• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Procura por cursos online no SENAI-SP dobra de 2019 para 2020

A A A

Alunos matriculados passaram de 391 mil para 825 mil; temas mais procurados envolvem modernização da indústria, como Economia Circular, e reposicionamento no mercado de trabalho

16/03/2021

A comparação de matrículas em cursos online gratuitos, entre o ano de 2019 e 2020, do SENAI-SP aponta um cenário de alta procura de interessados na modernização da indústria e de profissionais que querem se reposicionar no mercado de trabalho. Ao todo, o número de matriculados mais que dobrou de um ano para o outro, passando de cerca de 391 mil para 825 mil.

Um dos destaques na procura foi o curso de Economia Circular, que apresenta o modelo de produção circular, identificando o sistema econômico vigente e compreendendo as formas de transição nas esferas comportamental, empresarial e político-institucional. De apenas 1,2 mil matriculados, em 2019, o curso passou a marca de 62 mil, em 2020. Além disso, cresceu o número de interessados na metodologia BIM. O curso Desvendando o BIM teve no ano passado mais de 22 mil alunos que estudaram a influência, aplicações e benefícios do Building Information Modeling para a cadeia de construção civil. Em 2019, esse número não passava de 400 pessoas. Um retrato de como os temas tecnológicos avançam na indústria e como se adaptaram ao período de educação online, durante a pandemia.

As pessoas também aproveitaram as oportunidades de formações iniciais online para buscar um reposicionamento no mercado de trabalho. Isso é perceptível, por exemplo, na alta procura pelo curso de Excel Básico, que teve, em 2020, quase 82 mil alunos, e nos mais de 43 mil matriculados no curso Preparação para o Mundo do Trabalho. Tal curso apresenta estratégias que contribuem para inserção ou recolocação de jovens e adultos por meio do planejamento de carreira alinhado às habilidades pessoais.

Os cursos online oferecidos foram criados e desenvolvidos de acordo com temas aderentes às mudanças em curso da indústria; conhecimentos que se relacionam com as novas práticas e tecnologias em voga no setor industrial mundial. LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados -, Economia Circular, Indústria 4.0, BIM e Blockchain são alguns dos temas desta nova cartela.

Além disso, foram oriundos da estratégia à distância adotada pela instituição durante a pandemia do Covid-19. Por já estar inserida na cultura da educação online até mesmo em um cenário antes da pandemia, o SENAI-SP adaptou com tranquilidade diversos cursos e apoiou as mais de 90 unidades em todo o Estado de São Paulo nesse processo de migração para o ensino remoto em mais de 300 turmas presenciais.

Ao final de cada curso, há um certificado de conclusão, que pode ser impresso pelo aluno. O conteúdo das aulas varia entre 14h e 20h e tem como requisitos de acesso o mínimo de 14 anos de idade, 5ª série do Nível Fundamental completa, conhecimento em Windows, acesso a microcomputador conectado à internet e e-mail pessoal.