• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Escola Senai Roberto Mange promove Encontro Desvendar 4.0

A A A

Com palestras, workshop e mesa redonda, evento teve como objetivo desmistificar os conceitos e as tecnologias da indústria 4.0

12/09/2018

Agência Indusnet Fiesp

Discutir a competitividade da indústria e o impacto das novas tecnologias no modo de produção foram alguns dos temas abordados no Encontro Desvendar 4.0, realizado na manhã desta quarta-feira (12 de setembro) na Escola Senai Roberto Mange, de Campinas.

O evento, aberto ao público, reuniu mais de 60 pessoas, incluindo empresários, colaboradores de indústrias da região e estudantes. Eles participaram de palestras com especialistas em indústria 4.0, workshop sobre a atuação do Senai-SP e de uma mesa redonda com representantes do Sebrae-SP, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e do Ciesp Campinas.

O objetivo do encontro foi mostrar que as tecnologias digitais são acessíveis a empresas de todos os portes, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes a curto prazo.

“O empresário precisa entender que não somente os seus colaboradores, mas ele também precisa estar qualificado e preparado para essa nova realidade. A indústria 4.0 não é nenhum bicho de sete cabeças e está disponível para todas as empresas, com pouco ou até mesmo com investimento zero”, afirmou o diretor da Escola Senai Roberto Mange, João Laudissi, durante a palestra sobre os impactos da Indústria 4.0.

Durante o evento também houve a apresentação de um case pelo representante da Engedom Artefatos de Metais, Waldir Bianco, que destacou os ganhos de eficiência nos processos após a consultoria do Senai-SP. “Em apenas um mês já foi possível verificar os resultados, sem aporte, apenas com mudanças nos processos”, disse o empresário.

Considerada a Quarta Revolução Industrial, a Manufatura Avançada, também conhecida como Indústria 4.0, caracteriza-se pela integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais e tem mudado a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho.

Mas em São Paulo esse não é um assunto do futuro, mas do presente. O Senai-SP já vem tratando da questão há muito tempo. Por meio dos programas Brasil Mais Produtivo e do Indústria Paulista Mais Competitiva, o Senai-SP tem fomentado a cultura da Indústria 4.0 nas empresas. Outra ação, no ano passado, foi a inauguração do Demonstrador da Indústria 4.0, em sua unidade de São Caetano do Sul.

E desde o primeiro semestre deste ano o Senai-SP já matriculou mais de 70 mil participantes e 24 mil pessoas já formadas no novo curso online “Desvendando a indústria 4.0”, totalmente gratuito. O curso foi desenvolvido a partir de pesquisa sobre a Indústria 4.0, realizada pela Fiesp em parceria com o Senai-SP. A pesquisa identificou como as empresas estão lidando com a perspectiva de chegada da quarta revolução industrial.