• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Alunos do Senai-SP são destaque em competições de inovação de Santos

A A A

Eles conquistaram o primeiro lugar nos Desafios Startup Cidadã e NEORAMA 2019

31/10/2019

Núcleo de Comunicação 

Com o projeto IZI SANTOS, a equipe composta por Ariany Nascimento, Lucas Palomanes e Raquel Cassilhas terminou o Desafio Startup Cidadã, uma maratona de 34 horas para desenvolvimento de soluções para a cidade de Santos, em 1º lugar. O grupo desenvolveu uma inovação tecnológica para a área de Economia Criativa, que será utilizada pelo município no encontro das Cidades Criativas da Unesco, em 2020. Os participantes ganharam R$ 125.000,00 em prêmios, além de 1 ano de Incubação na FPTS - Fundação Parque Tecnológico de Santos. 

Já o time de alunas do Senai composto por Giovanna Bernardo Simão, Júlia Sodré Barbosa, Larissa de Oliveira Santos, Livian de Souza Andrade, dos Cursos Técnicos de Automação Industrial e Redes de Computadores, buscaram um problema real de uma grande empresa multinacional e desenvolveram uma solução inovadora a partir da aplicação das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Com o projeto PaperLess System, elas conquistaram o 1º lugar no NEORAMA 2019, na modalidade Técnico Inovador. 

O sistema desenvolvido pelas estudantes disponibiliza dados de máquinas e equipamentos para toda hierarquia empresarial, reduzindo o consumo de papel sulfite. Em apenas um setor da empresa onde foi implementada, a solução reduziu drasticamente o consumo médio diário de 2500 folhas de papel. A proposta poderá ser aplicada em qualquer empresa que necessite deste tipo de monitoramento, armazenamento e gerenciamento online. O concurso NEORAMA 2019 é promovido pela Prefeitura Municipal de Santos por meio da Secretaria de Governo e da Fundação Parque Tecnológico de Santos. 

Os resultados obtidos pelos alunos dos Cursos Técnicos da Escola Senai de Santos são fruto de uma estratégia educacional inovadora e diferenciada, que trabalha com situações de aprendizagem em um formato disruptivo que privilegia o exercício da responsabilidade e da autonomia por parte dos estudantes.