Alunos do SESI-SP e SENAI-SP conquistam prêmios em campeonato internacional de robótica

19/08/2022 - atualizado às 18:18 em 19/08/2022

competição robotica sesi senai

1º Festival Internacional SESI de Robótica contou com competições de robôs feitos com blocos de montar e de porte industrial

Os conhecimentos de robótica educacional adquiridos nas escolas SESI-SP e SENAI-SP garantiram aos alunos das instituições prêmios – em conjunto – durante o festival internacional de robôs.

O 1º Festival Internacional SESI de Robótica contou com dois campeonatos: First Lego League e o First Robotics Competition, disputados por quase mil estudantes, de mais de 30 países, entre os dias 5 e 7 de agosto, no Pier Mauá, Rio de Janeiro (RJ). 

No campeonato First Robotics Competition, com robôs de porte industrial de até 55kg e 1,5 metro de altura, estudantes do SESI-SP e SENAI-SP trouxeram cinco títulos, entre eles, o reconhecimento em engenharia.

Confira a seguir todos os prêmios conquistados por alunos SESI-SP e SENAI-SP no 1º Festival Internacional SESI de Robótica:
 

Campeonato First Robotics Competition

  • Autonomous Award Sponsored By Ford – equipe SESI SENAI Octopus (Bauru)
  • First Dean's List Finalist Award – técnico Gustavo Mendonça de Toledo – equipe SESI SENAI Octopus (Bauru)
  • Desafio da Aliança - equipes SESI SENAI Octopus (Bauru), Robonáticos (Ipiranga/Brás) em parceria com o time Courtesy Team, do Pernambuco
  • Excellence In Engineering Award – equipe Robonáticos (Ipiranga/Brás)
  • Engineering Inspiration Award – equipe SESI SENAI MEGAZORD (Jundiaí)

 

SESI SENAI Octopus #7567

A equipe é formada por quatro mentores e 25 estudantes do ensino médio do SESI-SP e ensino técnico no SENAI-SP de Bauru. Eles receberam a premiação principal Winner, que é a vitória da competição na arena com os robôs. Outro prêmio foi o Autonomous Award sponsored by Ford, que celebra a equipe que demonstrou operação consistente, confiável e de alto desempenho do robô durante ações gerenciadas de forma autônoma.

A avaliação baseia-se na capacidade do robô de sentir seus arredores, posicionar a si mesmo ou mecanismos a bordo adequadamente e executar tarefas. Esse prêmio avalia justamente os 15 segundos iniciais das partidas, onde o robô opera de forma totalmente autônoma sem qualquer influência humana.

O terceiro prêmio foi o FIRST Dean’s List Award que seleciona alunos que atendem aos critérios e ainda se superam em:

  • Demonstrar lideranças e compromisso com os valores essenciais da FIRST.
  • Eficácia em aumentar a conscientização sobre a FIRST na escola e comunidade.
  • Interesse e paixão por um compromisso de longo prazo com a FIRST.
  • Contribuição individual geral para a sua equipe.
  • Conhecimento técnico e entusiasmo.
  • Empreendedorismo e criatividade.
  • Capacidade de motivar e liderar os membros da equipe.

 

SESI SENAI Megazord #7563

O time foi criado por alunos e professores de Jundiaí, em 2018, com a finalidade de disseminar ciência, tecnologia e educação. Conta com dez membros, que estudam no ensino articulado SESI e SENAI e quatro mentores.

A equipe compete desde 2019 na FIRST Robotics Competition. Durante o Festival Internacional SESI-SP, receberam o prêmio Engineering Inspiration Award, o qual celebra o sucesso de um time em promover o respeito e apreço pela ciência, tecnologia e engenharia dentro da escola e comunidade.

 

SESI SENAI Robonáticos #7565

A equipe de São Paulo (Ipiranga/Brás) está nas competições da FIRST Robotics Competition também desde 2019. Ao todo, conta com 15 alunos do SESI e SENAI e quatro mentores. Durante a competição, na capital fluminense, foram campeões do prêmio Excellence In Engineering Award pelo projeto e construção mais eficiente entre todos os robôs. Ainda subiram no primeiro lugar do pódio por conta do Desafio de Robô Winners, com a formação da melhor aliança do torneio junto com a equipe 7567 "Octopus" - Bauru/SP,  #9998 Equipe "Atomic" - Minas Gerais #9989 e equipe "Courtesy Team" - Pernambuco.

 

FIRST Robotic Competition

A FIRST Robotics Competition (FRC) é a mais complexa entre as competições de robótica da Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology"). Ao combinar esporte, ciência e tecnologia, desafia alunos de 14 a 18 anos, estudantes do ensino médio, a construir e programar robôs de grande porte, que chegam a 54 kg e 1,5 metro de altura, e realizam tarefas na arena. O 1º Festival Internacional SESI de Robótica trouxe a competição FRC para a disputa, mas não pontua para o torneio internacional.