Perguntas e Respostas | Redes Sociais Unidades
No SENAI-SP, é a Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento, junto à Gerência de Comunicação e Marketing Institucional SESI-SP/SENAI-SP, que produz, revisa e valida os conteúdos que chegam até as unidades, via interlocutores.
As redes institucionais do SENAI-SP são:
Facebook: www.facebook.com/senaisaopaulo
Instagram: www.instagram.com/senai.sp
LinkedIn: www.linkedin.com/school/senaisp
YouTube: www.youtube.com/@SenaiSaoPauloSP
Twitter: www.twitter.com/SenaiSaoPaulo
Ao postar conteúdos nos canais, estamos falando pela entidade e devemos zelar pelo padrão de qualidade na comunicação: somos uma única entidade, com uma única mensagem, que se ramifica pelas mais de 90 unidades no estado de São Paulo, Institutos e demais núcleos.
O interlocutor é a pessoa indicada pelo diretor da escola para ser responsável por centralizar as demandas de divulgação da unidade e deve estar sempre em contato com a Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento, equipe que produz, revisa e valida os conteúdos a serem divulgados. Deve haver sempre uma pessoa focal indicada por unidade para ser o interlocutor oficial. Só terá interlocutor suplente quando o interlocutor oficial estiver ausente de suas atividades (férias, afastamentos etc.) e, nesse caso, a solicitação de acesso precisa ser formalizada.
O acesso ao Facebook da unidade se dá por meio de um perfil pessoal vinculado à página. Todo e qualquer acesso administrativo deve ser solicitado, pelo diretor da unidade, à Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento, através do e-mail produtosdigitais@sp.senai.br.
Você pode publicar materiais produzidos pela Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento nas redes sociais da unidade, como peças de Processos Seletivos, editáveis sobre cursos livres, matérias e outras novidades do dia a dia que são compartilhadas com o interlocutor da unidade, além de interagir com os usuários, acompanhando reações, comentários e mensagens para se aproximar do público. Tudo o que não for localizado na pasta de OneDrive e for uma necessidade da unidade, deve ser solicitado pontualmente através do e-mail produtosdigitais@sp.senai.br.
Você não pode criar artes ou vídeos para a unidade e nem realizar postagens que não sejam autorizadas pela Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento.
Todos os enxovais de Processos Seletivos são enviados pela Supervisão até o dia de abertura. Não há nunca a necessidade de criação de peças pela própria unidade. Caso tenha alguma necessidade específica, solicitar a demanda através do e-mail produtosdigitais@sp.senai.br.
Para as publicações nas redes sociais, o ideal é utilizar textos curtos, simples e diretos. Para evitar erros ortográficos ou de digitação, uma dica é mais de uma pessoa revisar o texto final. Quando for utilizar links, certifique-se de que eles estejam funcionando e não sejam tão extensos, utilizando a ferramenta de customização do bit.ly quando necessário.
Fortaleça os diálogos nas redes sociais. É importante saber mais sobre as necessidades e expectativas das pessoas. Para isso, é necessário criar e manter canais de interação, como os comentários, mensagens privadas e e-mails. É importante não só solucionar dúvidas, mas acompanhar a resolução destas e manter o contato com o público - com mensagens frequentes, perguntas e pesquisas de satisfação. Tenha paciência e tenha uma linguagem simples, neutra e direta.
Sim, você pode publicar fotos de eventos, formaturas, palestras, visitas ou reuniões da unidade nas redes sociais, caso tenham relevância para o público externo ou alunos da unidade.
Para essas fotos, os espaços devem estar limpos e organizados e os alunos e professores devem estar, quando necessário, equipados de acordo com a atividade exercida (por exemplo com EPIs). As fotos não podem ter edições, textos ou logos.
Vale lembrar que todos os envolvidos na foto devem dar o consentimento para ter sua imagem veiculada nas redes sociais.
Você pode fazer stories no Facebook ou Instagram da unidade, contanto que respeitem as diretrizes da instituição. Preste atenção para que sejam vídeos curtos, com um fundo limpo e, no caso da inclusão de textos, sem erros de português. A unidade também não deve utilizar figurinhas e outras artes gráficas que fujam da comunicação do SENAI-SP.
Você pode apenas compartilhar as postagens das páginas oficiais do SENAI São Paulo em suas redes sociais, mas não publicar diretamente a imagem ou o vídeo com aplicação do logo do SENAI em seus perfis pessoais.
As escolas do SENAI-SP podem ter uma página de Facebook e Instagram. Os Institutos podem ter somente LinkedIn.
Não. Apenas o SENAI-SP, de forma institucional, pode ter páginas em outras redes sociais que não sejam Facebook e Instagram (e LinkedIn, no caso dos Institutos).
O disparo de campanhas de WhatsApp é efetuado exclusivamente pela FIESP. O WhatsApp pode ser utilizado pelas unidades de forma reativa, apenas para responder dúvidas do público, sem troca de arquivos ou criação de grupos.
O disparo de campanhas de WhatsApp é efetuado exclusivamente pela FIESP. As unidades podem ter uma conta do WhatsApp Business, desde que utilizem o número corporativo. O aplicativo deve ser utilizado para tratar dúvidas e solicitações feitas pelos usuários. Devido a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, não é permitido enviar documentos, solicitar dados sensíveis ou usá-lo como canal de divulgação, principalmente com listas de transmissão.
O OneDrive é o local de armazenamento de todas as peças - editáveis ou não - para os interlocutores acessarem. No dia a dia, a Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento também envia outros materiais de divulgação para o e-mail do interlocutor indicado pela unidade.
É importante sempre baixar o PPT antes de modificar o conteúdo, para não se alterar a imagem original. Além disso, podem ser editadas somente as partes dispostas para tal. Não exceder espaço de texto ou trocar tipografias.
A Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento, por meio do e-mail produtosdigitais@sp.senai.br, deverá ser consultada ou mesmo demandada quando houver a necessidade de uma peça que não responde à necessidade da escola para alguma divulgação, com prazo mínimo de sete dias úteis a partir do alinhamento do conteúdo.
Escreva a sua solicitação para o e-mail produtosdigitais@sp.senai.br informando sempre o conteúdo desejado e medida da peça, além da data que a unidade precisará utilizá-la.
Ao invés de publicar somente em seus canais, avise a Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento do SENAI-SP para que o assunto possa ser avaliado e expandido para toda a rede. Envie para produtosdigitais@sp.senai.br.
Imagem para feed: 1080x1350px
Imagem para stories: 1080x1920px
Imagem para o site: 1080x610p
O bloqueio ou a exclusão de uma página por parte do Facebook acontece por muitos motivos, como acessos administrativos fora da conta empresarial e atividades irregulares, o que, para os algoritmos, se assemelham a um comportamento de robôs (muitas mensagens privadas em sequência, postagens iguais em grupos e páginas, solicitações para usuários curtirem a página, etc.). Para reativá-la, precisamos abrir um chamado ao suporte do Facebook. A Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento tem o papel de auxiliá-los nesse procedimento, o que só é possível se formos administradores do Gerenciador de Negócios e da página em questão.
As hashtags ajudam a localizar conteúdos para pessoas que não seguem a página. Faça uso delas com moderação (em média quatro hashtags por publicação).
O Linktr.ee é uma ferramenta indispensável a ser adicionada na bio do Instagram. A ferramenta funciona como um link único que reúne outros links essenciais para o público. Priorize utilizar links como site, Facebook e WhatsApp da unidade e links temporários que tenham sido publicados em posts.
O bit.ly é uma ferramenta para encurtar links de divulgação nas redes sociais. Os posts desenvolvidos pela Supervisão de Produtos Digitais e Relacionamento já contam com o link que será usado na publicação. Para as demais postagens, a unidade pode utilizar a ferramenta e customizar o link encurtado, deixando claro para o usuário sobre o que se trata o link.
Sim, o interlocutor indicado pelo diretor recebe o documento contendo orientações da nossa supervisão sobre boas práticas.
Caso precise acessar o manual, clique aqui!