• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

SENAI-SP fomenta ensino na área de Saúde e Segurança do Trabalho para desenvolvimento da indústria

A A A

Cursos de aperfeiçoamento profissional em normas regulamentadoras e formação técnica são algumas das opções

27/04/2021

Um dos importantes fatores que impulsionam o desenvolvimento e competividade da indústria paulista é o bem-estar e saúde de seus colaboradores, por meio do fomento a iniciativas e capacitações na área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Ambientes seguros e pessoas capacitadas oferecem condições adequadas para a realização das tarefas diárias e, desta forma, favorecem também a produtividade, além de preservar o bem maior do mundo: a vida humana. Esse é o principal intuito dos cursos voltados para esse setor que o SENAI-SP oferece.  

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, e é celebrado no dia 28 de abril em referência à uma explosão que tirou a vida de 78 mineiros nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi firmada em 2005, pela Lei 11.121.  

Ensino profissional na área de Segurança do Trabalho  

O SENAI-SP oferece uma gama de cursos - de técnicos a livres - na área de Segurança do Trabalho, englobando a própria formação de Técnico em Segurança do Trabalho e cursos capacitadores das diversas Normas Regulamentadoras (NRs) exigidas pela indústria. As NRs são as regras obrigatórias relativas à segurança do trabalho que todas as empresas devem cumprir.  Mais do que cumprir a própria legislação, os cursos do SENAI-SP ajudam ainda a empresa a agir preventivamente aos aspectos relacionados à segurança e saúde do trabalho.  

Alguns dos cursos de aperfeiçoamento, atualmente, com matrículas abertas, em unidades na capital paulista e no interior, abarcam NRs referentes ao Trabalho em Altura; Instalações e Serviços em Eletricidade; e Espaços Confinados. Tais cursos estabelecem requisitos e condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores que estejam nestas condições.

Já o curso técnico de Segurança do Trabalho habilita profissionais para promover ações prevencionistas e educativas de saúde e segurança do trabalho para preservar a integridade física e mental das pessoas e resguardar o meio ambiente, o patrimônio e a imagem da empresa. Assim, estes profissionais poderão atuar em ações de prevenção nos processos produtivos com auxílio de métodos, avaliação e medidas de controle, além de coletar e organizar informações emitindo relatório técnico, investigando e analisando acidentes e recomendando medidas de prevenção e controle. 

Entre no site sp.senai.br e confira os cursos disponíveis para você!