Senai-SP participa do III Fórum de Sustentabilidade Programa Benchmarking Brasil

A A A

Projeto selecionado foi sobre sistema hídrico que monitora abastecimento de água nas residências

10/04/2017

Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp

O Senai-SP foi uma das instituições participantes do III Fórum de Sustentabilidade Programa Benchmarking Brasil, realizado no último dia 06 de abril, em São Paulo, com o tema "Inovações e práticas de excelência em Energia e Recursos Hídricos”.

O projeto do Senai-SP inscrito no evento foi o Sistema de Monitoramento Eletrônico e Comando da Rede Hídrica, da Escola “Jorge Mahfuz”, em Pirituba, São Paulo.

Trata-se de um sistema de gerenciamento hídrico que consegue informar o nível da caída d’água e os elementos presentes nas tubulações. Com esses dados, o sistema seleciona qual a melhor forma de abastecimento da residência, seja pela companhia de abastecimento ou pela própria caixa d’água.

E tem mais: o equipamento gera a sua própria energia por meio de placas fotovoltaicas, armazenando a energia produzida em baterias que garantem o seu funcionamento. O sistema é composto também por um aplicativo Android que monitora variáveis como vazão e consumo da residência, permitindo assim um controle preciso destes parâmetros pelo usuário.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Guilherme da Cruz Catharino, Matheus Barrionuevo de Souza e Antonio do Amparo Rossi, orientados pelo professor Luciano Batista de Souza.

Foto: Divulgação
A apresentação do projeto no Fórum: uso mais racional da água.