Senai-SP concorre no Inova com muleta dobrável e planejador de carga de navios

A A A

Estudantes de Itu e Santos também são candidatos na categoria Voto Popular

10/11/2016

Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp

Dois trabalhos do Senai-SP participam, de hoje até domingo, do Inova Senai – Etapa Nacional, atividade paralela da Olimpíada do Conhecimento, que está sendo realizada no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

A Muleta Simple Easy, dobrável, com amortecimento e apoio auxiliar ergonômico, foi desenvolvida na Escola Senai “Ítalo Bologna”, em Itu, para aumentar a praticidade, a segurança e o conforto no uso de muletas auxiliares. O equipamento possui mecanismo de dobra, que facilita o armazenamento e o transporte, e amortecimento para minimizar impactos e pressão na região das axilas. A equipe que desenvolveu o projeto é composta por Arthur Vinicius Dias, Juliana Boff Pinto, Bruna Cristina dos Santos Mota, Charles Krepski Cardoso e Beatriz dos Anjos Faccion. 

O segundo trabalho representante do Estado de São Paulo é o Learning Port, módulo de planejamento de navios, criado na Escola Senai “Antônio Souza Noschese”, do município de Santos. O projeto utiliza conceitos de gamificação para a aprendizagem e o treinamento da ocupação de ship planner, o planejador de navios porta-contêineres. O Learning Port integra conceitos das áreas de Logística, Portuária e de Comércio Exterior para otimizar o desempenho de aprendizes e especialistas que atuam nesses segmentos. O trabalho foi criado por Bruno Domingues Henriques, Léo Billi, Leonardo Nakai França e Samanta Roveri.

Além das categorias técnicas – Projeto Inovador (novos materiais, alimentos, softwares, hardwares, componentes, instrumentos e ferramentas) e Processo Inovador (novas máquinas ou equipamentos ou a adaptação desses itens para melhoria de processos) – os estudantes paulistas concorrem na categoria especial Voto Popular, com outros 28 trabalhos do país.

Para ajudar São Paulo a conquistar o primeiro lugar, basta acessar o endereço http://www.mundosenai.com.br/eventos/olimpiada-do-conhecimento/inova e eleger os trabalhos favoritos até as 12 horas do dia 13 de novembro.

Foto: Divulgação/Senai-SP
 Muleta Simple Easy, dobrável, com amortecimento e apoio auxiliar ergonômico, foi desenvolvida na Escola Senai “Ítalo Bologna”, em Itu

Inova Senai

Criado em 2012, o Inova Senai é mais um mecanismo para aprimorar a prática pedagógica da instituição. O objetivo da iniciativa é promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de novas soluções, incluindo as etapas de concepção, planejamento e execução até a apresentação do produto ou processo para possíveis empresas interessadas em sua comercialização. 

As equipes têm no máximo quatro integrantes, sendo que um aluno deve estar regularmente matriculado no Senai ou ser egresso com até um ano de formado. Os demais participantes podem ser docentes, técnicos, consultores, colaboradores do Senai ou representantes de empresas.