• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Projeto de alunos do SENAI-SP é semifinalista da Imagine CUP

A A A

De 200 mil participantes, estamos entre os 20 melhores da competição mundial promovida pela Microsoft

15/03/2021

Os alunos do SENAI-SP desenvolveram o aplicativo de inteligência artificial “SecurFace”, baseado em reconhecimento facial, e o projeto é semifinalista da Global Imagine CUP, competição mundial de tecnologia e inovação da Microsoft para estudantes, que desenvolvem soluções por meio da plataforma Microsoft Azure.

Em 2020, a competição foi 100% online por conta da pandemia Covid-19, contou com mais de 200 mil pessoas do mundo todo e o Brasil foi representado por 932 equipes. Estamos na disputa entre os 20 melhores projetos do mundo e a etapa final é no próximo dia 23.

A conquista é da equipe do SENAI-SP “Escola e Núcleo de Tecnologia Senai Santos Dumont”, de São José dos Campos, formada por Danilo Almeida - Coordenador de Práticas Pedagógicas-, e os alunos do curso “Técnico em Desenvolvimento de Sistemas”: Vinícius Lustosa, Thiago Conceição, Pedro Augusto.

Equipe “SecurFace”, do SENAI-P de São José dos Campos.

 

O projeto

O “SecurFace”, projeto inscrito no Imagine Cup, surgiu de uma necessidade de otimizar processos de gestão escolares – escolas, faculdade e instituições-, como ausência de sistema informatizado, identificação manual dos alunos, dificuldade em consultar informações sobre os alunos e método pouco eficiente para criar formulários estudantis.

Assim, o app propõe usar a máquina virtual como recurso e, por meio do reconhecimento facial, trazer mais segurança, flexibilidade, redução de custos e melhor aproveitamento dos equipamentos. O “SecurFace” utiliza dados em nuvem (IoT), através da plataforma Microsoft Azure, para identificação de qualquer pessoa de forma detalhada utilizando um software robusto (em nuvem) em um equipamento simples como um smartphone.

A introdução do aplicativo no mercado será feita via marketing digital para venda da licença, utilizando o SaaS (software como serviço) que, atualmente, tem sido uma das principais formas que as empresas utilizam para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Imagine CUP

Não é a primeira vez que o SENAI-SP tem equipe nas fases finais da competição internacional Microsoft Imagine CUP. Em 2019, a equipe “Speex”, formada na Escola SENAI de Informática, em São Paulo, representou a instituição na final da disputa global e venceu na categoria de melhor startup por votação popular (People's Choice Awards America), em Seattle, nos Estados Unidos. Mas é a primeira vez que temos nossos alunos na disputa na categoria educação, em que o app “SecurFace” está concorrendo.

A Imagine Cup já reuniu mais de dois milhões de estudantes em mais de 150 países, inclusive do Brasil, e estar entre as 20 melhores equipes do mundo já é motivo de comemorar, pois certifica a qualidade do ensino, do corpo docente e dos alunos do SENAI-SP.