão de dados; Segurança de Redes; Firewall; Serviços de redes; Unidades e pastas em rede.

LINGUAGEM DE MARCAÇÃO
* Linguagens de marcação: Definição; Tipos.
* World wide web (www): Definição; Mudanças na world wide web; Registro e domínio; Hospedagem; Mercado de trabalho.
* Leiautes de tela: Definição; Planejamento; Wireframe.
* HTML: Definição (Hyper text market language); Validação de código pelo W3C; Elementos da linguagem; Semântica dos elementos; Elementos para manipulação de textos; Elementos de cores e imagens; Elementos de ancoras (links); Elementos de listas; Elementos de tabulação; Elementos de entrada de dados ( Formulários).
* Estilização de páginas: Definição; Semântica de programação W3C; Validação de código pelo W3C; Tipos de seletores; Formatação de elementos; Aplicação de estilos de menus e submenus; Box model; Diagramação de elemento (Div); Pseudo classes; Efeitos em elementos.
* Imagens: Ferramentas gráficas; Criação; Edição; Formatos; Vetorização; SVG.

PROGRAMAÇÃO WEB FRONT-END
* JavaScript: Operadores; Funções; DOM (Document object model); Orientação a Objetos (OO); API; Canvas; Requisições assíncronas; Web storage; Webpack.
* Design Responsivo: Definição; Aplicação; Media Queries.
* Frameworks: Definição; Tipos; Instalação e configuração; Funcionalidades; Ciclos de vida; Aplicação.
* Acessibilidade: Definição; Recursos; Categorias; Accessible Rich Internet Aplications (ARIA).
* Web Apps: Service worker; Cache API; Push notifications; Background sync; Carregamento da página.
* User experience (UX) design: Definição; Aplicação; Diagramas; Fluxos

BANCO DE DADOS
* Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD): Definição; Tipos; Características; Estrutura; Instalação e configuração.
* Modelo relacional: Modelagem; SQL (structured query language); DCL (data control language); DDL (data definition language); Migração de dados; DML (data manipulation language); Operadores; Funções; Agrupamento de dados (GROUP BY); União de dados (UNION); Associação de tabelas; Subconsultas; TCL (transaction control language); VIEW; STORED PROCEDURE; FUNCTION; TRIGGERS; EVENT.

PROGRAMAÇÃO WEB BACK-END
* Ambiente de desenvolvimento web: Definição; Histórico; Características; Ambiente de desenvolvimento.
* Padrão de desenvolvimento MVC: Definição; Aplicabilidade; Design patterns.
* Frameworks; Definição; Modelos e tipos; Instalação e configuração; Criação de projetos utilizando framework.
* Persistência de dados: Conexão com base de dados; CRUD; Transferência de arquivos locais para ambiente servidor; Geração de relatórios; Manipulação de dados utilizando XML; Manipulação de dados utilizando JSon.
* Web Services: Definição; Integração de plataformas utilizando API; Notificação entre cliente servidor utilizando Web Services.
* Publicação do web site

INTERFACES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
* Dispositivos móveis: Definição; Histórico; Características; Arquitetura; Ambiente de desenvolvimento.
* Criação de interface: Leiaute de tela; Controle dos elementos de tela.
* Recursos de hardware: Bluetooth; GPS; Wifi; Acelerômetro; Multimídia.

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
* APIs: Mapa e localização; Push notification.
* Persistência de dados em dispositivos móveis: Armazenamento; Banco de dados interno.
* Consumo de RESTfull web servisse: Envio de requisições; Manipulação de dados; Requisições assíncronas.
* Publicação do aplicativo: Compilação; Distribuição

REQUISITOS E MODELAGEM DE SOFTWARE
* Requisitos: Definição; Modelos de documentação; Regras de Negócio; Restrições; Tipos.
* Levantamento de Requisitos: Definição; Técnicas; Fases.
* Gerenciamento de Requisitos: Definição; Gestão de mudanças; Rastreabilidade de requisitos; Validação de requisitos.
* UML (Unified Modeling Language): Definição; Casos de Uso; Diagramas.
* Documentação de Requisitos: Normas técnicas; Estrutura padrão (modelos de documentação); Homologação; Controle de Versões

TESTES DE SOFTWARE
* Testes: Definição; Tipos; Níveis; Técnicas.
* Planejamento de testes: Análise de risco; Plano de teste.
* Execução de testes: Ambiente de teste; Equipe de testes; Casos de teste; Ferramentas; Relatório de teste; Normalização.

PROJETOS
* Qualidade de software: Definição; Ferramentas; Processos de trabalho.
* Metodologias de desenvolvimento: Clássicas; Ágeis.
* Metodologia de gerenciamento de projeto; Escopo; Revisão dos objetivos; Análise de riscos; Cronograma; Recursos; Custos; Documentação; Avaliação do projeto.
* Apresentação do projeto: Definição dos recursos necessários; Definição da programação; Técnicas de apresentação.





SÃO PAULO - SANTA CECÍLIA - 85566

ÁREA:Informática

CARGA HORÁRIA:1125 horas

UNIDADE: ESCOLA SENAI DE INFORMÁTICA
Al. Barão de Limeira, 539 - Santa Cecília | São Paulo
CEP: 01202-001
Telefone: 11 3273-5000
Site: http://www.sp.senai.br/informatica
E-mail: informatica@sp.senai.br

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