Henrique Lupo

Biografia de Henrique Lupo

Patrono da Escola SENAI Henrique Lupo, localizada na cidade de Araraquara

 

21/03/1877 - 01/08/1963

  • Fundador da Fábrica de Meias LUPO.
  • A partir do final de 1920, a busca incessante por novos caminhos e a ampliação de horizontes levou Henrique Lupo a se interessar pela fabricação de meias.
  • Sua atuação é destacada pela sagacidade, pioneirismo e visão de futuro com que orientava seus negócios.

Ramo de atuação: Fazendeiro, Comerciante e Empresário.

Henrique Lupo, um dos três filhos de Teodoro Lupo e Maria Aldegheri, nasceu em 21/03/1877, em Strigno, província de Itália.

Com apenas 11 anos de idade, desembarcou com a família no Brasil, em 1888, exatamente no dia 12 de maio daquele ano e véspera da abolição da escravatura no país. Do Porto de Santos dirigiu-se para o interior paulista. A primeira parada foi em São Carlos, tendo seguido viagem para Araraquara, onde chegou no dia 13 de maio de 1888.

Seu pai, que no país de origem já desempenhava as funções de relojoeiro e ourives, ao chegar à cidade deu continuidade à sua profissão, ensinando-a aos três filhos. Assim, Henrique Lupo, tendo começado ainda muito jovem na atividade de relojoeiro e ourives dedicou-se a esta profissão durante três décadas.

Casou-se com Judith Bonini Lupo e constituiu uma numerosa família, com dez herdeiros: Rômulo, Rolando, Renata Maria, Edda, Henriqueta, Aldo, Ione, Elvio, Wilton e Nereide.

Após a atividade de relojoaria, a partir do final de 1920, a busca incessante por novos caminhos e a ampliação de horizontes levou Henrique Lupo a se interessar pela fabricação de meias.

Homem de grande caráter, empreendedor, sempre esteve à frente dos negócios da família, organizando-os e dirigindo-os com habilidade. Sempre com a colaboração de seus filhos.

A escolha de Henrique Lupo como patrono do SENAI de Araraquara reafirma o reconhecimento da comunidade local pelo trabalho e dedicação deste empreendedor que tanto contribuiu para o avanço industrial da cidade e região; além do esforço e dedicação da família Lupo, em especial seu filho Wilton, para implantar uma unidade

SENAI no município de Araraquara, inclusive doando o terreno para a construção do SENAI Araraquara.