• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

O Sistema Senai

A A A

prédio da fiesp

Conheça o Sistema Senai

O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira - desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

Áreas de atuação:

1. Educação profissional

O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Desde sua criação, em 1942, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria.

O SENAI está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros e oferece cursos em todos os níveis de educação profissional e tecnológica.

Na maior competição de profissões técnicas do planeta, a WorldSkills, alunos do SENAI foram vencedores e conquistaram o 1º lugar em 2015 e o 2º lugar em 2017. Isso comprova que o SENAI prepara trabalhadores altamente qualificados, no mesmo nível dos países mais industrializados do mundo.

O SENAI também atua em outros países como Angola, Cabo Verde, Guatemala, Jamaica, Paraguai, Peru, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Haiti, contribuindo para a criação e manutenção de centros de formação e no desenvolvimento da educação profissional.

2. Inovação e tecnologia

Para ajudar a indústria a inovar e ser mais competitiva, o SENAI tem 26 Institutos de Inovação, que trabalham com pesquisa aplicada para o desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas.

Os Institutos SENAI de Inovação já entregaram mais de 320 projetos e centenas de outros seguem em desenvolvimento, com recursos exclusivos. Um exemplo é o FLATFISH, robô-submarino que faz inspeções de petróleo em águas profundas.

O SENAI também conta com 58 Institutos de Tecnologia que prestam serviços técnicos para aumentar a produtividade das empresas, garantir a qualidade de produtos e certificar a conformidade com normas nacionais e internacionais. Cada instituto atende a setores específicos, de acordo com as características regionais de cada indústria.

Estrutura Organizacional

Atuando em todo o território nacional, o Sistema SENAI é composto por órgãos normativos (Conselho Nacional e Conselhos Regionais) e de órgãos de administração (Departamento Nacional e 27 Departamentos Regionais). Ambos os departamentos (Nacional e Regionais) estão sob a supervisão da Confederação e das Federações das Indústrias e delegados dos Ministérios da Educação e do Trabalho.

Regimentos

icones_icone_acessar_conteudo Regimento do Senai
icones_icone_acessar_conteudo Regimento Comum das Unidades Escolares

 

Políticas

icones_icone_acessar_conteudo Termos de Uso e Política de Privacidade

icones_icone_acessar_conteudo Política de Segurança da Informação e Privacidade e

icones_icone_acessar_conteudo Política de Propriedade Intelectual.