• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

Alunos do SENAI-SP resolvem problemas reais da indústria no Desafio de Ideias

A A A

Unidades na capital paulista, Osasco, Piracicaba e Birigui receberam atividade que incentiva cultura de inovação, empreendedorismo e parcerias com empresas

25/11/2021

Entre setembro e outubro deste ano, escolas do SENAI-SP receberam o Desafio de Ideias, atividade baseada no conceito de Inovação Aberta e Design Sprint, na qual empresas parceiras apresentam um problema ou necessidade real a equipes de alunos, que, por sua vez, propõem soluções, que são avaliadas e premiadas. Assim, impulsiona-se a cultura de inovação e empreendedorismo, instiga-se a capacidade criativa e inventiva, o raciocínio lógico e a liderança, além de oferecer, a curto prazo, soluções aos problemas das empresas.

As unidades participantes do SENAI-SP, neste ano, foram: Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo, em Osasco; Escola SENAI Francisco Matarazzo, no Brás, na capital paulista; Escolas SENAI Mário Henrique Simonsen e SENAI Mário Dedini, ambas em Piracicaba; e Escola SENAI Avak Bedouian, em Birigui.

Durante a realização do Desafio de Ideias, quatro mentores de cada escola se dedicam exclusivamente a esta atividade e fazem um treinamento prévio em empreendedorismo e metodologias ágeis - conhecimentos repassados aos alunos participantes. Em cinco dias são realizadas: a apresentação dos desafios pelas empresas parceiras; o desenvolvimento das soluções com base na metodologia Design Thinking; a pré-banca preparatória; a apresentação das soluções para as empresas parceiras; e a premiação dos vencedores.

Em Osasco, o Desafio foi realizado em parceria com a ALCOA, uma das três maiores empresas de alumínio do mundo, e ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), que pediram soluções práticas e viáveis para limpeza e reparo das canaletas de drenagem da mineração, em Juquiti, reduzindo custos e riscos ergonômicos.

Heglyn Janaina de Santana Eufrosino, do curso Técnico em Soldagem, Renan Ledesma, do Técnico em Metalurgia, Rubio Tadeu Oliveira Santos, do Técnico em Mecânica, Stivie de Azevedo Carvalho e Thayssa Melo Silva Lima, da Aprendizagem Industrial em Mecânico de Usinagem, foram os ganhadores com o projeto EVO. Trata-se de um robô para as limpezas das canaletas, apresentando redução no tempo da limpeza, ganho de produtividade e maior conforto e segurança aos colaboradores. A ALCOA já manifestou interesse na implantação da ideia.


Participantes da Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo, em Osasco.

Participantes da Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo, em Osasco.


No Brás, o Desafio de Ideias ocorreu com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e foram propostos dois desafios por empresas parceiras: um para a Indústria Têxtil e outro para a de Confecção. As seis equipes somaram 36 alunos e foram compostas por estudantes do SENAI de São Paulo, Minas Gerais e Ceará. A competição aconteceu de forma híbrida: nos estados, os alunos participaram presencialmente, já entre as regionais a interação foi online.

Na área têxtil, a Cedro Têxtil, localizada em MG, trouxe o problema de encontrar um destino inovador para 60 toneladas/mês de estopa, oriundas da tecelagem. A equipe Vermelha venceu o desafio com a ideia de produção de tubos e tubetes feitos de papelão reciclado e resíduos de estopa têxtil a serem utilizados para bobinar e enrolar tecidos.

Já na área de Confecção, a Maryssil Beach Wear, em SC, pediu a criação de uma coleção de peças para mulheres mastectomizadas, direcionada ao mercado internacional, principalmente Estados Unidos e Rússia. A linha precisou ter foco no bem-estar, conforto, design e mobilidade destas mulheres que precisam praticar hidroginástica e natação para reabilitação. A equipe vencedora foi a Amarela.

Em Piracicaba, as Escolas SENAI Mário Dedini e Mário Henrique Simonsen se uniram com as empresas Thermal Management Solutions e LGMT para impulsionar a cultura da inovação e empreendedorismo entre escola e indústria. Foram 115 alunos inscritos, dos quais 30 foram selecionados e divididos em seis equipes.

A Thermal Management Solutions, indústria do setor de autopeças, propôs: “Como podemos melhorar o processo de separação e conferência de forma que não altere o tempo do processo de faturamento?”. Já a LGMT Equipamentos Industriais, do segmento de plástico e borracha, perguntou aos participantes: “Como reduzir o tempo de aquecimento das peças a serem recuperadas antes do processo de soldagem?”.

Na Mário Dedini, alunos da equipe Verde venceram o Desafio aprimorando o processo de logística no envio de peças automotivas aos clientes. Já na Mário Henrique Simonsen, a equipe Amarela conseguiu pensar da melhor forma como reduzir o tempo de aquecimento de peças (cilindros e roscas) para recuperação.

 

Equipe vencedora em Piracicaba, na Escola SENAI Mário Dedini.

Equipe vencedora em Piracicaba, na Escola SENAI Mário Dedini.


Equipe vencedora em Piracicaba, na Escola SENAI Mário Henrique Simonsen.

Equipe vencedora em Piracicaba, na Escola SENAI Mário Henrique Simonsen.

 

Em Birigui, o Desafio de Ideias foi realizado juntamente com a Semana da Indústria 2021, promovida pelo SINBI (Sindicato das Indústrias do Calçados e Vestuário de Birigui e Região), e teve a participação de nove equipes formadas por 45 alunos do SENAI de Birigui e de Araçatuba.

As empresas parceiras foram: PLUGT, KLIN e PAMPILI. As soluções desenvolvidas pelas equipes estavam relacionadas a logística reversa e redução de resíduos; sistema de travamento para a montagem de calçados; e sistema de rastreabilidade de produtos.

Os alunos campeões foram Gabriel Cagliari, Leonardo Santos Liranço, Daniel Moura Siqueira, Gleison Pinheiro, Edson Nicolas Souza, Isabelly Souza, Nathan da Silva, Gabrielly Celestino, Lucas Arruda da Silva, Keven Modesto, Luana Barrios, Tifani Martins, Gabriel Assis, Breno Cruz e Tábita Quirino.

 

Realização do Desafio de Ideias em Birigui.

Realização do Desafio de Ideias em Birigui.


Equipe vencedores do Desafio de Ideias em Birigui.

Equipe vencedores do Desafio de Ideias em Birigui.