Aberto nesta quinta-feira (16/02) treinamento dos profissionais do Senai-SP para expansão da TV Digital
16/02/2017 - atualizado às 16:25 em 06/04/2022
Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp
Hora de digitalizar o sistema. Teve início, na manhã desta quinta-feira (16/02), na Escola Senai “Anchieta”, na Vila Mariana, na capital, o treinamento dos profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) para o projeto Patrulha Digital. Trata-se de uma parceria entre a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a empresa a Seja Digital, responsável pela migração do sinal analógico para o digital em todo o Brasil. O objetivo é preparar 75 mil alunos do Senai-SP para serem voluntários e orientar a população sobre o uso do sinal mais atualizado nos televisores.
A iniciativa envolve estudantes dos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica, Refrigeração, Telecomunicações, Informática e Edificações.
Assim, foram apresentados conteúdos como o aumento de cobertura proporcionado pelo formato digital, com mais torres de transmissão, e a importância de apontar as antenas corretamente para essas estruturas, a fim de captar melhor o sinal. “É muito bom trabalhar com os profissionais do Senai-SP, que têm tanto conteúdo”, disse o engenheiro de Projetos de Telecomunicações da Rede Globo de TV, Uirá Moreno, responsável pelo treinamento. “Acima de tudo, queremos conscientizar as pessoas sobre os benefícios do uso da TV digital”.
| Foto: Everton Amaro/Fiesp |
| O treinamento para a formação de multiplicadores para o projeto Patrulha Digital na Escola Senai Anchieta, em São Paulo |
Os participantes do curso nesta quinta-feira (16/02) eram professores do Senai-SP que depois se encarregarão de passar as informações para os estudantes, que vão a campo divulgar a tecnologia nos bairros.
Entre eles, estava o coordenador técnico da escola da instituição em Mauá, Ricardo Pareschi. “É uma oportunidade de levar mais conhecimento para os nossos alunos”, disse.
Para o orientador de prática profissional na Escola Senai “Celso Charuri”, em Garulhos, José Carlos Valbão, foi ótimo ter “tirado dúvidas e aberto a visão sobre o que é TV digital”.
Na mesma linha, o também orientador de prática profissional da escola do Senai-SP em Suzano, Valdir Dantas, os alunos “estão muito interessados no tema”. “Vale a pena”, disse.
De acordo com a Seja Digital, serão distribuídos 1,8 milhão de kits com conversores, cabos e antena no projeto Patrulha Digital. O prazo para que o sinal analógico de televisão seja desligado na capital e seu entorno é o dia 29 de março.