• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

SENAI-SP Editora lança livro Inovação Horizontal

A A A

Conceito democratiza inovação entre todas as pontas da empresa e incentiva empregados a darem soluções para problemas do dia a dia

24/08/2021

Como lidar com a necessidade de inovação? Uma das respostas pode ser encontrada no livro Inovação Horizontal, da SENAI-SP Editora, que teve seu pré-lançamento nesta terça-feira, 24 de agosto, com a presença do presidente da FIESP e do SENAI-SP, Paulo Skaf; o diretor regional do SENAI-SP, Ricardo Terra; e os autores do livro: o presidente do Conic - Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP, Antonio Carlos Teixeira Álvares; e o pesquisador, mestre e doutor em Administração, José Carlos Barbieri.

ricardo_terra_240821_2

Terra abriu o evento dizendo da importância deste novo conceito de inovação criado por Teixeira e que traz “a democratização da inovação para todos os colaboradores de uma empresa”. Teixeira completou dizendo como tal conceito está ligado à missão do SENAI-SP que visa justamente abarcar a prática e teoria, desde o chão de fábrica ao alto escalão. Assim, a SENAI-SP Editora abarcou a produção do material e o presidente Paulo Skaf prefaciou o livro. Mas afinal, do se trata a Inovação Horizontal?

 


Tanto Teixeira quanto Barbieri explicaram que o conceito foca a cultura de inovação em todos os empregados, desde a base ao topo da pirâmide de uma empresa. “A inovação começa com ideias, e quem dá ideias são pessoas, não máquinas”, definiu Teixeira. Todos os funcionários são tratados como inventores e incentivados a pensar em soluções de acordo com suas práticas cotidianas.

antonio_carlos_teixeira_alvares2Resultado de uma parceria de mais de 20 anos entre teoria e prática, por meio das diferentes experiências de Barbieri e Teixeira, o livro traz justamente o resultado de como tal inovação melhorará a competividade da indústria brasileira, por concretizar mudanças radicais que afetam os resultados sem altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. “Esse trabalho de juntar teoria e prática é um trabalho de joalheiro. Não deixar nenhuma ponta, afinar tudo e deixar nossa contribuição para que a Inovação Horizontal seja um fator diferencial para a competitividade das empresas”, definiu Barbieri.

O livro cita casos de diversas empresas ao redor do mundo, como Subaru Indiana, Whirpool, Toyota, Cemex e Google, além da fábrica de latas e baldes de aço, Brasilata, na qual Teixeira foi CEO por 37 anos. Ele explicou como algumas ideias “simples” podem trazer resultados impressionantes, como a ideia de uma colaboradora, que pensando na durabilidade do leite em pó que usava em sua casa, sugeriu uma tampa que, proporcionando maior durabilidade, acabou sendo utilizando em produtos premium alimentícios.

livro_inovacao_horizontal

O livro também fala sobre como criar sistemas e ambientes que incentivem os empregados a darem ideias. Segundo Teixeira, um bom desempenho de Inovação Horizontal apresenta cerca de 12 ideias por funcionário por ano. Para tal, é preciso criar um sistema confiável, aberto e motivador. Eles ainda ressaltaram a importância do momento de retomada pós-pandemia, no qual empresas poderão se diferenciar no mercado adotando tal incentivo à inovação.


Ao final do evento, Skaf ressaltou que o princípio de ter o pessoal na ponta trazendo as ideias é fundamental e exemplificou com o início de seu mandato na FIESP no qual decidiu ouvir os alunos de diversas escolas. “Quando eu comecei a rodar as escolas, eu queria ouvir quais eram os problemas, e comecei a ouvir dos alunos. As ideias deles foram incríveis e fizemos uma cartilha para cumprir tais soluções!”. Para ele, ter essa abertura é fundamental para fazer essas transformações necessárias. “Esse livro vai ajudar, de forma prática e objetiva, muita gente a aprimorar a competividade das empresas nesse mundo de constante transformações”, completou.

lancamento_inov_horizontal

Antonio Carlos Teixeira Álvares (esq.), Paulo Skaf (centro) e José Carlos Barbieri (dir.)

Teixeira e Barbieri ofereceram o primeiro livro, autografado, à Paulo Skaf. O pré-lançamento foi transmitido para mais de 400 colaboradores do SENAI-SP e demais parceiros na plataforma ZOOM e Youtube simultaneamente. O livro está disponível no site da editora do SENAI-SP: https://www.senaispeditora.com.br/produto/inovacao-horizontal-inovacao-a-partir-de-todos-os-empregados/.