Empreendedorismo Industrial

Conheça as habilidades intraempreendedoras desenvolvidas pelo SENAI-SP nas indústrias e os programas que realizamos com startups.

Programa de aceleração de startups | UpLab

Alinhado às demandas estratégicas da indústria brasileira, o UpLab, programa de aceleração de startups do SENAI-SP, oferece um conjunto de soluções que transformam ideias iniciais em projetos inovadores.

A ação tem o objetivo de acelerar o crescimento e o desenvolvimento de startups através de atendimento consultivo, disponibilização de infraestrutura, acompanhamento e aconselhamento nos aspectos técnicos e mercadológicos, além de promover a aproximação dos empreendedores e empresas nascentes a potenciais clientes e investidores.

Os programas de aceleração de startups podem ocorrer em três estágios:

  • Early Stage: projetos em pré-validação de tecnologia e negócios, vindos de alunos das escolas SENAI-SP ou de chamadas específicas no ecossistema. Neste estágio, as empresas ainda não buscam investimento externo.
  • Aceleração: startups com alguma indicação de validação de produto, MVP funcional e com poucos clientes, vindos de chamadas específicas no ecossistema ou do estágio early stage. As empresas buscam suas primeiras rodadas de investimento.
  • Decolagem: startups com produto e mercado estabelecidos e comprovados no mercado nacional e em busca de expansão, vindos de chamadas específicas no ecossistema ou do estágio de aceleração, seja na linha de atuação ou internacionalização. As empresas buscam rodadas maiores de investimento.

Intraempreendedorismo e cultura inovadora

O programa trabalha a capacidade de inovar dos colaboradores das empresas, fortalecendo a cultura empreendedora, dando maior liberdade, promovendo o protagonismo dos colaboradores envolvidos, potencializando a identificação de oportunidades e necessidades de melhorias. A ideia é que eles vivenciem e sejam capazes de replicar no seu dia a dia o comportamento de um empreendedor corporativo.

Inovação aberta

O programa visa identificar desafios da indústria e buscar soluções disponíveis no mercado através das startups. Baseado em um ciclo de aceleração tecnológica de startups capazes de atender os temas definidos e desenvolver inovação de impacto real, o programa proporciona uma grande troca entre executivos e empreendedores, gerando oportunidades de desenvolvimento profissional, inovação e de corporate venturing.