Senai-SP assina contratos com as seis empresas vencedoras do Edital Senai Sesi de Inovação

A A A

Projetos aprovados receberão cooperação técnica de dois Institutos Senai para desenvolvimento tecnológico

30/05/2017

Alex de Souza, Agência Indusnet

Na tarde desta segunda-feira (29/5) foram assinados os termos de cooperação dos seis projetos vencedores do Edital Senai Sesi de Inovação, referentes ao ciclo 3 de 2016. A solenidade ocorreu na sede da entidade, em São Paulo, e teve a presença do diretor regional, Walter Vicioni Gonçalves, do diretor técnico Ricardo Terra e outros representantes do Senai-SP e das empresas envolvidas.

Em breve fala de abertura, Vicioni destacou a importância de mudar processos educacionais para garantir resultados melhores. “A educação precisa mudar radicalmente. A inovação depende da formação de pessoas inconformadas e competentes. Inconformadas no sentido de buscar sempre o melhor, e competentes para lidar com as mudanças tecnológicas que surgem a cada instante”.

Em seguida, os representantes das empresas assinaram o termo de cooperação e receberam do Senai-SP uma placa comemorativa. Podem participar empresas do setor industrial brasileiro de todos os tamanhos, incluindo startups de base tecnológica. O objetivo dos editais de inovação é contribuir para elevar a competitividade da indústria nacional, por meio do financiamento de novos produtos, processos e serviços inovadores.

Os projetos

Dentro os projetos aprovados, destacam-se quatro projetos em internet das coisas (IoT) aprovados no Instituto SENAI de Eletrônica e Automação, e dois projetos de desenvolvimento de novos produtos do Instituto SENAI de Inovação em Manufatura Avançada e Microfabricação, como por exemplo, o projeto da empresa startup de Campinas, George Heiki Yoshizawa-ME, com o projeto Hidrômetro ultrassônico com telemetria, promete acabar com as irregularidades dos tradicionais relógios medidores de água. O protótipo terá condições de fornecer dados sobre consumo em tempo real e válvula que pode ser acionada remotamente.

Foto: Everton Amaro/Fiesp
Walter Vicioni com representantes dos projetos vencedores do Edital Senai Sesi de Inovação