• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Escolas Móveis do SENAI-SP levam tecnologia inovadoras até você

A A A

Nanotecnologia, energia renovável e Indústria 4.0 são alguns dos temas tecnológicos das escolas sob rodas

02/03/2021

A flexibilidade da escola móvel permite que o SENAI-SP atenda às necessidades imediatas e específicas de formação profissional em cidades nas quais não há uma unidade fixa ou aonde não estão disponíveis programas de ensino solicitados pelas empresas e/ou entidades interessadas. O conceito das escolas móveis foi construído, assim, para levar às outras cidades a estrutura interna das escolas e seus recursos tecnológicos e pedagógicos. Atualmente, são 78 unidades móveis em 20 áreas tecnológicas diferentes. Dentre elas, estão as últimas novidades e demandas da indústria, como nanotecnologia, energia renovável e Indústria 4.0.

 

Conhecida como "Nanomundo", a escola móvel de Nanotecnologia traz a Nanociência e Nanotecnologia em ambiente real, a partir de equipamentos adotados nos mais diversos laboratórios de microscopia. A unidade dispõe de aparelhos de alta tecnologia, como microscópio eletrônico de varredura, sistema de fabricação de dispositivos por nanolitografia, microscópio de força atômica e analisador de tamanho de partículas.

 

Já a escola móvel de Energia Renovável disponibiliza aprendizagem desde as técnicas de geração ao uso final, ou seja, do projeto à instalação incluindo os fundamentos para o gerenciamento do consumo consciente de energia. Os cursos envolvem geração hidrelétrica, biomassa, eólica e solar. A carreta é equipada com inversores e painéis fotovoltaicos, sistemas de proteção CC (Corrente Contínua), medidores de energia, posto carregador de VE (Veículos Elétricos) e sistema supervisório para gestão de parques fotovoltaicos e eólicos de diversos portes.

 

E sobre o requerido e requisitado tema de Indústria 4.0, a unidade móvel desta área oferece cursos com conceitos convergentes e tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como Inteligência Artificial, Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), Internet das coisas (IoT), Big Data, Segurança Cibernética e Robótica Avançada, entre outros. Na sua estrutura, estão uma planta de manufatura avançada - que representa a produção de um produto customizado do início da produção até a retirada do produto; planta de processo contínuo que realiza controle de processo, e nela são aplicadas algumas tecnologias de RA, RV e comando por voz; impressoras 3D; sensores de IoT; Software de Realidade Aumentada, entre tantas outras tecnologias que a escola móvel leva aos quatro cantos do estado de São Paulo.