• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Estratégia de educação profissional do SENAI-SP é baseada em excelência

A A A

Na semana em que se comemora o Dia da Educação, 28/4, saiba mais sobre como a casa traz inovação, tecnologia e honra sua qualidade de ensino

27/04/2021

O SENAI-SP traz a chancela de ser referência em ensino de qualidade e o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Desde sua criação, em 1942, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria. 

Estamos presentes em mais de dois mil municípios brasileiros e oferecemos cursos em todos os níveis de educação profissional e tecnológica. E aí vem a pergunta, qual o segredo para manter um alto nível de ensino? 

Para conhecer a resposta e saber mais sobre educação no SENAI-SP, aproveitamos a semana em que se comemora o Dia da Educação, 28/4, para falar um pouco sobre nossas estratégias educacionais. Confira! 

Nossa fortaleza 

Dentre as principais fortalezas do SENAI-SP, encontra-se a formação técnica profissional de qualidade, preparando o profissional por meio do desenvolvimento das competências técnicas e socioemocionais demandadas pelo mundo do trabalho. Isso tanto no nível de uma qualificação básica quanto na atualização e no aperfeiçoamento contínuos, conectados à difusão de novas tecnologias.  

Metodologia própria  

O SENAI-SP utiliza a sua metodologia, estruturada com base no desenvolvimento de competências, que se traduz na mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, considerando as tendências tecnológicas e educacionais contemporâneas. Tudo consolidado por uma prática docente voltada para a proposição de situações desafiadoras que simulam problemas reais de trabalho, tendo o protagonismo do estudante como ponto central do processo de aprendizagem.  

Além disso, as atividades teóricas e práticas são integradas e organizadas por meio de um trabalho interdisciplinar e contextualizado, permitindo ao aluno conferir sentido a fatos, fenômenos, conteúdos e práticas para que ele descubra suas próprias ferramentas para lidar com os desafios profissionais e com as constantes mudanças tecnológicas.  

Aprendizagem integrada e criativa 

A instituição adota uma dinâmica educacional diferenciada e, para que isso ocorra com excelência, prepara os profissionais envolvidos para trabalhar com a metodologia preconizada, tornando-os aptos a realizarem uma prática docente interdisciplinar, contextualizada, integradora do “saber”, do “saber fazer” e do “saber ser”.  

É importante destacar que o incentivo ao pensamento criativo e à inovação estimula o livre pensar, o interesse pelo novo, o pensamento divergente, a imaginação e o pensamento prospectivo. A aprendizagem criativa no mundo do trabalho é de suma importância, pois a criatividade ajuda na resolução de problemas e na busca por diferentes alternativas.  

Educação profissional + inovação + tecnologia 

O currículo do SENAI-SP é construído com base numa visão prospectiva, considerando os impactos tecnológicos e as mudanças organizacionais a médio e longo prazos, resultando em conteúdo formativo atualizado.  

As aulas acontecem por meio de situações que trazem problemáticas das áreas industriais, e exigem que os estudantes empreguem as metodologias inovadoras e recursos de TI na busca de soluções, na proposição de melhorias e no desenvolvimento de novo processo ou serviço, em diferentes áreas tecnológicas.  

Além de ser uma instituição de formação profissional reconhecida, o SENAI-SP é um provedor de soluções tecnológicas que visam impulsionar a competitividade industrial.  

Assim, no SENAI-SP é impossível dissociar inovação e tecnologia do eixo de educação profissional.  

Eficiência do ensino 

Os bons resultados de egressos, ou seja, todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior e estão disponíveis no mercado, falam por si só. Segundo o último painel disponibilizado pelo Departamento Nacional sobre a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (SAPES), referente ao período de 2018 a 2020, é possível destacar que: 

  • A taxa de ocupação de egressos dos cursos de graduação (tecnólogos) foi de 81,5%; ou seja, esse é o percentual de estudantes que procuraram emprego e estavam remunerados (trabalho ou estágio), após o período de seis meses a um ano da conclusão do curso. Sendo que 85,3% deles trabalhavam com carteira assinada (mercado formal); 
  • A taxa de inserção de egressos dos cursos de Aprendizagem Industrial é de 87,5%; ou seja, esse é o percentual de estudantes que não estavam trabalhando durante o curso e começaram a trabalhar, após o período de seis meses a um ano da conclusão. Seu incremento de renda foi de 78,3%; 
  • 9,4 foi a nota média de satisfação dos estudantes concluintes e egressos dos cursos de Qualificação Profissional (FIC). 89% deles pretendem fazer outro curso;  
  • Mais de 99% dos estudantes egressos dos cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional e Cursos Técnicos indicariam os cursos do SENAI-SP; 
  • 97,2% das empresas preferem contratar estudantes egressos dos Cursos Técnicos do SENAI-SP; 
  • 8,9 foi a nota média de satisfação das empresas com os estudantes egressos dos cursos de Qualificação Profissional e dos Cursos Superiores do SENAI-SP.

Com esses resultados e essas iniciativas, temos certeza de que a educação profissional, no Brasil, vai continuar caminhando a passos largos e sólidos com o trabalho do SENAI-SP.