Tem que aprender e empreender, diz Skaf na formatura de curso pós-técnico do Senai-SP

A A A

Primeira turma de Desenvolvedor Multiplataforma Web & Mobile teve 173 alunos

31/01/2017

Graciliano Toni, Agência Indusnet Fiesp

O Teatro do Sesi-SP foi palco nesta segunda-feira (30/1) da formatura da primeira turma do curso pós-técnico de Desenvolvedor Multiplataforma Web & Mobile do Senai-SP. Paulo Skaf, presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, participou da cerimônia e elogiou a parceria com JP Morgan Chase Foundation e Endeavor. Skaf convidou ao palco estudantes e representantes de startups e perguntou a eles sua impressão sobre o curso.

Diante das avaliações positivas ouvidas dos formandos, Skaf reforçou à fundação a necessidade de manter a parceria e lançar nova turma este ano. Aprender fazendo é a tônica do Senai-SP, explicou Skaf na conversa.

“Tem que fazer o curso para trabalhar, para empreender”, além de aprender, frisou Skaf, lembrando a parceria de Senai-SP e Sebrae-SP, que também preside, para ajudar no lançamento de empresas.

“Fico feliz porque os objetivos foram alcançados”, disse o presidente da Fiesp e do Senai-SP. Skaf destacou a necessidade de maior participação de mulheres no curso, no que foi apoiado por Patrícia Verteresi, diretora de risco do banco JP Morgan Brasil. Skaf também lembrou o papel essencial dos educadores brasileiros.

Os 173 formandos desenvolveram projetos para atender a necessidades específicas de 27 empresas. O curso, que teve seu início em julho de 2016 e duração de 160 horas, é fruto da parceria da entidade com a JP Morgan Chase Foundation e Endeavor. Clique aqui para saber mais sobre o curso.

A formatura teve apresentação da Orquestra Filarmônica do Senai-SP e da cantora lírica Giovanna Maira, que interpretaram o Hino Nacional Brasileiro.

Em seu discurso, o diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni, ressaltou que o curso mostrou aos participantes o caminho da educação. Ele também destacou o papel transformador da educação, capaz de dar às pessoas o poder de mudar suas vidas.

O futuro está em boas mãos, disse, parafraseando o ex-presidente dos EUA Barack Obama. Os estudantes poderão ser os profissionais e líderes de que o Brasil precisa, afirmou.

Lembrou que Skaf definiu como lema para a indústria paulista “Crescem as pessoas, cresce o Brasil”.

Patrícia Verteresi, diretora de riscos do JP Morgan Brasil, ressaltou o compromisso global com a educação técnica, por meio da fundação JP Morgan. 40.000 dos 250.000 funcionários do banco trabalham com tecnologia, dos quais 18.000 em programação, relatou. Essa experiência e conversas no mercado levaram à escolha do tema do curso, para suprir uma necessidade. Os formandos ajudam a viabilizar o crescimento sustentável da economia, disse.

Paulo Skaf conversa com alunos e empresários na formatura do curso pós-técnico Desenvolvedor Multiplataforma Web & Mobile do Senai-SP. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Paulo Skaf conversa com alunos e empresários na formatura do curso pós-técnico Desenvolvedor Multiplataforma Web & Mobile do Senai-SP.