• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

TÉCNICO DE ELETROELETRÔNICA ARAÇATUBA - AVIACAO - 86321

A A A
RESUMO

O curso técnico de Eletroeletrônica tem por objetivo habilitar profissionais no desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos, de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

programação do curso

COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA: Comunicação; Técnica de Intelecção de Texto; Parágrafo; Descrição de e objeto, processo e ambiente; Estrutura de Dissertação; Relatório Técnico; Internet; Editor de Texto; Editor de apresentações gráficas.

ELETRICIDADE: Fundamentos de Eletricidade; Grandezas fundamentais do circuito elétrico; Algarismos Significativos; Circuitos elétricos; Leis: Ohm, Kirchhoff; Potência elétrica em corrente contínua; Magnetismo e Eletromagnetismo; Capacitância e indutância; Corrente alternada; Medidas elétricas; Características básicas dos instrumentos de medida; Instrumentos e grandezas.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO: Leitura inicial de uma planta baixa; Leitura e interpretação das instalações elétricas; Desenho técnico

QUALIDADE, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA NO TRABALHO: Qualidade; Planilhas e gráficos; Saúde e Segurança; Meio ambiente.

INSTALAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS PREDIAIS: Normas e simbologia; Diagramas elétricos; Leitura e interpretação de projeto de instalação predial; Planejamento da instalação; Condutores elétricos e de sinais; Emendas e conexões de condutores elétricos; Montagem de eletrodutos e eletrocalhas; Interligação de dispositivos elétricos e de sinais; Instalação de componentes para automação predial; Instalação e montagem de quadros de distribuição; Aterramento; Validação da instalação.

INSTALAÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS INDUSTRIAIS: Instalação da infraestrutura de painel de comando elétrico industrial; Instalação de dispositivos de proteção eletroeletrônico industrial; Instalação de dispositivos de comando eletroeletrônico industrial; Instalação de máquinas elétricas estáticas; Instalação de máquinas elétricas rotativas; Instalação de dispositivos eletropneumáticos e eletrohidráulicos; Instalação de dispositivos de partida e controle de velocidade de motores elétricos; Instalação de dispositivos de controle industrial; Sensores industriais; Comissionamento e validação da instalação de sistemas eletroeletrônicos industriais.

INSTALAÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS: Soldagem e pré-formatação de componentes; Manuseio de Componentes; Soldagem e dessoldagem de componentes PTH e SMD; Componentes SMD e PTH de sistemas eletrônicos; Instalação de sistemas eletrônicos; Equipamentos; Validação da instalação de sistemas eletrônicos.

GESTÃO DA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS: Visão sistêmica; Instalação de sistemas eletroeletrônicos; Processos de liderança das equipes de trabalho.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS PREDIAIS: Instrumentos de medição; Causas de falhas e defeitos em sistemas elétricos prediais; Ferramentas de diagnóstico; Procedimentos de levantamento de dados; Procedimentos de diagnósticos; Procedimentos para a análise dos defeitos comparados aos padrões de pleno funcionamento; Procedimentos técnicos de utilização de ferramentas e instrumentos de medição; Preenchimento de relatórios de diagnóstico; Execução da manutenção; Validação da manutenção em sistemas elétricos prediais; Relatórios.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS INDUSTRIAIS: Sistemas de partida de motores convencionais; Soft Starter; Sistemas Eletropneumáticos; Controladores Programáveis; Diagnóstico de defeitos e falhas em sistemas eletroeletrônicos industriais; Aspectos relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança do trabalho na execução dos serviços de manutenção industrial; Validação da manutenção em sistemas elétricos industriais.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS: Circuitos; Diagnóstico de falhas e defeitos em sistemas eletrônicos; Manutenção de sistemas eletrônicos; Validação da manutenção de sistemas eletrônicos; Aspectos relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança do trabalho na execução dos serviços de manutenção eletrônica.

GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS: Manutenção; Gestão da Manutenção; Análise das falhas nos equipamentos; Ferramentas da qualidade aplicáveis aos processos de manutenção; Planejamento da manutenção; Otimização dos recursos para manutenção; Recursos computacionais para gestão da manutenção.

PROJETO DE SISTEMAS ELÉTRICOS PREDIAIS: Concepção do projeto elétrico predial; Previsão das cargas e divisão de circuitos segundo a NBR 5410; Fornecimento de energia elétrica; Condutores elétricos; Dimensionamentos de Dutos; Proteção de sistemas de baixa tensão; Aterramento; Proteção contra descargas elétricas atmosféricas; Luminotécnica; Domótica; Elaboração de planta elétrica baixa predial.

PROJETO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS INDUSTRIAIS: Transformadores; Motores elétricos; Dimensionamento do sistema de partida de motores elétricos de indução; Especificação dos dispositivos de painéis de comandos; Proteção de sistemas de baixa tensão; Eletropneumática; Eletrohidráulica; Conversor CA/CC; Inversor de Frequência; Controlador Lógico Programável; Sistemas Supervisórios; Redes de Comunicação Industrial; Validação.

PROJETO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS: Ferramentas de controle do desenvolvimento e execução do projeto; Dimensionamento de fonte linear; Dimensionamento do transistor como chave; Dimensionamento da interface de potência DC; Dimensionamento da interface de potência AC; Projeto de sistemas microcontrolados; Programação para microcontroladores; Validação do projeto.


PROJETO DE MELHORIAS DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS: Planejamento dos projetos de melhorias; Definição do escopo junto ao cliente; Análise da viabilidade; Elaboração de cronograma; Definição de critérios para avaliação do protótipo, produto ou sistema; Desenvolvimento dos projetos de melhorias; Alocação de recursos para execução; Execução; Validação do projeto; Elaboração de documentação técnica da integração.

ARAÇATUBA - AVIACAO - 86321

ÁREA:Eletricidade

CARGA HORÁRIA:1500 horas

UNIDADE: Escola Senai Duque de Caxias
Rua Bartolomeu de Gusmão, 150 - Aviacao | Araçatuba
CEP: 16055-550
Telefone: 18 3519-3200
Site: http://www.sp.senai.br/aracatuba
E-mail: secretaria901@sp.senai.br

Turma(s):

encontre uma escola