• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP capacitam integrantes da Liga das Escolas de Samba de Santos 

A A A

153 alunos de 11 turmas fizeram cursos nas áreas automotiva, soldagem, elétrica, modelagem e corte e costura

13/12/2019

Tássia Almeida, Agência Indusnet Fiesp

A Fiesp, o Sesi-SP, o Senai-SP e a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos realizaram, no dia 12/12, em Santos, a cerimônia de formatura dos 153 alunos que participaram do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Senai-SP. O convênio firmado em fevereiro deste ano pelas entidades possibilitou a capacitação dos integrantes da comunidade do Carnaval Santista nas áreas automotiva, soldagem, elétrica, modelagem e corte e costura.

Integrantes das 17 agremiações filiadas à Liga de Santos tiveram acesso gratuito aos cursos de auxiliar mecânico automotivo, corte e costura sob medida, eletricista automotivo, eletricista instalador, modelista de roupas e soldador. Ao todo, 11 turmas foram formadas ao longo do ano. A ação visa a formalização da mão de obra e o desenvolvimento de soluções tecnológicas nos processos produtivos para fortalecer o Carnaval de Santos, além de possibilitar aos participantes a oportunidade de empreender e exercer as profissões no mercado de trabalho.

A parceria entre as entidades da indústria e a Liga foi renovada para o próximo ano, 2020.

Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, cumprimenta formanda de um dos cursos oferecidos em parceria com a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos. Foto: Everton Amaro

Para Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, a parceria é uma oportunidade para a comunidade diante de todo o arcabouço tecnológico e de segurança das normas industriais, com o apoio da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, com seus programas de qualificação. "O carnaval de Santos terá redução de custo e, principalmente, mais segurança. Essas pessoas que passam por qualificação vão trabalhar no carnaval, mas poderão ser empreendedores ou ter oportunidade em empresas", afirmou.

Marli Amorim, que realizou os cursos de corte e costura sob medida e de modelagem, frisou que aprendeu muito e agregou os novos conhecimentos ao seu pequeno negócio, para expandi-lo e profissionalizá-lo: "Os clientes estão gostando, o que me gera mais renda, e é muito importante na minha vida". Motivada para fazer novos cursos oferecidos pela instituição, ela diz que foi um sonho concretizado realizar um curso pelo Senai-SP depois de tantos anos e "esta é a minha primeira formatura da vida", disse, emocionada, o que demonstra a importância do desenvolvimento de programas desse tipo com viés de qualificação profissional.

Para Giovani Martins, o curso de mecânico automotivo foi o primeiro realizado em sua vida, com o benefício de ser gratuito. Além de ser um curso em sua área de interesse, afirmou que "aprendeu muito e já conseguiu um emprego novo". Martins quer continuar com essa meta e se empenhar cada vez mais para aprender, pois "foi muito gratificante".