• Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Semana Inova Indústria será realizada na escola e faculdade do Senai-SP em Campinas até a sexta-feira (09/03)

A A A

Evento terá exposições, palestras e workshops com foco no empreendedorismo

05/03/2018

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

Desta segunda-feira (05/03) até a próxima sexta (09/03), a Escola e Faculdade Senai de Tecnologia Roberto Mange será o local de reunião para de troca de experiências e conhecimentos sobre o setor industrial. Denominado Semana Inova Indústria, o evento tem por objetivo discutir maneiras de fomentar a inovação na cadeia produtiva. 

Algumas atividades serão abertas ao público geral gratuitamente, tais como a Exposição do E-cub, carro sustentável construído por alunos do Senai-SP, e a Escola Móvel de Nanotecnologia Sesi Senai, onde o visitante poderá descobrir as particularidades da Nanociência, cada vez mais presente no dia a dia. Também haverá exposição de produtos desenvolvidos para a indústria pelo Instituto Senai de Tecnologia, o Ciclo de Palestras, voltado a empresários e empreendedores, e o Workshop de Metodologia DIP (para empresários do setor).

O E-Cub, o carro elétrico desenvolvido por alunos do Senai-SP foi o grande campeão da categoria Desafio por Equipes da Olimpíada do Conhecimento 2016. O E.cub foi projetado para se locomover com energia elétrica, que pode ser armazenada em bateria ou na placa de energia solar instalada no teto. Tem autonomia para rodar 30 quilômetros com a mesma carga e atinge a velocidade de 45 quilômetros por hora. Por se tratar de um carro compartilhável, o E.cub é um compacto e abriga somente o condutor. Para ser leve e resistente, o chassi é de alumínio e a carroceria utiliza fibra de carbono.

Mais do que ter um design futurista, o E.cub é sustentável. As rodas traseiras têm dois motores elétricos de baixo consumo. Também possui um gerador eólico, que capta o ar nas aberturas do para-choque e fornece energia para a Central Multimídia. Os faróis e as lanternas são de LED e a placa solar fornece energia para as baterias, localizadas na parte inferior do carro.

Sobre a Escola Móvel de Nanotecnologia

A nanotecnologia ainda é uma ciência pouco conhecida do público geral, mas já tem sido amplamente empregada pela indústria em várias cadeias produtivas. Para popularizar os conceitos referentes à nova ciência e suas implicações para a vida moderna, o Senai-SP criou a Escola Móvel de Nanotecnologia, com unidades que percorrem todo o estado de São Paulo e atendem alunos do Sesi-SP, do Senai-SP e da comunidade.

A plataforma é capaz de atender, com informação tecnológica e cursos sobre o tema nanotecnologia, com uma linguagem acessível, desde estudantes do ensino fundamental até alunos do curso superior. A Escola Móvel Nanomundo foi projetada e construída com avanços laterais duplos e automáticos. As portas de acesso, escadas e iluminação também são automatizadas. Com design futurista, a unidade tem infraestrutura de hardware e software que promovem interação entre o público e os materiais informativos.

Em seu interior, as unidades possuem construtores nanolitográficos, equipamentos capazes de construir microestruturas, microscópios eletrônicos de varredura, que ampliam até trinta mil vezes o objeto de estudo, além de microscópios ópticos e analisadores de partículas. As unidades também dispõem de telas interativas, jogos, peças de mostruário e experimentos que auxiliam o visitante a entender a aplicação dos conceitos da nanotecnologia no cotidiano.

Outras atrações

A Semana Inova Indústria é uma parceria entre Senai-SP, Sebrae-SP e Fiesp, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) e o Comitê Acelera Fiesp (CAF). Paralelamente às atividades citadas, a Semana Inova Indústria também terá:

Desafio de Ideias: atividade relacionada ao conceito de inovação aberta, na qual estudantes são desafiados a criar soluções inovadoras para um problema real proposto por uma empresa.

 Ideathon: metodologia de desenvolvimento de produto comprimida com o objetivo de desenvolver uma ideia e transformá-la em um plano de negócio para atrair investidores.

Acelera: concurso que tem por objetivo fomentar o empreendedorismo, além de integrar as necessidades e as expectativas dos empreendedores e dos investidores interessados em investirem em projetos e/ou empresas inovadoras.