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Pesquisa educacional do SENAI-SP representa o Brasil em Conferência da Sociedade Canadense de Avaliação

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Estudo sobre impacto da Covid-19 foi apresentado para avaliadores do mundo todo

24/05/2021

O SENAI-SP apresentou o artigo “Pesquisa Educacional Impacto Covid-19” na Conferência da Sociedade Canadense de Avaliação, a C2021, realizada online, no último dia 12. A entidade foi convidada a participar por conta da Supervisão de Avaliação do SENAI-SP, que integra a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, composta por avaliadores de todo o Brasil.    

Com o tema "Usando a avaliação: percebendo nosso potencial? ", o evento, até então restrito aos avaliadores canadenses, recebeu pela primeira vez representantes de todo o mundo, incluindo América Latina e Estados Unidos, para enriquecer as conversas e expandir as conexões desta área do conhecimento. O SENAI-SP foi representado pelos especialistas Márcia Duarte e Daniel Silva, integrantes da Gerência de Planejamento e Avaliação - GPA.   

Pesquisa brasileira    

A “Pesquisa Educacional Impacto Covid-19” analisou a percepção de gestores, professores e estudantes sobre as ações realizadas pelo SENAI-SP diante da situação causada pela pandemia da Covid-19. A ideia é que o resultado sirva de referência para a criação e implementação de futuras ações voltadas ao assunto.   

Foram analisados, com base nas respostas de alunos e professores de 91 unidades do SENAI-SP, os indicadores afetivos, econômicos, estruturais, pedagógicos e de saúde, além da percepção dos educadores sobre os estudantes e sobre seu próprio desempenho como docente.   

Na avaliação dos docentes, 90% dos cursos foram modificados para serem ofertados de modo remoto. Dos estudantes ouvidos, 44% afirmaram compartilhar equipamentos, celulares e ou notebooks na ocasião. No entanto, mencionaram, 484 vezes, que a escola forneceu suporte para a utilização de computadores. Além disso, 97% dos alunos disseram estar total ou parcialmente satisfeitos com as medidas adotadas pela escola.  

Idealizada pela Supervisão de Avaliação da Gerência de Planejamento e Avaliação do SENAI-SP, a pesquisa ouviu 6.279 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem, 560 docentes e 139 gestores, entre os dias 21 e 31 de julho de 2020.