• Cursos
  • Escolas
  • Site
  • Aprendizagem Industrial
  • Cursos Livres
  • Cursos Tecnicos
  • Faculdade
  • Pós-Graduação
  • Capital
  • Grande São Paulo
  • Interior

INOVA Senai - São Paulo divulga vencedores da 12ª edição

A A A

Potencial de inovação e empreendedorismo são destaques nos projetos ganhadores

03/12/2021

INOVA Senai - São Paulo, ação nacional voltada à captação e premiação de projetos de inovação de alunos, técnicos e docentes das escolas do SENAI, divulgou os vencedores da sua 12ª edição.

Neste ano, todo o processo do INOVA Senai ocorreu virtualmente. Entre maio e novembro, os participantes utilizaram ferramentas de negócios como o Business Model Canvas e Pitch, além de metodologias utilizadas pelo ecossistema de startups, como Design Thinking Agile.

Como novidade desta edição, os alunos das equipes vencedoras terão a possibilidade de participar do Programa UpLab de Aceleração de Startups 2022 do SENAI-SP, que envolve a incubação do projeto para finalização do desenvolvimento técnico e modelagem de negócios. Já os orientadores dos projetos vencedores foram convidados para um Workshop sobre Gestão da Inovação para aprimoramento de futuros projetos.

Participaram do programa 154 propostas de 49 unidades do SENAI-SP. Quinze projetos foram selecionados como finalistas e fizeram parte de mentorias coletivas e individuais. Uma banca de avaliação elegeu os três vencedores considerando o potencial de inovação, o empreendedorismo e a adequação às demandas da sociedade e da indústria. 

Conheça os projetos e as equipes vencedoras:

1º Lugar

SOFI
Escola SENAI Conde Alexandre Siciliano – Jundiaí
Equipe: Lívia Alves Fernandes e Lívia Maria Negrini Franzon 
Orientadores: Rafael Scandizzo Caldana e Allan Patrick Alves Mendes

SOFI um sistema inteligente de segurança industrial, que utiliza o reconhecimento facial dos funcionários e um checklist voltado à segurança, para prevenir acidentes de trabalho causados pela ausência de EPIs. Além disso, ajuda a manter a vida útil dos maquinários, por meio de manutenções periódicas.

Sofi

2º Lugar

>MÁSCARA RESPIRATÓRIA SUSTENTÁVEL E DESCARTÁVEL DE FIBRA DE COCO

Escola SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini – Campinas
Equipe: Marcela Rodrigues Machado, Maria Eduarda de Jesus Andrade Souza, Mariana Yasmin Paschinelli e Nathalie Cristine Lacerda Soares 
Orientadoras: Ana Cláudia Varanda Moreira e Michele Scarton 

A Máscara Respiratória Descartável e Sustentável de Fibra de Coco respondeu à demanda de se confeccionar, por meio de matérias-primas biodegradáveis, um produto sustentável, seguro e embalado de forma correta e segura. O produto possui três camadas sendo uma delas confeccionada com biotecido para que a máscara seja 100% sustentável. 

 Mascara de fibra

3º Lugar

VASO NUTRITIVO BIODEGRADÁVEL

Escola SENAI Mario Amato – São Bernardo do Campo
Equipe: Bianca Bonifacio Novelini, João Victor Vieira Franco, Nicole Santos Ribeiro e Rodrigo do Vale Sampaio
Orientadoras: Ingrid Marin Boscolo e Marcio Claudino Gomes

Trata-se de um vaso para plantio que distribui controladamente nutrientes, de acordo com a necessidade do meio, sem causar danos ao solo ou ambiente por conta da super nutrição.

Vaso nutritivo