SENAI Ipiranga - Refrigeração

Escola SENAI "Oscar Rodrigues Alves"

Histórico da Unidade - SENAI Ipiranga - Refrigeração

O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. A rede SENAI-SP engloba 92 unidades fixas, incluindo a Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, localizada na cidade de São Paulo.

Esta unidade iniciou suas atividades em 15 de abril de 1948, em prédio próprio, com o nome de Escola SENAI do Ipiranga, sendo inaugurada oficialmente, em 25 de maio de 1949, data do 1º aniversário da morte do saudoso Dr. Roberto Simonsen, o idealizador do SENAI.  Em 26 de setembro de 1952 recebeu como patrono da escola o Dr. Oscar Rodrigues Alves denominação que passou a ser dada a esta unidade como justa homenagem ao eminente brasileiro e expoente da indústria e aquele que foi de 1942 a 1947, o primeiro e ilustre Presidente do Conselho Regional do SENAI em São Paulo.

Nascido no município de Guaratinguetá, a 16 de novembro de 1884, Dr. Oscar Rodrigues Alves foi descendente de uma das hierarquias mais nobres do Império, cujo tronco era a família Oliveira Borges e seu titular o Visconde de Guaratinguetá. Destacou-se no desenvolvimento da medicina e na política paulista.

Dentre seus trabalhos, merece destaque a memória sobre o tratamento da Diabetes, apresentada à Academia Nacional de Medicina, da qual foi membro titular. Industrial e fazendeiro dos mais adiantados, Dr. Oscar Rodrigues Alves foi proprietário de fazendas nos municípios de São Manuel e Guaratinguetá, sendo ainda diretor da Fábrica de Fiação e Tecelagem Pirassununga, um padrão de indústria paulista.

Ao longo do tempo, a escola trabalhou com ocupações de áreas diversificadas, oferecendo cursos de tecelão de algodão, tecelão de lã, tecelão de seda, fiandeiro de algodão, mecânico de automóveis, torneiro mecânico, ajustador mecânico, fundidor moldador, reparador de aparelhos eletrodomésticos, soldador eclético, serralheiro e modelador de fundição.

Fachada da Escola em 1948

Em 22 de julho de 1957, começou a funcionar na escola a oficina de fundição com 2 seções: a de moldação e a de modelação. Durante a existência do curso de fundidor moldador, até 1972, funcionou como fornecedora de peças fundidas para toda a rede SENAI – SP.  Além disso, produzia todas as peças fundidas específicas da Série Metódica de Mecânica Geral, que ficavam à disposição da rede, no Almoxarifado Central.

Em 1969, um acordo, do SENAI com o Departamento Nacional de Mão-de-Obra (DNMO), transformou o setor de solda da escola em centro para formação intensiva de mão-de-obra para adultos desempregados. Só em 1975, voltou às atividades escolares típicas de rede.
No início da década de 70, a escola já oferecia treinamentos de refrigeração residencial.

Desde o início dos anos de 1990 a escola passou a especializar-se na área de Refrigeração e Ar Condicionado. Para tanto, a escola buscou a parceria com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o Sindratar (Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo), o IBF (Instituto Brasileiro do Frio) e a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). Pretendia-se formar um profissional que dominasse as técnicas que envolviam o projeto, a construção e a manutenção de máquinas e equipamentos industriais de refrigeração e também capaz de prestar assessoria e consultoria às empresas que carecessem deste tipo de mão-de-obra.

Em 1991 pelo Parecer CEE nº. 1.954/91 foi aprovado o Plano de Curso e autorizado o funcionamento do Curso de Qualificação Profissional IV, habilitação profissional plena de Refrigeração e Ar Condicionado.

Em 1993, pelo Parecer CEE nº. 552/93 foram aprovados os Planos de Curso e autorizados a funcionar os Cursos de Qualificação Profissional III, também na área de Refrigeração e Ar Condicionado.

Em 1995 foi implantado o curso para Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado – Refrigeração Doméstica na modalidade de educação a distância. Dois anos depois, seria lançado o novo módulo pelo sistema de Auto Instrução com Monitoria (AIM).

A partir de 1999 de acordo com as novas diretrizes, o curso passou a ser oferecido em quatro semestres letivos, com carga horária total de 1.800 horas-aula, sendo 1.200 horas-aula de fase escolar e 600 horas de estágio supervisionado, suprimindo-se a oferta das qualificações profissionais.

Em 2008, alinhada as orientações do Departamento Regional, a Escola desenvolveu a articulação com o SESI, ofertando curso técnico aos alunos matriculados no ensino médio do SESI.

Atenta às inovações tecnológicas e transformações na organização da produção, que contribuíram na evolução das competências requeridas pelo mercado de trabalho, a Escola, juntamente com seus parceiros da área (Associação, Sindicato, Empresas e Comunidade), tem refletido seu modelo de Formação Profissional, a fim de manter-se continuamente como centro de referência em Formação Profissional em Refrigeração e Climatização. Daí se percebeu a necessidade da criação de um curso, destinado a iniciação profissional do menor aprendiz ao mercado de trabalho, implantando o Curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Refrigeração e Climatização, com o início das atividades em Janeiro de 2009. O curso tem 800 horas de duração, desenvolvido em 1 ano, no período da tarde das 13h às 17h.

Em 2010 a demanda não parou de crescer sendo motivada, principalmente, pela necessidade de geração e melhoria da infraestrutura industrial, de logística de armazenagem e transporte, de construção civil e produção de energia, dentre outros fatores.

No ano de 2012 foram realizadas obras de acessibilidade na escola para atender a legislação pertinente a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. 

Ainda neste ano, seguindo as diretrizes do Departamento Regional do SENAI-SP, a Escola optou por aderir ao programa do Governo Federal denominado “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego” – Pronatec, que foi criado com o objetivo de fazer com que jovens de famílias de baixa renda tenham acesso ao ensino técnico e profissionalizante, para facilitar a busca pelo primeiro emprego. Nesse sentido, o CFP 108 atuou com o curso técnico e com diversos cursos de formação inicial e continuada, atendendo essa demanda.

Em 2014 foi implantado o Curso Técnico com carga horária de 1500 horas baseado na metodologia por Competência e a ampliação do Curso de Aprendizagem de Mecânico em Refrigeração e Climatização de uma para duas turmas em decorrência do aumento da demanda das empresas para a contratação dos alunos aprendizes. A Escola atendeu uma turma do Curso de Aprendizagem Industrial de Auxiliar Administrativo no Sistema Dual para os Correios, conforme articulação com a Administração Central.

No ano de 2015, a Escola, como outras diversas do Estado, atendeu demandas diversas de Empresas (como por exemplo: General Motors, Mercedes Benz e Volkswagen do Brasil), quanto ao desenvolvimento de treinamento a funcionários, objetivando atender projetos de layoff previstos pelas indústrias que iniciam a redução do quadro de pessoal.

O cenário observado em 2016 foi de grande expectativa, por um lado observando-se a instabilidade política e econômica e o alto desemprego, por outro, grandes perspectivas, proporcionadas pelo desenvolvimento de treinamentos a refrigeristas, baseado no Programa Brasileiro de Eliminação de HCFC, conforme contrato firmado entre a Escola e entidade alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). 

Ainda no ano de 2016 oferecemos o curso de Educação Profissional de Nível Tecnológico de Pós Graduação “Lato Sensu” Gestão de Energia e Eficiência Energética em Sistemas de Climatização com carga horária de 360 horas, atendendo o público diplomado em cursos de graduação em tecnologia, bacharel e engenharia, nas áreas de climatização, refrigeração, automação, elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica e áreas afins oriundos das empresas, principalmente da prestação de serviços de engenharia, instalação e manutenção de sistemas de climatização. O programa faz parte das atividades acadêmicas da Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Simonsen”.

No ano de 2017, a escola iniciou as atividades de pós graduação do curso de Eficiência Energética na Indústria, Eficiência Energética em Edificações, fazendo parte das atividades acadêmicas das Faculdades de Tecnologia SENAI “Mariano Ferraz” – Vila Leopoldina e de Tecnologia Mecatrônica SENAI “Armando de Arruda Pereira” – São Caetano do Sul. O curso possui dois itinerários: um em “Eficiência Energética na Indústria” e outro, em “Eficiência Energética em Edificações”. Cada itinerário compreende 18 meses (360 horas) no Brasil e 15 dias (80 horas) opcionais, de Vivência Profissional Internacional, na Alemanha. Esses cursos são desenvolvidos em parceria com as escolas: 

  • Faculdade de Tecnologia SENAI “Mariano Ferraz” – Vila Leopoldina;
  • Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves” – Ipiranga;
  • Faculdade de Tecnologia SENAI “Anchieta” – Vila Mariana;
  • Escola SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo” – Tatuapé;
  • Faculdade SENAI de “Tecnologia Ambiental” – São Bernardo do Campo;
  • Faculdade SENAI de “Tecnologia Mecatrônica” – São Caetano do Sul – Escola SENAI “Jorge Mahfuz” – Pirituba.

Apresentamos a seguir, os principais projetos desenvolvidos no ano de 2018, que se destacaram da rotina da Escola:

  • O desenvolvimento de curso técnico de refrigeração e climatização no idioma inglês, para alunos oriundos do Free State, África, uma turma de sete alunos;
  • Participação do Programa Supermei, parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), oferecendo cursos, visando estimular os profissionais da área de refrigeração e climatização, para formalizar o seu próprio negócio. 
  • O desenvolvimento de treinamentos a Refrigeristas, baseados no Programa Brasileiro de Eliminação de HCFC, conforme contrato firmado com a entidade alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Nesse ano, a partir do segundo semestre de 2018, o curso técnico em Refrigeração e Climatização, passou a ser desenvolvido com a carga horária de 1200 horas, conforme orientação da Administração Central do SENAI SP.

Fachada da Escola em 2018

Considerando as novas tecnologias educacionais, em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho, em 2019 foi implantado a oferta de curso técnico em Refrigeração e Climatização com três unidades curriculares na Metodologia de ensino à distância, o que possibilita maior abrangência para atender a demanda em horários alternativos, sendo também ofertada a primeira turma de pós-graduação em Projetos de Sistemas de Climatização, que faz parte das atividades acadêmicas da Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Simonsen”.

O ano de 2019 foi marcado pelo alagamento ocorrido em 11 de março, decorrente de forte chuva em São Paulo. O alagamento comprometeu todo pavimento térreo, danificando, máquinas, equipamentos, instrumentos, mobiliários e ferramentas. A Escola recuperou todos os ambientes em 20 meses, contando com o apoio de diversas empresas, do sindicato (SINDRATAR-SP) e da associação da área (ABRAVA).

Em maio, a Escola organizou o evento, promovido pelo SINDRATAR-SP, em comemoração aos 70 anos que contou com a realização de Hackathon Maker, exposição de fotos e um jantar, na FIESP, para os empresários.

O ano de 2020 foi considerado um ano atípico em razão do cenário pandêmico global. Em março o Governo do Estado de São Paulo decretou situação de quarentena, no contexto da pandemia do COVID-19 (novo coronavírus). Esta Escola SENAI, especializada em refrigeração e climatização, publicou em 30/03/2020, um estudo pioneiro sobre o Impacto da COVID-19 na qualidade do ar interior e recomendações para utilização de sistemas de AVAC-R.

Em maio o SENAI-SP implantou o Procedimento para o Retorno ao Trabalho e às Aulas após a Quarentena (RH-58) que normatizou toda a operação nas unidades escolares e administração central envolvendo alunos, funcionários e terceiros, no âmbito da pandemia. Entrou em vigor o Decreto nº 64.994, de 28 de maio de 2020 que instituiu o Plano São Paulo. Esse plano atribui fases de restrição às atividades no Estado, conforme os critérios e indicadores que monitoram a situação da pandemia.

Toda essa legislação, proporcionou que esta escola adotasse os protocolos de distanciamento social e sanitários, a implantação do teletrabalho para os funcionários (home office), horários de funcionamento diferenciados e, principalmente, as aulas realizadas de forma remota.

O ano de 2021 foi marcado pelo retorno gradativo das aulas e atividades presenciais na Escola, em atendimento ao Plano São Paulo – COVID-19 e Diretrizes do SENAI-SP.

Destacam-se também novas ofertas implantadas, como segue:

  • Maio/2021 – Curso de Aprendizagem Industrial de Mecânico de Refrigeração e Climatização;
  • Julho/2021 – Curso Técnico de Refrigeração e Climatização – Semipresencial.
Fachada da Escola em 2021

Oferecemos cursos para as qualificações em um ambiente de ensino projetado para oferecer capacitação profissional e especialização técnica. 

Veja quais cursos podem ser realizados em nossa unidade: