• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

SENAI-SP leva prêmios nos quatro desafios do Grand Prix de Inovação 2021

A A A

Corrida de Inovação aberta teve desafios propostos por Google, Autodesk, PLMX/Siemens e CISCO

25/11/2021

Estudantes do SENAI-SP marcaram presença nos pódios do Grand Prix SENAI de Inovação de 2021. Realizado desde 2013 para incentivar a criatividade, o empreendedorismo e o raciocínio lógico dos alunos, a competição acontece no formato corrida de inovação aberta. A edição nacional 2021 do Grand Prix contou com a participação de 269 mentores e 1898 alunos, divididos em 455 equipes. Os times competiram com 291 soluções relacionadas à área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Empresas parceiras e o SENAI desafiaram as equipes, que tinham 72 horas para criar a solução e prototipar a ideia em 4 temáticas: educação, tecnologia, automatização e indústria 4.0. A disputa foi 100% on-line, entre os dias 20 e 22 de outubro.

Divididos em três categorias: Júnior, para alunos do ensino médio; Avançado, para cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento; e Sênior, para graduação tecnológica, bacharelado e graduandos em geral, as equipes se inscreveram para um dos quatro desafios propostos por Google, Autodesk, PLMX/Siemens e CISCO. O SENAI-SP levou prêmios nos quatros desafios, sendo quatro em primeiro lugar, três em segundo lugar e um terceiro lugar. Confira:

Empresa

Categoria

Colocação

Equipes (SP)

Ideias (SP)

Google

Avançado

SmarTec (Escola SENAI Antonio Souza Noschese – Santos)

Discodu

Sênior

StudyBlock (Escola SENAI Prof. João Baptista Salles da Silva – Americana)

StudyBlock

Autodesk

Avançado

Anonymous (Escola SENAI Roberto Mange – Campinas)

Autodesk Cloud

Avançado

Olimpo (Escola SENAI Ivan Fábio Zurita – Araras)

Auto X

PLMX/ Siemens

Avançado

InfoLAB (Escola SENAI Prof. João Baptista Salles da Silva – Americana)

InfoLAB Soluções Empresariais

CISCO

Avançado

SENAI RIO PRETO (Escola SENAI Antonio Devisate – S.J. do Rio Preto)

DPSeg Arduino

Avançado

Super Tech (Escola SENAI Antonio Souza Noschese – Santos)

ViewSec

Sênior

Equipe Alfa (Escola SENAI Felix Guisard – Taubaté)

Smart Shower

 

Ideias vencedoras

No Desafio da Google “Como o ensino híbrido e a tecnologia podem expandir os horizontes da sala de aula?”, a proposta era amplificar o potencial do ensino híbrido, utilizando ferramentas do Google Cloud e Workspace, como colaboração remota, analytics, segurança e suporte ao professor.

A equipe StudyBlock - formada pelos alunos do curso Técnico de Eletromecânica Vinicius Mazzari Destro, Bruno Nascimento, Rafaela Karoline e Gustavo Fortunato da Escola SENAI Prof. João Baptista Salles da Silva, em Americana - elaborou uma plataforma na qual estariam disponíveis cursos em vídeo para anotações internas, com a possibilidade de destacar trechos, facilitar as revisões e otimizar o tempo de estudo.

 Alunos da equipe vencedora de Americana, StudyBlock.

Alunos da equipe vencedora de Americana, StudyBlock.
 

Já no desafio “Autodesk - Indústria 4.0: modelando o futuro da indústria”, o objetivo era desenvolver uma solução de produto ou serviço através dos conceitos e tecnologias da indústria 4.0, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas, computação em nuvem e big data.

Alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Escola SENAI Roberto Mange, em Campinas, formaram a equipe Anonymous e desenvolveram a Autodesk Cloud para conquistar o primeiro lugar. A equipe explorou tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, como Computação em Nuvem, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e Integração de Sistemas.

 Alunos da equipe vencedora de Campinas, Anonymous.

Alunos da equipe vencedora de Campinas, Anonymous.
 

A PLMX-Siemens trouxe o desafio: “Desenvolvendo uma arquitetura PLM para a indústria”. Participantes tiveram que criar uma arquitetura de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) para a indústria que garantisse a eficiência na comunicação entre áreas, reduzisse o tempo de tarefas e eliminasse erros de projeto e produção.

Também de Americana, os alunos do Curso de Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção, Higor Augusto Grava Menegão, Augusto Rodrigues Bomfim, Igor dos Santos Faria e Eduardo Cavalin, apresentaram projeto que, com a utilização da Realidade Virtual e QR Codes, aprimora experiências em montagens de máquinas e conjuntos mecânicos encurtando o tempo de resposta para reparos. E, assim, a equipe InfoLAB levou o primeiro lugar.

 Alunos da equipe vencedora de Americana, InfoLAB

Alunos da equipe vencedora de Americana, InfoLAB.
 

Já a CISCO trouxe o tema “Smart Home: Casa Inteligente e Segura”, com o objetivo de manter o domicílio protegido, desde a segurança física até protocolos de saúde. E os alunos da Antonio Devisate conseguiram o primeiro lugar, com o Dispositivo de Segurança com Arduino. Um equipamento com identificação dos usuários para rede wi-fi, que, ao detectar a entrada de um dispositivo com uma senha não combinante com a dos arduinos e do celular mestre, realiza o processo de intervenção e o roteador é desligado automaticamente como medida de segurança, registrando os aparelhos que tentaram acessá-la.

A equipe Equipe DPSeg Arduino foi formada pelos alunos Arthur Bernecoli Machado, Daniel Bianchi dos Santos, Liam Martingo Rodrigues e Matheus Henrique Pereira da Silva.

Equipe de alunos e profissionais em S. José do Rio Preto

Equipe de alunos e profissionais em S. José do Rio Preto.
 

Os integrantes das equipes que ficaram em 1º lugar levaram 25 mil SENAI Coins, que poderão ser utilizados em produtos ou cursos SENAI. O grupo recebe ainda R$ 5 mil em crédito em uma escola SENAI, para pré-aceleração da ideia. O valor corresponde a mentorias para a equipe, componentes e insumos para melhoria do protótipo.