A importância de ouvir a indústria

21/11/2022 - atualizado às 13:06 em 21/11/2022

Porque a Faculdade SENAI-SP é a Faculdade da Indústria

Quem busca uma formação superior está buscando mais do que adquirir conhecimento ou “saber mais” sobre algum assunto. Está em busca de consolidação no mercado de trabalho, de atingir um patamar profissional que não alcançaria sem um curso superior.

 Assim, as faculdades têm o foco não somente no desenvolvimento de competências técnicas - e as tais características socioemocionais necessárias para o mundo profissional - mas também de pensar: como vamos garantir que os nossos alunos estejam no mercado?

A Faculdade SENAI-SP tem o compromisso de desenvolver cursos diretamente alinhados com as demandas do mercado de trabalho, chamando representantes da indústria para integrar um comitê setorial, que, junto ao pedagógico, pensa nos títulos da organização curricular, competências, conteúdos das disciplinas, laboratórios, oficinas, tudo que envolve a experiência de estudar no SENAI-SP. As atividades práticas acontecem em laboratórios de alta tecnologia, que reproduzem ambientes industriais com o que há de mais avançado no mundo. E, a teoria, apresentada pelos profissionais mais bem qualificados do mercado e da academia, respalda o dia a dia de ensino nesses ambientes.

Marcelo Olivio Longhini, formado Tecnólogo em Mecatrônica Industrial e hoje supervisor na empresa Grob, ressalta a boa estrutura do curso. “A unidade de São Caetano do Sul tem a estrutura de uma escola alemã, de empresas europeias”, diz ele. “Assim como eu, outras pessoas estrangeiras que trabalham comigo, atestam isso”.

Segundo o também Tecnólogo em Mecatrônica Industrial, Denis Castadelli, além da estrutura, como a maioria dos professores atuam ou atuaram por anos na indústria, passam conhecimentos que provavelmente outras faculdades não conseguem. “Com certeza você sai pronto para exercer ótimos trabalhos em qualquer empresa”, afirma.

Ouvindo frequentemente a indústria, alunos e ex-alunos, a matriz curricular está em constante movimento e sempre seguindo as tendências do mercado. Segundo o diretor acadêmico da Faculdade SENAI-SP, Claudio Fernandes, a pesquisa de egressos é uma das ferramentas-chave para esse acompanhamento.

O curso de Mecatrônica, por exemplo, tem duas diferentes turmas em andamento, houve uma adequação de perfil, de acordo com nova demanda do mercado. Outro exemplo desse acompanhamento super atualizado é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Ele é o único no Brasil que une Tecnologia da Informação e Tecnologia da Automação, na mesma formação – uma vertente em alta na área.

“Ouvimos os alunos que saíram e as empresas contratantes. Não é sob somente o olhar do docente, a definição do perfil dos cursos acontece através do retorno da indústria. É um perfil de profissional definido pela e para a indústria, que garante espaço no mercado de trabalho”, explica Claudio.

De acordo com o último relatório sobre a pesquisa de egressos - SAPES, divulgado pelo Departamento Nacional do SENAI em 2022, os ex-alunos da graduação obtiveram uma taxa de ocupação de 92,5%, quando perguntados entre seis meses e um ano após término do curso. Ou seja, 9 a cada 10 estudantes formados pela graduação do SENAI-SP estão no mercado de trabalho.

 Infográfico 92,5% de ex-alunos estão empregados

 

Samuel Martins vê em sua vida os resultados do binômio “estudar no SENAI e aderência ao mercado”.  Passou pelo curso técnico em Mecatrônica, depois se formou Tecnólogo e agora está fazendo o bacharelado em Engenharia de Controle e Automação. Sempre ocupou uma vaga na indústria em sintonia com sua formação no SENAI-SP. “O que mais chama a minha atenção é o alinhamento das tecnologias aplicadas nas empresas. Tudo o que aprendi no curso, eu aplico na prática”, ressalta. Atualmente, ele trabalha na Scania, onde já tocou diversos projetos na Alemanha, Suécia e Brasil.

Outro ponto de destaque para Samuel foram os professores que, repassando experiências vividas dentro das empresas, preparam os alunos não só tecnicamente, mas também emocionalmente, “para o ambiente industrial, que é muito diferente do que o meio acadêmico”, completa. 

Toda vez que alguma grade curricular é atualizada - o que acontece sempre que há o apontamento de alguma empresa integrante do comitê ou pela pesquisa de egressos - os docentes também são novamente capacitados. Além da atualização técnica com as empresas parceiras - como Cisco, WEG, Siemens, os docentes também são constantemente qualificados pela própria gerência de Educação do SENAI-SP, que acompanha os últimos temas da educação profissional no mundo.  

As inscrições para o Vestibular 2023 estão abertas até o dia 1º de dezembro. Você pode saber mais sobre os títulos, grades curriculares e mercado e trabalho de cada um dos cursos no site: faculdades.sp.senai.br.