• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

SENAI-SP participa da primeira ligação com 5G standalone da América Latina

A A A

Dia histórico para a parceria entre SENAI-SP, Nokia, Ministério das Comunicações e futuro da transformação digital no País

09/04/2021

Pioneirismo em tecnologia e inovação é uma marca do SENAI-SP que ganhou mais uma chancela no dia de hoje, 9/4. A instituição participou da realização da primeira ligação em vídeo feita com o 5G standalone, também conhecido como o “5G puro”. Por meio da parceria entre SENAI-SP, Nokia e Ministério das Comunicações a transmissão foi realizada na manhã desta sexta-feira (9/4) na sede da Nokia, em São Paulo.

O robô movido pela tecnologia 4.9G, integrante do OpenLab da Indústria 4.0 do SENAI-SP, e desenvolvido juntamente com a Nokia, foi o mestre de cerimônias do evento e interagiu com os presentes. Fábio Faria, ministro das Comunicações, recebeu pelo braço robótico do SENAI-SP um aparelho telefônico 5G com o qual ligou para o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, usando conexão 5G standalone. Foi a primeira chamada de vídeo do Brasil e da América Latina utilizando a tecnologia conhecida também como “5G puro”, cujo leilão está previsto para meados de julho deste ano.

A cerimônia de assinatura do terceiro aditivo da parceria entre SENAI-SP e Nokia, que se iniciou há mais de um ano, também foi conduzida pelo robô inteligente e autônomo (AIV). O mesmo ainda levou o documento até as lideranças presentes para assinatura. Dentre eles, estavam Fábio Faria, Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, Ailton Santos, presidente da Nokia e Wilson Cardoso, CTO da Nokia.

Durante assinatura do aditivo da parceria SENAI-SP e Nokia, com a presença de Artur Coimbra, secretario de Telecomunicações, Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, Wilson Cardoso, CTO da Nokia, Fábio Faria, ministro das Comunicações, e Ailton Santos, presidente da Nokia. 

Sempre pioneiro, desde o ano passado, o SENAI-SP investe em infraestrutura de ponta para o 5G e formação profissional para atender a mão de obra que será profundamente impactada pelas mudanças que a tecnologia trará. A planta tecnológica, conhecida como Bolha 4.9G/LTE, localizada em São Caetano do Sul (SP), está em operação desde 2020, integrando as aplicações da Indústria 4.0 e suas tecnologias habilitadoras, apresentando diversos casos de uso como mobilidade de equipamentos com realidade aumentada, fabricação flexível com o suporte de robôs autônomos, além de gerenciamento de ativos.

Outro fruto desse movimento do SENAI-SP para o 5G já disponível para profissionais da área há cerca de um ano é o Curso de Aperfeiçoamento Profissional “Redes Privadas LTE”, que desenvolve capacidades relacionadas à instalação, configuração e conservação de redes privadas LTE/4.9G, para integração de múltiplos sistemas, seguindo procedimentos e normas técnicas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

Como foi dito no evento, assim como na conquista espacial, o fato foi um “pequeno passo e um grande salto para a transformação digital do nosso País, com novos empregos, mais conectividade nas cadeias produtivas, mais competitividade e acesso à internet para mais brasileiros”. Mais uma vez, o SENAI-SP posiciona-se na vanguarda quando o assunto é inovação e tecnologia.