Pular para conteúdo [1]
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Senai-SP é grande campeão da Mostra Inova Senai 2018

A A A

Na etapa nacional São Paulo tem melhor desempenho, com dois ouros e uma prata

11/07/2018

Agência Indusnet Fiesp

No dia 8 de julho ocorreu a premiação da Mostra Inova Senai 2018 – Etapa Nacional, com a entrega de diversos prêmios aos vencedores das 5 categorias envolvidas. São Paulo obteve o melhor desempenho de todos os Departamentos Regionais participantes, trazendo dois ouros e uma prata.

Nesta edição, dos 310 projetos inscritos, foram classificados 50 para a grande final, em duas categorias: Processo Inovador e Produto Inovador. Os 25 produtos foram expostos no período de 3 a 8 de julho no CICB - Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, mesmo período em que passaram por duas bancas: técnica e empresarial. Na mesma semana, os processos inovadores finalistas foram avaliados virtualmente por meio de pitch e uma banca técnica/empresarial.

Os melhores projetos, além de medalhas e troféus, foram premiados com cursos de até R$ 2.000 e/ou uma viagem técnica para visitar um ecossistema de startups e as unidades Senai dos primeiros colocados ainda receberam uma Impressora 3D multifuncional da 3D Criar.

Categoria Produto Inovador:
1º - Biosusten - Plantando o Futuro – SP (Escola Senai Ettore Zanini, Sertãozinho)
2º - Ilha Ambiental - ES 
3º - ErgoPlus - ergonomia em um clique - SE

Categoria Processo Inovador:
1º - Vídeo Robô - GO
2º - Organicolor - Colorindo com a Natureza – SP (Escola Senai Conde Alexandre Siciliano, Jundiaí)
3º - AgroLowCost - MT

Voto popular
Processo inovador: Safety Total - PB
Produto Inovador: Luva Guia - PR

Game da Saga - app com vídeo e quizes com as temáticas de empreendedorismo e inovação
Aluno que obteve mais pontos no game: Ian Gondi – SP (Escola Senai João Martins Coube, Bauru)

Foto: Renata Ponçano
Biosusten - Plantando o Futuro, da Escola Senai Ettore Zanini, Sertãozinho, venceu em Produto Inovador

Olimpíada do Conhecimento 2018

Durante os 6 dias da Olimpíada do Conhecimento 2018, passaram pelo evento aproximadamente 47.000 visitantes.

Além disso, foram assinados dois acordos de cooperação internacional com o Senai: um com o a Costa do Marfim, representada por seu embaixador no Brasil, Sylvestre Aka, e outro com o Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (Cides) do Panamá, representado pelo diretor Juan Moreno.

Já nas seletivas WorldSkills Kazan 2019, ocupação Robótica Móvel Senai, das 5 equipes participantes (SP, PR, SC, MT e RS), São Paulo obteve a 3ª colocação com os alunos Gabriel Correia dos Santos e Lucas Rocha Gomes, da Escola Senai Roberto Simonsen, Brás/SP.

No Grand Prix de Inovação, das três equipes premiadas, a escuderia Thinkers também contou com a participação de SP, SE, PB, AL, MG e BA. São Paulo foi representado pelo aluno Wellington Cardoso de Mendonça, da Escola Senai Profº Drº Euryclides Jesus Zerbini, Campinas/SP.

No último dia de evento, além das premiações, a OC 2018 organizou a Cerimônia da Passagem da Bandeira WorldSkills. A bandeira começou sua jornada na WorldSkills Abu Dhabi, foi para a Estação Espacial Internacional por 3 meses antes de retornar à Terra, depois passou pela Espanha, onde foi realizada a primeira competição profissional e visitou outros 16 países que já foram sede das competições WorldSkills.  Do Brasil a bandeira retornará para a Rússia para viajar por todo o território do país antes de finalmente chegar a Kazan, para a cerimônia de abertura da WorldSkills Kazan 2019 em agosto do próximo ano. Durante a cerimônia realizada na OC 2018 foi colocada a marca da WorldSkills São Paulo 2015.