Skaf inaugura área automotiva ampliada do Senai de Araraquara

A A A

Novas instalações foram feitas em parceria com a Volkswagen

01/09/2017

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp, do Senai-SP e do Sesi-SP, Paulo Skaf, inaugurou nesta sexta-feira (1º de setembro) em Araraquara a ampliação da área automotiva da Escola Senai Henrique Lupo, que atende a diversos setores industriais. “É o que há de melhor no mundo”, disse Skaf em relação ao laboratório montado em parceria com a Volkswagen.

Skaf citou como exemplo dos bons resultados do Senai-SP a vitória na competição mundial de ensino profissionalizante WordSkills, em 2015. E os alunos do Sesi-SP se destacam em competições nacionais e internacionais de robótica.

Em entrevista à Rádio Morada do Sol, Skaf destacou que o Brasil está saindo da crise. “É nítida a recuperação. Saímos de -3,8%, -3,6%, para 0,5% [de crescimento] positivo, é importante. Primeiro o agronegócio, já vinha bem, veio a reação no comércio, na indústria, nos serviços. Há realmente a sensação de ainda estarmos embaixo de uma tempestade, mas com esperanças fortes. A tendência é de no próximo ano a economia crescer de 2% a 3%, de daqui para frente diminuir cada vez mais o desemprego, daqui para a frente aumentar o crescimento.”

Skaf destacou a importância das reformas estruturais já efetivadas, como a trabalhista, e das que estão em discussão – por exemplo, a tributária e a da Previdência. “Vamos sair melhor desta crise com inflação controlada, com juros mais competitivos, com melhores condições de termos crescimento duradouro. Porque não adianta crescer, depois ter um ano de crise.”

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Paulo Skaf na Escola Senai Henrique Lupo, que ganhou laboratório de colorimetria

Funilaria e pintura

A escola tem 17 laboratórios técnicos, 18 salas de aulas e 8 oficinas de práticas profissionais, além da nova área automotiva, que recebeu equipamentos e veículos de alta tecnologia. O novo ambiente proporcionará às indústrias e comunidade da região de Araraquara capacitação e qualificação de mão de obra especializada para o setor automotivo.

A nova área resulta de parceria com a Volkswagen do Brasil. Nesse novo espaço, que inclui o moderno laboratório de colorimetria automotiva, o Senai-SP passa a ofertar cursos de funilaria, alinhamento de carrocerias e de pintura automotiva. Com isso os alunos da Aprendizagem Industrial poderão receber qualificação referente a veículos de médio porte (picapes). O novo espaço poderá ser utilizado para lançamentos nacionais da marca e para capacitação de mão de obra das concessionárias da Volkswagen.

Celeiro de campeões

O Senai de Araraquara abrange diversas áreas tecnológicas. Como resultado da excelência no ensino profissionalizante a escola já revelou campeões em torneios mundiais.

A primeira medalha da escola na WorldSkills, espécie de Copa do Mundo das profissões e que reúne países de todos os continentes, veio em 2009, no Canadá, quando o aluno Danilo Silva conquistou a prata na ocupação Fresagem a CNC. Em 2015, a competição teve como palco a cidade de São Paulo. Foi a vez de Leandro Rumaqueli subir ao pódio, ao conquistar o ouro da modalidade Desenho Mecânico em CAD. Naquela ocasião, Leandro teve de superar 26 competidores de todo o mundo. Atualmente, o campeão brasileiro de Marcenaria de Estruturas é o aluno Rui Lombardi Neto, que em outubro representará Araraquara na WorldSkills 2017, em Abu Dhabi.

Os resultados atestam a qualidade de ensino do Senai de Araraquara, que atende a diversos municípios vizinhos em diversas áreas de atuação. Com os cursos de Formação Inicial e Continuada a unidade abrange áreas tecnológicas como Alimentos, Automação, Automobilística, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Madeira e Mobiliário, Metalurgia, Metalmecânica, Segurança do Trabalho e Vestuário.

Também há oferta de cursos Técnicos de Eletroeletrônica, Eletromecânica e Mecatrônica e cursos de Aprendizagem Industrial nas áreas Automotiva, Madeira e Mobiliário, Eletroeletrônica, Metalurgia e Metalmecânica. Em 2016 a unidade realizou 4.324 matrículas nas modalidades de ensino oferecidas.