Presidente do INSS visita Senai de São Caetano

A A A

Leonardo Gadelha conheceu instalações e conceito educacional da entidade

17/08/2017

Agência Indusnet Fiesp

A convite da Fiesp, o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, visitou na sexta-feira (11 de agosto) o Senai de São Caetano do Sul, com vista a possíveis parcerias. Gadelha e sua comitiva foram recepcionados por Sylvio de Barros, diretor da Fiesp, pelo gerente regional Adelmo Belisário, pelo diretor da área de Inovação e Tecnologia do Senai-SP, Osvaldo Maia, e pelo diretor da Escola Senai Armando de Arruda Pereira, Osvaldo Luis Padovan.

Durante o encontro, Maia apresentou a palestra A 4.ª Revolução Industrial, cuja tendência é a automatização total das fábricas. Apesar de ser uma preocupação, a automatização é, ao mesmo tempo, necessária. “O Senai pensa muito na questão do impacto disso nas novas profissões que surgirão com esse movimento e outras que serão extintas, mas a gente vai ter que balancear essa equação”, disse Maia.

“O Senai está bem alinhado com o movimento da indústria 4.0, focando inovação e tecnologia”, destacou Sylvio de Barros. “Surgirão novas ocupações no mercado. O presidente Gadelha, que já discute o tema na esfera pública, aceitou o convite para visitar a Escola Senai de São Caetano, vocacionada para este tema. Esta aproximação poderá gerar parcerias com o setor público e privado”, afirmou.

Adelmo Belisário, que abriu a reunião, explicou o conceito de atuação do Senai-SP na educação: “Hoje nós acreditamos que sem tecnologia não teremos um futuro promissor no Brasil. E a nossa missão é justamente essa, proporcionar aos jovens a oportunidade de ter tecnologia de ponta, e de graça, aqui no Senai-SP”. Já o diretor da escola Senai Armando de Arruda Pereira, professor Osvaldo Luiz Padovan, ressaltou a importância da visita a sua unidade: "O presidente Gadelha nos trouxe informações relevantes do que está acontecendo no INSS”. Segundo Padovan, há alinhamento entre o que o Senai-SP faz e o que o INSS pretende fazer.

Gadelha apresentou sua análise sobre os gastos com sistema previdenciário e suas consequências. Além disso, o presidente teve a oportunidade de andar pela escola e conhecer in loco o trabalho desenvolvido na unidade. Ele agradeceu a receptividade e saiu satisfeito com os conhecimentos adquiridos. “Ter vindo aqui me proporcionou uma verdadeira aula”, disse Ao final da visita, Gadelha foi presenteado com um amplificador de áudio para smartphone celular customizado, produzido em alguns minutos no sistema do Demonstrador da indústria 4.0  projetado e construído na própria escola.

Foto: Divulgação/Senai-SP
A convite da Fiesp, o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, visitou o Senai de São Caetano do Sul