• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Camargo Corrêa Infra e Mexichem Amanco participaram de Desafio de Ideias na Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo

A A A

A atividade fez parte da Semana Inova Indústria e premiou as melhores soluções apresentadas pelos alunos

03/09/2019

Núcleo de Comunicação 

Entre 26 e 30 de agosto, a Escola Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, realizou a Semana Inova Indústria. Durante cinco dias, foram oferecidos palestras, minicursos, workshops e concursos – entre eles, o Desafio de Ideias. A competição premiou as melhores inovações apresentadas pelos alunos para solucionar problemas reais de duas empresas. Trinta alunos, do curso técnico de edificações da unidade, foram divididos em seis grupos e responderam aos dois desafios propostos pela Camargo Corrêa Infra e Mexichem Amanco.

“O desafio que a gente apresentou é sobre a estruturação de um canteiro, para um projeto de obras lineares, onde existe a dificuldade logística de locomover toda a estrutura a uma distância de pouco mais de 60 km após seis meses de atividade”, explicou Cristóvão Fernandes, gerente administrativo da Camargo Corrêa Infra.

As equipes amarela, verde e magenta foram selecionadas para resolverem o problema da Camargo Corrêa. O grupo amarelo foi o vencedor com uma proposta de canteiro móvel que utiliza chapas ecológicas e modulares, 100% recicladas. Mayara Marques Alves, uma das campeãs, falou sobre o prêmio: “Além de ser uma das melhores experiência que eu já tive, o contato com uma empresa de grande nome na área da construção civil, ainda mais para mim que quero ser engenheira civil, é muito bom. E o curso que ganhamos também agrega muito ao nosso currículo.”

Já a Mexichem Amanco propôs a criação de uma casa modelo que demonstrasse todo o seu catálogo de produtos, de um jeito funcional, sustentável e inovador. Os times laranja, azul e vermelho apresentaram soluções que foram muito bem recebidas pela empresa. “Eles superaram as nossas expectativas. Trabalharam bem a questão da sustentabilidade e acessibilidade. Foi sensacional,” disse Danilo Azevedo, da área de Desenvolvimento e Inovação da Mexichem Amanco.

Para David Palomares, da equipe vermelha, vencedora da disputa, “o prêmio representa, acima de tudo, o trabalho em equipe.” O jovem contou ainda que vai pendurar a medalha na parede do quarto “para deixar em destaque e mostrar para a família”.

Equipe vermelha, uma das vencedoras

Essa foi a primeira edição da Semana Inova Indústria e do Desafio de Ideias realizados na Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo. Abílio Weber, diretor da unidade, destacou a importância de proporcionar aos alunos esse tipo de experiência: “É muito importante essa interação dos alunos com as indústrias para eles terem uma noção da realidade, da necessidade delas.” 

Para mais informações sobre as atividades no Senai de Construção Civil acesse aqui o site.