Senai-SP terá espaço inovador na Fispal Tecnologia

A A A

Empresas cadastradas poderão participar do Lab de Soluções, onde serão apresentadas soluções criativas para implementação de melhorias em produtos ou processos

26/06/2017

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

O Senai-SP participa de 27 a 30 de junho da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas, maior evento da área de alimentos na América Latina, que chega à sua 33ª edição e será realizada no São Paulo Expo, na zona Sul da Capital.

No local, o Senai-SP terá com o espaço chamado “Lounge da Inovação”, que terá o objetivo de gerar ideias e soluções inovadoras para desafios reais apresentados por empresas do setor de alimentos e uma exposição de produtos e projetos já realizados.

O espaço possibilitará que o visitante confira de perto o processo de geração de ideias em suas diversas fases. As equipes do Senai-SP serão interdisciplinares e, além da área de alimentos, haverá especialistas em logística, energia, automação e outras áreas do conhecimento.

O Lounge da Inovação estará dividido em dois eventos simultâneos. Um deles é o Lab de Soluções, no qual serão criadas as soluções para os desafios demandados pelas indústrias de alimentos previamente cadastradas. E também haverá a Exposição de Projetos Inovadores, na qual serão apresentados produtos e projetos em que a entidade teve participação no desenvolvimento das soluções.

Referência na área de Alimentos, a Escola Senai Horácio Augusto da Silveira, na Barra Funda, é a principal prestadora de serviços às empresas do setor e abriga o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.

Novo formato

Segundo Cristiana Ambiel, coordenadora de atividades técnicas do Senai Barra Funda, o Lab de Soluções possui um formato inovador, nunca antes realizado em uma feira. “Ele possibilitará que o participante/visitante da feira possa vivenciar ou acompanhar o processo de geração de ideias em suas diversas fases. Eles ainda terão um time de profissionais do Senai-SP que atuam com logística, energia, automação, refrigeração, alimentos e outras áreas, discutindo soluções para um determinado problema apresentado pelas indústrias de alimentos que estarão na Fispal Tecnologia”, explica.

Ainda de acordo com Cristiana, o serviço prestado pelo Senai-SP poderá continuar após o fim da feira. “As soluções apresentadas poderão se tornar realidade, conforme interesse das empresas, em nossos Institutos de Tecnologia ou de Inovação, as empresas poderão contratar o desenvolvimento dos projetos que serão conduzidos por nossos especialistas em tecnologia. Outra possibilidade é por meio da participação do Edital de Inovação do Senai, que apoia projetos de Inovação das indústrias”, comenta.

Entre os desafios propostos no Lab de Soluções é possível que os representantes do Senai-SP solucionem problemas relacionados à redução de gasto de energia em determinado processo de produção de alimentos; aplicação de uma nova tecnologia; otimização/controle de um processo de produção de alimentos por meio de automação; aplicação de novos conceitos de logísticas; desenvolvimento de um novo produto; aproveitamento de resíduos gerados pela indústria; entre outros.

O Lab de Soluções contará com a participação de 19 profissionais de 11 unidades do Senai-SP, dos segmentos de alimentos, automação, química, eficiência energética, logística, eletrônica, gráfica, tecnologia da informação e refrigeração. O Lab de Soluções tem como patrocinador as empresas Dohler, Perfor e Prozyn.