SENAI-SP abre 26 novos cursos gratuitos nas áreas de Estratégia e Gestão

14/03/2024 - atualizado às 17:45 em 14/03/2024

Cursos online são voltados principalmente para empresários de micro e pequenas indústrias  

O SENAI-SP lançou 26 novos cursos gratuitos na área de Estratégia e Gestão, voltados principalmente para gestores de indústrias de micro e pequeno porte. Os cursos foram desenvolvidos com base nas necessidades específicas dessas indústrias, visando a análise do contexto organizacional e a utilização de ferramentas de gestão que otimizem o planejamento estratégico do negócio. As áreas abordadas são: gestão de pessoas, mercado, finanças, planejamento, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Até o final do primeiro semestre de 2024, mais 24 cursos serão lançados. 

O projeto foi embasado na pesquisa “Rumos da Indústria Paulista”, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) para entender as principais dificuldades das empresas na gestão e capacitação empresarial. Segundo o levantamento, feito em 2019 com empresas do estado de São Paulo, as áreas que mais possuem desafios a serem enfrentados em gestão e administração são: Vendas (31,7%), Gestão de Pessoas/RH (28%), Gestão Tributária (26,6%), Gestão Financeira (22,9%), Produção, Logística e Qualidade (22,5%) e Administração e Planejamento (22,5%). 

Desde maio de 2022, FIESP e SENAI-SP, em parceria com Sebrae e CIESP, realizam a Jornada de Transformação Digital – o maior programa de digitalização da história de São Paulo. Voltada para micro, pequenas e médias indústrias do estado, a Jornada já atendeu mais de 15 mil empresas industriais com consultorias e treinamentos em oito etapas: Diagnóstico, Estratégia, Otimização de Processos, Mapeamento, Automação, Digitalização, Integração e Indústria Inteligente. 

Além de toda a consultoria oferecida gratuitamente para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, os cursos de gestão são mais uma possibilidade para os empresários que participam do programa se aperfeiçoarem durante a etapa 2, de Estratégia. 

Ao entender profundamente as necessidades das indústrias de pequeno porte, com milhares de atendimentos anuais que identificam as dificuldades dessas empresas, o SENAI-SP busca, com os novos cursos, capacitar os gestores com as habilidades e conhecimentos necessários para impulsionar o crescimento e a competitividade de seus negócios. 

Todos os cursos podem ser realizados de forma online, com carga horária que varia entre 8h e 12h por curso.

 

ACESSE E INSCREVA-SE