• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

SENAI-SP fala sobre a capacitação para Indústria 4.0 no Festo Innovation Summit 2021

A A A

Multidisciplinaridade, trabalho em equipe e desenvolvimento de soft skills são características essenciais do novo profissional para esse setor

07/10/2021

a quinta-feira, 7/10, o SENAI-SP participou do evento online Festo Innovation Summit 2021, que contou com a presença de lideranças das principais empresas e instituições e ensino da América do Sul, para falar sobre inovação na indústria. Osvaldo Lahoz Maia, gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP, representou a instituição e falou sobre a capacitação de mão de obra para Indústria 4.0, suas tecnologias habilitadoras e o papel da casa perante a transformação digital, no Brasil, não apenas para o setor industrial, mas para os profissionais formados.  

"Um dos maiores desafios quando falamos em interdisciplinaridade, especificamente nos modernos currículos, é a questão dos chamados soft skills. Nesse aspecto, o trabalho colaborativo e em equipe são fundamentais. Essa é uma das frentes importantes da engenharia pedagógica. O SENAI-SP pratica o conceito de unidades de competência multidisciplinares, o que nos liberta do conceito de grade e nos possibilita mais flexibilidade e dinamismo na definição dos currículos. O papel de preparação dos professores é fundamental”, discorre Maia.  

Ele destaca que, mesmo com todos os avanços, a tecnologia sempre vai ser meio e nunca fim. “Está virando commodities e é importante vê-la como um conjunto: tecnologia, pessoas, empresas e negócios”, pontua o gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP, que finaliza sua participação lembrando que estamos às vésperas do leilão do 5G: tecnologia que vai impactar a todos e refletir na educação, revolucionar com a baixa latência e cyber compartilhamento, por exemplo.

O painel “Novas demandas e oportunidades profissionais na indústria” que teve a presença de Lahoz, também contou com a participação dos painelistas Bruno Jorge, gerente de Difusão de Tecnologia na ABDI, Prof. Dr. José Carlos de Souza Junior, reitor da Universidade Centerno Instituto Mauá de Tecnologia e com moderação de Ligia Oliveira, head de Didátca na Festo Brasil.

Sobre Festo Innovation Summit 2021

Foram seis horas de conteúdo com apresentações, casos práticos, visitas virtuais e debates sobre as principais tendências de Digitalização, Capacitação, Eficiência e Sustentabilidade. Os palestrantes puderam compartilhar expertises, informações de mercado, experiências profissionais e seus pontos de vista. Ao todo, foram mais de 20 profissionais que buscaram contribuir com a transformação digital das organizações e impulsionar a produtividade de nosso dia a dia.

O Festo Innovation Summit 2021 é uma ação inédita realizada pela Festo Cluster SAM - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.