• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Parceria entre SENAI-SP e BMW usa realidade aumentada em treinamentos

A A A

A parceria acontece há mais de três anos e oferece capacitação de qualificação em novas tecnologias para carros

12/03/2021

A partir de agora, o SENAI-SP e a Academia BMW Group Brasil e adotarão o uso de realidade aumentada (RA) em treinamentos. A oferta abrange toda a rede de concessionárias BMW, MINI e BMW Motorrad da empresa espalhadas pelo Brasil.

Por meio de tablets apontados para um QR Code, os profissionais podem visualizar peças digitalizadas, além da montagem e desmontagem de equipamentos e circuitos.

Dessa forma, a montadora espera que conceitos e processos de novos veículos possam ser avaliados de maneira rápida, trazendo melhor experiência de aprendizagem ao treinamento técnico.

Realidade aumentada aplicada ao treinamento técnico de profissionais trará uma nova experiência ao aprendizado. Crédito: Shutterstock


Para Emilio Paganoni, gerente sênior de treinamento do BMW Group Brasil, “o sistema de aprendizado [da empresa] evolui e acompanha as tecnologias dos nossos produtos e serviços”.

O executivo observa também que o uso da realidade aumentada oferece ao aluno a “possibilidade de descobrir e estudar componentes do sistema sem a presença do veículo, realizando a simulação real na própria sala de aula”. Isso é um diferencial que permite aos técnicos visualizar processos e produtos com riqueza de detalhes.

Digitalizar o processo do treinamento, além disso, não é apenas uma questão de experiência, mas também de otimizar recursos. Segundo a BMW, com a realidade aumentada é possível abranger um número de alunos cinco vezes maior do que aulas tradicionais presenciais – sem impactar negativamente a efetividade do ensino.

Anteriormente, as aulas tradicionais demandavam cerca de dois dias para desmontar e preparar os sistemas do carro para a aula – o que não será mais necessário com o uso da tecnologia.

Assim, o período da desmontagem pode, então, ser convertido em conteúdo, produtividade e diminuição da necessidade de deslocamento.

Parceiras acadêmicas
A Academia do Grupo BMW no Brasil e do SENAI-SP é fruto de uma parceria que já se estende por quase três anos. Iniciado no final de 2018, o centro de treinamentos recebeu o investimento compartilhado de R$ 4 milhões.

Desse, R$ 3 milhões foram voltados à construção de instalações, área construída e infraestrutura; outros R$ 1 milhão foram revertidos em equipamentos e produtos.

 

A academia foi inaugurada em 2018  Crédito: Academia BMW Group Brasil SENAI-SP/Divulgação

 

A ação conjunta nasceu com o objetivo de qualificar profissionais para o mercado automobilístico que, nos últimos anos, sofreu uma transformação exponencial em termos tecnológicos a um ritmo que deve crescer a cada ano.

Até o final de 2019, o centro técnico de capacitação respondeu pelo treinamento de 1.085 colaboradores, entre concessionários, alunos e funcionários do SENAI -SP. Isso foi apenas no primeiro ano de atuação.

Até o momento, as empresas contabilizam mais de 3,2 mil estudantes treinados. O local também promoveu, desde o início das operações, um total de 330 títulos de treinamentos das marcas BMW, Mini e BMW Motorrad.

Erguida em uma área de 1.000 m², a Academia fica dentro das dependências da Escola SENAI-SP, localizada no bairro do Ipiranga, na capital paulistana.

O espaço promove a formação voltada para veículos elétricos e híbridos, sistemas de diagnóstico e programação, além de capacitação para treinamento em tecnologias assistentes de condução semiautônoma presentes em veículos como o BMW 330i M Sport, produzido na fábrica do BMW Group em Araquari (SC).

Fonte: Olhar Digital